Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS.
A Preparação Espiritual!
Sabendo o “que”, “onde”, “quando”, “quem” e “como” da vontade de Deus para qualquer iniciativa missionária é exatamente importante. Recobrindo dos custos dos erros do tempo e dinheiro são valiosos. É verdade que algumas pessoas até serão abençoadas através de seu ministério para eles, mas se você não esta aonde Deus quer que você esteja, fazendo o que Ele quer que você faca, então você esta no lugar errado, fazendo coisa errada. Em outras palavras, você não esta fazendo a vontade de Dele no que refere a Sua chamada.
O missionário precisa conseguir e seguir a visão de Deus para seu trabalho missionário. Ele será responsável para Deus por isso. Deus dá planos, propósitos, e vista ou visão para Seus missionários. 0 missionário apenas precisa conseguir, receber e fazer.
Conseguir aqueles planos, propósitos, e vista ou visão de Deus não é duro se você está fazendo o que pega para conseguir-los. E o que leva para consegui-los é a mesma coisa que leva para saber “o que, onde, quem, quando e como” da realização da vontade de Deus. Em outras palavras, mantendo uma amizade íntima com Deus coloca você em uma posição de ouvir as instruções de Deus.
A oração é tão necessária a fim de encontrar tudo o que você precisa saber o que diz respeito da vontade de Deus. Sem comunicação entre você e deus, você não pode saber a vontade de Deus. Se você não sabe a vontade de deus no que diz respeito a seu trabalho de missão, então você não pode fazer a vontade de Deus nas missões. É tão simples quanto isso. A oração é a comunicação entre você e Deus, é o veículo que coloca você e seu Pai em contato um com o outro.
A oração coloca você em uma posição de ser verdadeiramente um com Deus em seus planos e propósitos para sua vida. Permite a você a oportunidade de estar em acordo com Deus em alguma coisa e tudo sobre seu trabalho missionário. É através da oração que o missionário encontrará o “que, onde, quando, quem e como” da realização de sua chamada missionária!
Sem oração – sem comunicação entre você e Deus – você pode ter uma unção íntima para missões, mas você não saberá qualquer dos específicos acima – mencionado, que você deve conhecer. Assim, comunique-se com Deus, e Ele deixará você saber alguma coisa que você precisa saber.
Se você que é chamado para ser um missionário, vá a um bom centro de treinamento da Bíblia, como o RHEMA, para aprender a palavra de Deus, para obter sabedoria, e para aprender como aplicar praticamente a Palavra de Deus, conhecendo os caminhos do Espírito Santo, conhecendo como ser prático, e aplicando o que você conhece para a sua vida e ministério fará de você um sucesso. Não é o que Josué 1:8 nos conta?
Josué 1:8
Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, fará prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
“Ache alguma coisa para colocar a sua mão”.
Até se você não conhece ainda todas as coisas necessárias que você precisaria conhecer para seguir a vontade de deus para seu trabalho missionário, você pode ainda ficar envolvida na área de sua chamada e ganhar algumas experiência valiosa.
Sempre esteja movido na direção que Deus tem chamado você para fazer, mesmo se você não possa especificamente faze-lo ainda. Por exemplo, transmita com um outro missionário e trabalhe lá por um ano ou mais. Você aprenderá muito. Tempo no campo de missão dá a você uma oportunidade de lidar com seus sentimentos e mudar em áreas que você precisa mudar.
Ficando envolvido causará a você saber mais do que você já sabe. Use aquele tempo como um meio de “aprendizagem” até que seja a hora de você mudar-se para a vontade especifica de Deus para você. Ficar envolvido também dará a você direção para a oração – há coisas, situações, circunstancias, e diariamente no que se refere ao campo de missão que você poderia orar no tempo adiante.
Mais – como um bônus adicional para você – mesmo enquanto você está ajudando alguém mais no campo de missão, Deus pode usar você lá. Com todas aquelas experiências e conhecimentos valiosos, você estará em uma posição melhor de fazer o que Deus quer que você faça.
