Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA IGREJAS NEOPENTECOSTAIS.
A partir de1975, aqui no Brasil, surgem o Salão da Fé(1975), a Igreja Universal do Reino de Deus (1977), a Igreja Internacional da Graça(1980) e várias outras. Vem, cada uma delas, em meio à crise econômica internacional e em meio à tentativa de o país fugir da crise interna do regime militar. Seu discurso básico, presente em todo momento, é a cura divina; porém, com uma doutrina diferente dos pentecostais anteriores. Todas as aflições são resultantes da onipresença de demônios na vida.
A saída é:
-o exorcismo;
-a frequência constante aos cultos; e
-a aplicação de várias terapias.
O movimento, que foi chamado de "neopentecostal”, colocou em primeiro lugar:
-a saúde do corpo;
-a prosperidade; e
-a solução dos problemas psíquicos, colocando-as como resultado imediato da busca do sagrado.
Ficaram para traz as preocupações escatológicas e até mesmo glossolalia. Há há uma grande disparidade teológica entre as igrejas neopentecostais: algumas são predestinacionalistas, outros sabatistas, etc.; herança do pentecostalismo clássico e deutero.
HISTÓRICO DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS:
IGREJA DE NOVA VIDA:
Foi fundada em 1960, no bairro de Botafogo, pelo missionário canadense Walter Robert McAlister. A igreja surgiu como consequência de seu programa radiofônico A voz de Nova Vida. McAlister é oriundo de família pentecostal, e sempre se dedicou a atividade missionária, trabalhando como evangelista em vários países, onde nas Filipinas tem uma experiência profunda na libertação de demônios. Em 1960, McAlister se estabeleceu no Rio, passando a pregar, semanalmente, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa e anualmente no Maracanãzinho.
E deu-se início à Cruzada de Nova Vida. Ao contrário das demais igrejas neopentecostais formadas nos anos 50 e 60, a Nova Vida, desde o princípio, tinha como seu público-alvo a classe média e média baixa. Este fenômeno só vai ocorrer nas demais igrejas neopentecostais a partir dos anos 80.
A Igreja de Nova vida desempenhou papel destacado como formadora e provedora dos líderes das duas maiores igrejas neopentecostais do Brasil:
-A Igreja Universal do Reino de Deus: Edir Macedo.
-Internacional da Graça de Deus. R. R.
-Igreja Cristo Vive: Miguel Ângelo.
Nela, encontramos uma forma embrionária das principais características do neopentecostalismo, ou seja:
-Intenso combate ao Diabo;
-Valorização da prosperidade material mediante a contribuição financeira; e
-ausência do legalismo nos usos e costumes.
No ano de 1979. a Igreja de Nova Vida foi implantada no Estado de São Paulo pelo seu líder. Contudo não obteve o mesmo sucesso entre os paulistanos, possuindo atualmente apenas dois templos. Com a morte de McAlister, em 1993, nos EUA seu filho, McAlister Jr., assumiu o poder da igreja. Mas, não desempenhou uma liderança carismática como o pai. Por isso, em três anos já via sua liderança sucumbir. McAlister Jr. saiu e fundou a igreja Nova Aliança, conseguindo levar consigo um ínfimo contingente de pastores.
Com o cisma, sua mãe, Glória McAlister, se tornou a mais nova líder da igreja, mantendo quatro bispos à frente da Nova Vida, com Tito Oscar na presidência. Em seguida retornou aos EUA. Apesar do cisma, a igreja permaneceu firme, sendo que, em meados de 1997, um ano após o “racha”, possuía 60 templos, 45 só no Rio. Como o cargo de bispo aponta, o governo eclesiástico da Nova Vida é episcopal. Contudo, desde 1975, as congregações ganharam autonomia e independência administrativas, tornando-se congregacionais, mais democráticas e autônomas.
A Igreja de Nova Vida cresce pouco. Seu público-alvo é a classe média, que é pouco receptiva aos métodos pentecostais. Outro motivo é a forte concorrência das outras igrejas neopentecostais, além da diminuição dos fenômenos extáticos e carismáticos em seus cultos.
IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS:
Embora oriunda da Igreja de Nova Vida, a Igreja Universal é o seu oposto em matéria de expansão e frequência nas manifestações dos poderes divino e demoníaco na vida cotidiana dos crentes.