Quem então trabalharia com você? Seria alguém que é provado no campo de missão. Se você é um formado do RHEMA, você poderia contatar o RHEMA. Eles podem contar a você de algum grande missionário que trabalha para uma transmissão de radio com o que ajudará você a desenvolver-se como um missionário. Enquanto você começa a falar sobre certos trabalhos missionários, seu espírito terá a paz de Deus no que diz respeito a um deles. Aquele ministério ajudará a retornar para sua lembrança. Segue-se depois a paz. Tome um passo de fé (você não morrerá!)
Três coisas que eu sempre confio são as seguintes:
1. A Paz de Deus Por Dentro:
A paz de Deus deve reinar em nossos corações (Cl 3:15). A paz de Deus ultrapassa nosso entendimento (Fl 4:7). Nós devemos perseguir as coisas que trazem a paz.
2. A Sabedoria Que Deus Está Trabalhando em Mim:
Filipenses 2:13 diz, “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Eu sei que Deus esta energizando e criando em mim tudo o que é preciso e não apenas conhecer sua vontade. Dele vem o querer ou o desejo para fazer a vontade Dele. Então Ele trabalha em mim a habilidade de que vai me ajudar a fazê-lo.
Salmos 37:4 e 5 dizem, “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará!
3. O Fato é Que o Espírito Santo Me Lembrará da Vontade de Deus Para Minha Vida!
Jesus disse em João 14:26 que o Consolador, o Espírito Santo, “…vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Em outras palavras, o Espírito Santo lembrará a você à vontade de Deus em sua vida.
Como eu já mencionei, oração é essencial para o conhecimento da vontade especifica de Deus para você. E uma vez que você está onde Deus quer que você esteja, e você está fazendo as coisas que Deus quer que você faça, a oração conservará você no caminho certo.
As coisas que você recebe em oração do Senhor revelam mais do plano de Deus para sua vida e ministério, alertará você de perigos, alertará você dos homens maus, mostrará a você como se corrigir, evitar e dominar problemas, e conservará você no amor de Deus.
A oração eficaz fará você bem sucedido. Assim mantenha o seu relacionamento íntimo com o Senhor.
Vivendo uma vida de oração – sempre levando para Deus Pai – tem provado ser eficaz para mim. Mas algumas vezes minha esposa e eu precisamos de horas especificas de oração para nossa vida e ministério. Há também horas especificas para orar quando a equipe de missão vêm juntas, cada semana, para orar e falar com Deus a respeito de nosso trabalho missionário.
“A Preparação Espiritual do “Como/Para”.
1. Orando no Espírito é um modo maravilhoso de falar com Deus sobre as coisas que você não sabe como falar com seu entendimento. Quando você ora no Espírito, você esta falando sobre mistérios, mas eles não são mistérios para Deus! Ele sabe o que esta adiante, o que precisa ser feito, como fazê-lo, e o que Ele quer fazer.
No campo de missão, há muito “desconhecidas” – coisas que variarão vastamente de seu caminho de vida – especialmente se você esta em um lugar novo que é estranho para você. Ore no Espírito. Ore fora de sua boca à vontade de Deus no que se refere às pessoas, seu tempo lá, e seu ministério para eles. Transmita com o Senhor. Ore no Espírito, orando a vontade de Deus. ore no espírito em fé. Uma unção virá sobre você, produzindo o ministério sobrenatural para as pessoas.
2. Alimentando-se da Palavra de Deus é uma outra parte importante da preparação espiritual. Alimentando-se da Palavra não é apenas para a preparação, entretanto, é para a manutenção espiritual. É uma coisa para ser capaz de pregar a mensagem para aqueles que querem escutar, é uma outra coisa para viver a mensagem antes das pessoas – todo tempo.