A Igreja Universal surgiu no cenário nacional em 1977, numa sala de uma funerária, no bairro da Abolição, subúrbio da zona norte do Rio. Fundada por Edir Bezerra Macedo, carioca, filho de migrantes nordestinos. Seu pai era comerciante, sua mãe dona de casa. Edir é o quarto de uma série de 33 filhos, dos quais 10 morreram e 16 foram abortados por terem nascido “fora de época”. Com 17 anos, em 1962, Edir Macedo começou a trabalhar como servente na Loterj. Em 1977, quando era agente administrativo, pediu licença do trabalho, vindo a se desligar totalmente da Loterj em 1981. No começo dos anos 70 frequentou a Universidade Federal Fluminense, cursando matemática e a Escola Nacional de Ciências e Estatística, onde cursou estatística. Acabou não concluindo nenhum dos dois cursos. Com 18 anos se converteu ao mundo pentecostal, na Igreja de Nova Vida, através de sua irmã, que fora curada de bronquite asmática nesta denominação.
Anteriormente frequentava a Igreja Católica e os centros de Umbanda!
Depois de 12 anos como membro da Nova Vida, farto do elitismo da igreja e sem apoio para suas atividades evangelísticas, consideradas agressivas, decidiu alçar vôos mais altos.
Em acordo com Romildo Ribeiro Soares, Roberto Augusto Lopes e dos irmãos Samuel e Fidélis Coutinho, fundou, em 1975, a Cruzada do Caminho Eterno.
Antes mesmo de abri-la, Edir Macedo e Romildo Soares, foram consagrados pastores na Casa da Benção pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes.
Com sua experiência com números e dinheiro, Edir Macedo se tornou tesoureiro da Cruzada. Dois anos depois, nova cisão!
Desentendendo-se com os irmãos Coutinho, Edir Macedo e os outros dois, além do bispo Carlos Rodrigues, fundaram a IURD. Entre uma cisão e outra, Macedo pregou de casa em casa, nas ruas, em praça pública e cinemas alugados.
No começo, o missionário R. R. Soares era o líder da Universal e seu principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Edir Macedo surgiu como o novo líder.
O estilo autoritário e centralizador de Macedo contribuíram e muito para a derrocada de Soares.
No final dos anos 70 os dois chegaram a um impasse!
Macedo propôs que a disputa fosse resolvida por meio de uma votação.
Por votação interna do presbitério, Edir Macedo venceu o pleito!
R.R. Soares desligou-se da IURD e foi recompensado financeiramente!
Em 1980, R. R. Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus, nos mesmos moldes da IURD.
E foi assim que Macedo se tornou o principal líder da IURD!
Em julho de 1980, a igreja adotou o sistema eclesiástico e episcopal, tal qual o da Nova Vida.
O bispo Macedo foi morar nos EUA em 1986 com o intuito de expandir a Universal pelo mundo. Pretendia criar um núcleo de evangelismo mundial, enviando os estrangeiros lá convertidos, como missionários, para seus países de origem.
Em 1990 optou em investir na clientela espanhola.
Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países! Os seus templos chegam a mais de três mil. A IURD possui mais de 2 milhões de membros só aqui no Brasil.
A IURD exige muito de seus pastores e obreiros, pois funciona como um verdadeiro “pronto-socorro espiritual”. Seu apelo às pessoas é: “pare de sofrer”. Assim os pastores e obreiros têm de estar sempre de plantão.
Sua membresia é formada por pessoas incultas, carentes, sofredoras e marginalizadas, atraídas intensamente pelas programações de rádio e TV.
Pesquisas realizadas apontam os dados da membresia da IURD:
-91% recebem menos de 2 salários mínimos;
-85% só fizeram o ensino fundamental;
-90% não têm o ensino médio completo; e
-70% são pardos ou negros.
A IURD prega o seguinte:
-Que há esperança para todos;
-Que Jesus deseja libertar as pessoas do mal;
-Que Jesus quer conceder às pessoas a “vida em abundância”;
-Que o Reino dos Céus é aqui na terra;
-A Teologia da Prosperidade;
-Não desenvolve atividades assistenciais para seus membros;
-A ação social da IURD se restringe aos de fora.
No Rio de Janeiro, mantém dois orfanatos, dois asilos, e oferece curso de alfabetização de adultos até a quarta série, que é reconhecido pelo MEC. Em São Paulo, assumiu a direção da Sociedade Pestalozzi, que possui escolas e sustenta projetos assistenciais para crianças excepcionais. Atua com visitas e pregação a delegacias e presídios. Criou a ABC, Associação Beneficente Cristã, em 1994 para combater a fome.
A IURD não possui seminário. Atualmente, existe o Instituto Bíblico Universal, não obrigatório e com duração de 6 meses.
O Governo eclesiástico da Universal é centralizado em torno de seu líder carismático!
Pastores e congregações não possuem autonomia alguma!
Os membros não escolhem os seus pastores!
Os pastores são designados e/ou substituídos por Edir Macedo!
Os pastores obedecem a um esquema de rodízio!
A IURD cresceu meteoricamente na década de 80.
Seu primeiro programa de rádio durava 15 minutos na rádio Copacabana. Em meados da década de 90 já mantinha em seu poder 40 emissoras de rádio. Em 1980 dava seus primeiros passos na TV, e já em 1989, comprava a Rede Record de Rádio e TV.
Junto com a Assembleia de Deus, a IURD é a igreja pentecostal que faz mais sucesso na política. Iniciou a sua primeira candidatura própria em 1982. A IURD não mede esforços para eleger seus candidatos:
-1986: 01 parlamentar para o Congresso;
-1990: 04 deputados federais e 03 estaduais;
-1994: 06 deputados federais e 06 estaduais; e
-1998: 14 deputados federais e 26 estaduais.
IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS:
Em 1980, após se separar da IURD, Romildo Ribeiro Soares, o RR Soares, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus, na cidade do Rio de Janeiro. RR Soares nasceu em Muniz Freire, ES, em 1948. Converteu-se aos 6 anos, num culto presbiteriano. Logo em seguida, começou a frequentar a igreja Batista, na qual permaneceu até os 16 anos, quando se mudou para o Rio, onde ficou afastado do evangelho por 4 anos.
Em 1968, filiou-se à Igreja de Nova Vida, igreja na qual se casou e permaneceu como membro. Em 1975, foi consagrado pastor na Casa da Benção e participou da Fundação da Cruzada do Caminho Eterno. Dois anos depois, fundou a IURD com Edir Macedo. E saiu dela em 1980!
RR Soares não cursou seminário, mas bacharelou-se em direito na Universidade Gama Filho, no Rio. É ele quem comanda o tele-evangelismo e a organização eclesiástica da igreja. A sede localiza-se no Meyer, no Rio de Janeiro. Até 1998 a igreja só possuía 317 templos.
A IIGD se parece muito com a IURD. Adota:
-Agenda semanal;
-Abre as portas diariamente;
-Prega curas;
-Pratica exorcismos;
-Prega a Teologia da Prosperidade;
-Utiliza o rádio; e mais intensamente a TV;
-Tem líder carismático;
-Tem pastores jovens, mas sem formação teológica. Fazem curso bíblico de 12 meses.
-Não concede autonomia às comunidades locais;
-É liberal em matéria de usos e costumes.
-Possui duas classes de pastores: os comissionados e os consagrados.
-Para ser consagrado, o pastor deve ser casado e ter vocação pastoral. –-Os pastores trabalham em tempo integral e recebendo de 3 a 5 salários mínimos.
IGREJA RENASCER EM CRISTO:
A Renascer foi fundada na capital paulista em 1986 pelo casal Estevam Hernandes Filho, ex-gerente de marketing da Xerox do Brasil e da Itautec, e Sônia Hernandes, nutricionista e ex-proprietária da butique La Belle Femme. Toda a família de Estevam é de origem espanhola se converteu a uma igreja pentecostal. Aos 20 anos ingressou na Pentecostal da Bíblia do Brasil, depois frequentou a Igreja Cristo Salva e a Igreja Evangélica Independente de Vila Mariana, das quais adotou a ênfase musical como recurso evangelístico. Já Sônia, cuja família era da IPI (Igreja Presbiteriana Independente), da qual seu pai é presbítero, aceitou Jesus aos 5 anos e foi batizada no Espírito Santo aos 12.
Em 1986, juntamente com um grupo de crentes de classe média, o casal fundou os trabalhos da Igreja Renascer Em Cristo numa pizzaria. Em seguida, tomaram emprestado um templo de uma igreja pentecostal, e, em 1989, alugaram o Cine Riviera, no Cambuci, transformado em sede nacional da denominação depois de comprado por um empresário, que era membro da igreja.
Em 1998, a Renascer contava com mais de 300 templos, a maioria em São Paulo. Em 1995, adotou governo eclesiástico episcopal, cujo maior cargo hierárquico é ocupado por Estevam Hernandes, então apóstolo.