No campo de missão, os cristãos podem perdoar suas falhas, mas perder pessoas não! Alimentando-se da Palavra de Deus permite que a Palavra caia profundamente em seu coração. Colocando a Palavra em seu coração em base regular desenvolve caráter bem cristão e traz adiante boas coisas de seu espírito.
Se você não é cuidadoso, o que quer que você seja, mas especialmente no campo de missão, você pode ficar ocupado demais. No campo de missão, as pessoas em todo lugar precisam de você para ir e pregar ou ensinar. E aqui, tão bem quanto na maioria dos países estrangeiros – missionários não são “uma dúzia de moedas de dez centavos”. A ultima estatística que eu li dizia que na Ásia, há apenas um missionário por 170.000 pessoas! Assim, a necessidade para você ir “em todo lugar” e ministrar definitivamente existe!
Agora se o Senhor quer que você vá “a todo lugar”, Ele mostrará a você “o que, onde, quando, quem e como”, assim você pode realizar o que Ele esta guiando você para fazer. Mas Ele quer que você vá para aqueles lugares espiritualmente construído e forte, não fraco. Oração e alimento na Palavra ajudará você a fazer-se espiritualmente forte. Se você omite aquelas duas coisas, então você sempre será o único necessitado de alguém que vem e ministra para você! Mas se você realmente ajuda e abençoa alguém mais.
Desenhe o seu dia, mesmo se você esta viajando ou ministrando por muitas horas, ter algum tempo para alimentar-se na Palavra. O que aconteceria para você se você trabalhasse duro todo o dia e você deixa de comer alimento físico para o seu corpo? Você não duraria tanto.
Em nossos trabalhos de missões, nós trabalhamos duro todo dia. Alguns dias nós pregamos ou ensinamos por cinco horas, algumas vezes mais do que isso. Alguns dias nós apenas ensinamos por uma hora, mas com preparo para nossos seminários e encontros, mas a preparação das pistas, folhetos de propaganda, ensinos, e outros materiais tão bem quanto acompanhamento nos convertidos, nosso próprio papel de trabalho, e tempo pessoal e familiar, tempo pode ir embora rápido. E irá embora.
Mais, há a inconveniência da falta de equipamento moderno e transporte pobre para lidar. Em algumas nações, tudo tem que ser feito escondido (em segredo), que significa que podia levar muito mais longo para faze-lo.
Então se você não tirar um tempo para alimentar-se regularmente e freqüentemente na palavra, você ficará fraco espiritualmente e torna-se menos eficaz para outros, incluindo a sua família, e para si mesmo. O campo de missão não é nenhum lugar para ministros espiritualmente fracos.
3. Aproveite a si mesmo de boa referência e livros de estudos, fitas cassetes, e vídeos. Estas coisas ajudarão você grandemente no campo de missão. Trago livros para sua biblioteca que cobre uma larga variedade de assuntos. Você pode adicionar aqueles livros enquanto o tempo passa. Como um missionário, você estará disciplinando aqueles que você vence para o Senhor, assim você precisará saber como ajuda-los em cada área da Palavra.
Bons discípulos produzirão outros novos cristãos através de testemunho de suas vidas e seus depoimentos. Em muitos lugares de mundo, o testemunho cristão e depoimentos são facilmente visto por causa do estilo de vida cristão que contrasta grandemente com religião, corrupção, tradição, e todos os tipos de estilos de vida injusta.
Traga muitas fitas de ensino para o campo de missão com você. Também, tenta alguém enviado fitas em uma base regular para você. Não apenas escute a si mesmo pregando, escute outros provando ministros do Evangelho também.
Escute as fitas de pastores que realmente falam a seu coração. Missionários precisam de bom ensino pastoral também. Se você não ouvir bom ensino pastoral por si mesmo, você pode ficar espiritualmente um “floco”. Eu tenho realmente apreciado escutar as fitas de ministros provados pelo Evangelho. Os ministros que nós escutamos realmente alimentam nossos espíritos, corrige-nos, e conserva-nos na pista certa. Eles mesmos alimentam a visão que nós temos dentro de nós.
Ensino pastoral ajudará você em disciplinar outros. Por exemplo, se você é o único missionário que as pessoas tem para escutar, e tudo o que você prega é salvação e cura, ou você pode apenas ensinar em dois ou três assuntos, ambos você e seu povo serão desequilibrados. Assim aprenda e esteja sempre aprendendo da palavra – por seu próprio beneficio e para o beneficio das pessoas de quem Deus tem enviado você.
4. Música de louvor e adoração é um dever para o missionário. Você terá que trazer com você a boa musica de louvor e adoração que você pode ter usado em sua casa paroquial, porque mais do que provável, não será disponível em seu país de destino! Agora, ao invés de seu ministro de musica de igreja, você será o único que liderarão outros de musicas, vídeos, e livros de canções. Você precisará deles primeiro para si mesmo, e então você precisará deles para ensinar as canções para as pessoas.
Se um missionário já tem estado em sua área de missões, alguns dos nacionais cristãos podem conhecer canção que você aprendeu 25 anos atrás na igreja! Algumas daquelas são ótimas, mas você quererá apresentar-lhes a um nível mais alto e mais intimo de louvor e adoração. Bom louvor e adoração também ajudarão a abrir os corações das pessoas para receber o que quer que seja que o Senhor queira dar a elas. Deus pode fazer grandes coisas no meio de uma atmosfera que está sendo carregada pelo louvor e adoração. As pessoas virão escuta-lo, e eles podem dividir as Boas Novas.
Considere os fatos que você estará indo para as pessoas que não conhecem o Senhor de todo ou que são bebês cristãos. Eles usualmente não sabem nada sobe a verdade do louvor e adoração. Por exemplo, eles podem acabar cada canção que eles cantam como uma estrela de rock acaba sua canção, porque eles não sabem algo melhor! Isso pode ter sido tudo o que eles tem visto. Ou eles podem tocar o que nós chamamos “musica de circo” com as canções deles. Ou, as canções deles podem ser apenas canções felizes que ministra para cada carne e mentes de outros e não para o Senhor. Assim eles terão que ser ensinados, e você terão que ensina-los. Mas eles podem aprender, e eles querem aprender.
Eu procuro musicas e canções que anunciam a Presença de Deus, o Espírito Santo, e a unção, e então “mantenho” a presença deles. Por exemplo, em muitas das viagens do ministério, eu toco certas fitas com musicas ungidas para criar a atmosfera certa para as pessoas responderem a chamada para o altar e para liderança e prontidão do Espírito Santo.
Desde que nenhum grupo musical viaja comigo, eu criei a minha própria musica de chamada-do-altar para levar comigo. Trabalha bem. Eu também costumo usar musica ungida antes do serviço começar para criar a atmosfera certa e para ajudar a preparar os corações das pessoas para receber o que está à frente. Se eu estou tendo um encontro o dia todo em uma vila, entre os serviços eu tocarei musica que “fala para os corações”, não apenas como um testemunho para o perdido, mas para alimentar os corações dos cristãos com o amor e o poder de Deus.
As pessoas em outros países não estão acostumadas a ouvir tal musica ungida. Mas eles realmente gostam, e eles querem tocar nas igrejas e lares deles. É uma grande oportunidade de expor as “maravilhas” do pai e seu Filho, Jesus. E as pessoas estão carregadas e prontas para receber antes que o próximo serviço comece!
Lendo livros e assistindo vídeos de ensino alarga nem conhecimento da Palavra e me mostra modos de comunicar melhor as verdades que tenho aprendido então que os outros podem aprender deles. Ilustrações, como um de meus professores coloca, “são como janelas olhando para o céu”. Bem, eu quero o povo asiático que eu ministro olhando para o céu todo o tempo!