A maioria de seus pastores é de tempo parcial. Cerca de 10% são mulheres. Esposas de pastores são copastoras. O ensino teológico fica a cargo da Escola de Profetas, com duração de 2 a 3 anos.
A fundação Renascer, criada em 1990, administra a denominação.
A Igreja Renascer em Cristo possui:
-A patente da marca Gospel no Brasil;
-Emissoras de rádio;
-Emissora de TV UHF;
-A Produtora RGC;
-A Editora Renascer;
-O Jornal Gospel News;
-O Instituto Renascer de Ensino;
-O Cartão Gospel Bradesco Visa;
-A Livraria Point Gospel, em em cada templo;
-Uma gravadora; e
Uma casa noturna!
Realiza megaeventos na cidade de São Paulo e encabeça o movimento Gospel. Dá prioridade aos programas de TV, enfatizando sempre a música gospel tanto em rádio com TV. É liberal quanto a usos e costumes. Seu público-alvo são os jovens, empresários e profissionais liberais. A denominação tem um consistente papel na ação social, semelhante a Universal; na política apoia os candidatos evangélicos e é contra candidatos da esquerda.
COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA:
Fundada em Goiânia em 1976, a Comunidade tem sua origem diretamente ligada à biografia de seu líder Robson Rodovalho, professor de física licenciado da Universidade Federal de Goiás, é proprietário da Editora Koinonia e autor de vários livros com ênfase na guerra espiritual. Rodovalho é vem de família kardecista. A vida de Rodovalho mudou radicalmente quando matou por acidente, na fazenda dos pais, o caseiro da fazenda.
Paralelamente à frequência à IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil), Robson se filiou à MPC (Mocidade Para Cristo), passando a evangelizar e formar clubes bíblicos nos colégios. Tornou-se presidente estadual da MPC. Aos 17 anos recebeu o batismo do Espírito Santo num acampamento da MPC. Meses depois iniciou sua própria igreja em Goiânia!
Em 1976 foi consagrado pastor e fundou a Comunidade Evangélica, cuja terminação Sara Nossa Terra só foi adotada em 1992, para diferenciá-la das demais comunidades evangélicas. Em 1997, adotou governo eclesiástico episcopal, ocasião em que Rodovalho foi consagrado bispo primaz. Em 1996, a igreja tinha mais de 200 templos, sendo, a maioria de seus membros, de classe média. A arrecadação é centralizada. Não obriga seus pastores a cursarem Teologia. Pastores e esposas são consagrados ao ministério. Desenvolve ação social. Dá ênfase à parte musical. Por causa de experiência de seu líder na MPC, fundou a organização “atletas de Cristo” de vários times de futebol.
CARACTERÍSTICAS DO MUNDO NEOPENTECOSTAL:
-A “Guerra Santa”:
Com a demonologização das crenças, rituais, deuses e guias dos cultos afro-brasileiros e espíritas, os pentecostais vieram a travar o que a mídia brasileira denominou de “guerra santa”. Do conflito velado passou-se para o conflito aberto, do discurso polêmico-pacífico, para o discurso polêmico-físico. No entanto, devido a processos e inquéritos judiciais que sofreu, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) têm lançado mão de uma versão mais leve e menos visível desta “guerra”. Mas além da IURD, participam também desta guerra contra o diabo igrejas do deuteropentecostalismo, como a Deus é Amor e a Casa da Bênção. Todavia, pregação da guerra espiritual se distingue teologicamente, ainda que em termos de ênfase, as igrejas neopentecostais do pentecostalismo clássico e, em menor grau, do deuteropentecostalimo.
-“Objetos benzidos e correntes de oração”:
Segundo Edir Macedo, o uso e a distribuição de objetos visa despertar a fé das pessoas e constitui uma das técnicas de pregação empregadas por Jesus em sua passagem pela terra. Depois de ungidos, os objetos são apresentados aos fiéis como dotados de poder para resolver problemas específicos, em rituais diversificados e inventivos, tendo por referência qualquer passagem ou personagem bíblico.
Dotados de funções e qualidades terapêuticas, servem para curar doenças, libertar de vícios, fazer prosperar, resolver problemas de emprego, afetivos e emocionais. Não apresentam caráter meramente simbólico como alegam os pastores quando inquiridos pela imprensa e por outros interlocutores. Para os fiéis, tais objetos, pelos quais esperam ter seus pedidos atendidos, contêm uma centelha do poder divino.