Eu às vezes gosto de dramatizar a Palavra enquanto eu estou ministrando. Eu uso ilustrações, exemplos, e objetos que as pessoas podem relatar. Isto abre os corações das pessoas e até causa aos pecadores e religiosos vir e ouvir as maravilhas verdades que eu estou compartilhando.
Nós temos diversão, o Espírito Santo é permitido trabalhar em seus corações, e as vidas das pessoas são mudadas, enriquecidas, e fortalecidas. As igrejas tornam-se um lugar onde as pessoas são realmente ministradas! Eles vão para casa com um testemunho e um depoimento. Nós estamos constantemente expondo as pessoas deste país à mensagem do Evangelho Pleno, e nós estamos treinando-os para fazer o mesmo pelos outros. Livros, fitas, e vídeos ajudam-nos a realizar esta tarefa.
“Coisas naturais para trazer no campo de missões”.
Boa habitação em itens é cara e são geralmente duras de encontrar no campo de missão. Eletrônicas (refrigeradores, fogões, rádios, estéreos, computadores) custam duas ou três vezes, ou mais, o preço de algo de qualidade que é importado em uma nação. Mercadoria importada é ainda muito caro e a seleção é limitada. Tudo isto faz obter certas coisas que você precisa caro e consumível. Nosso conselho é este: Traga o que você pode proporcionar trazer e que você tem que ter no quarto para sua bagagem.
Nós temos três filhos, e as passagens aéreas no qual nós viajamos permite-nos trazer duas malas de 70 libras ou caixas por pessoa. Naquelas malas ou caixas, nós trazemos dos Estados unidos as coisas que nós precisaremos por um tempo de um ou dois anos.
Tais itens incluem: desodorante, pasta de dente, xampu, vitaminas, itens de cuidado do cabelo, lençóis e toalhas, vestuários, temperos, misturador de molhos, essências, talhares, potes e panelas, decorações de casa, blocos de nota Post-It, blocos legais, cola adesiva, corretivo, marcadores, papel especial para uso de escritório, o equipamento A-Beka Home Vídeo e suprimentos para nossos três filhos (que toma muito espaço!), presentes de natal e Aniversario, material do ministério de crianças (livros, fitas de ensino, fitas de musica, vídeos, Bíblias, livros de referencia, equipamento de computador, software e etc.).
Nós temos que comprar estas coisas nos Estados Unidos para trazer conosco para o campo de missão porque nós não podemos consegui-los onde nós vivemos nas Filipinas. Então quando nós estamos viajando no Estado e encontrando pastores e pregando nas igrejas, nós também estamos gastando muito tempo e dinheiro em itens necessários para o futuro de nossa família e nosso ministério. Nós temos que comprar estes suprimentos bem adiantado de seu uso, mas é divertido ir para as lojas com a família para comprá-los. É como o Natal para nós, mas é uma parte muito necessária de ser um missionário.
Este é um aspecto da vida missionária que pode parecer inconveniente às vezes. Você terá que comprar coisas bem adiantadas de seu uso. Você terá que planejar. Mas tendo as coisas que você precisa, fará você mais eficaz e contente. Isso é tão importante. Faz a vida no campo de missão muito mais fácil. Aquelas coisas – mesmo as “pequenas coisas” – ministrará grandemente para você no campo.
“Encontro de pastores e levantando sustento financeiro”
Em nossa primeira viagem para o campo de missão, nós fomos lá por dois anos. Dois anos são um longo tempo, especialmente quando você vai atravessar todos os tipos de choque de cultura! O choque de cultura não pega enquanto passa por cima, e algumas coisas você terá que aceitar. Em outras palavras, aquelas coisas são apenas o modo que eles sempre tem estado, o modo que eles estão agora, e o modo que eles estarão até que as pessoas por si mesmas comecem a mudar.
Algumas coisas você apenas tem que “engolir” ou aceitar e ir em frente. Se você não aprende a lidar com coisas, eles se apresentarão incompetente. O choque de cultura é real. E o choque de cultura associou-se com finanças esparsas que farão você querer ir para casa nos Estados Unidos!
Nós fomos para as Filipinas com apenas uma idéia de quantas finanças nós precisaríamos por mês. Nós teríamos estado mais confortáveis e produtivos se nós tivéssemos mais dinheiro naqueles primeiros dois anos. Mas nós não tínhamos querido largar, depois de tudo, nós fomos apenas ficando. Se nós largássemos, o que nós faríamos para contar ao Senhor? O que mais nós podíamos fazer? O que podíamos usar como desculpa para justificar a partida do campo de missão no qual o Deus nos chamou?
Tendo ganhado missões valiosas em experiência, nós fomos olhados adiante para itinerar nos Estados Unidos. Durante nossa primeira viagem de volta para os Estados Unidos, eu pessoalmente encontrei com 38 pastores. Eu dividi com eles sobre nosso trabalho nas Filipinas e sobre nossa visão. A maioria estava impressionada, alguns não expressaram nada, mas apenas uns poucos deles decidiram nos ajudar.
Para dizer a verdade, nós fomos desapontados. Eu pensei que nós realmente aumentaríamos nossas finanças durante aquele tempo. Mas nossas finanças aumentaram apenas $U 600 por mês. Entretanto, nós temos tido um aumento constante desde o começo, e nós temos jamais tido fome. Nós temos tido realmente meses escassos, e nós temos tido alguns meses bem fartos! Deus tem sido fiel para nós, tem sido um prazer servi-lo na Ásia.
Estou contente em ter encontrado todos os pastores que eu tenho conservado. Eu aprendi muitas coisas do encontro com cada um. Depois de tanto tempo no campo de missão, eu aprecio o encontro com os pastores que podem colocar algo dentro de mim, mesmo se não seja finanças. Eu preciso sua amizade e ouvir algo das historias deles sobre o trabalho de missões e suas próprias experiências no ministério.
Eu aprecio estar ao redor de ministros bem sucedidos. Gosto de ouvir o que o Senhor tem dito a eles. Isso aumenta e me refresca. Ministra à minha vida. No campo estrangeiro nós sempre estamos anunciando às pessoas, mas de volta aos Estados Unidos, algumas vezes os pastores anunciam para mim. Eu gosto disso.
Atualmente, eu volto aos Estados Unidos todo ano. Shelli e nossos três filhos vão a cada dois anos. Dois anos é tempo demais para eu ficar longe daqueles que me apóiam no campo missionário. Eu realmente gosto de estar com aqueles pastores, igrejas e as pessoas que nos sustentam. Temos um propósito divino e uma meta que nós estamos realizando juntos! Enquanto nos Estados Unidos, eu visito outros pastores dividindo a visão e o trabalho. Eu quero dar-lhes uma oportunidade em trazer asiáticos para Cristo. Eu também vou para qualquer encontro do RHEMA ou Ministérios Kenneth Hagin que está acontecendo no momento. Eu quero ficar na pista com a Palavra e com o que Deus está fazendo.
Quando eu volto para os Estados Unidos, eu gasto quase todo o meu tempo fazendo contatos com pastores. Eu visito e/ou faço todos os meus contatos previamente. Eu quero conservar nossas linhas de comunicação aberta, e eu desejo a amizade deles.
Outra coisa,nós dependemos de nosso Deus para suprir as nossas necessidades. Quando nos encontramos com pastores, é apenas para encontrá-los e nos entrosarmos com eles, não para tentar extrair dinheiro deles. Nós esperamos que Deus traga certos pastores para nós como um resultado do encontro com Ele e de acordo com o propósito e plano Dele. Nós cremos que Deus dirige as igrejas para contribuir com missões como Ele quer. Encontrar estes pastores é muito importante como parte do trabalho de missões por muitas razões.
“As famílias no campo de missão”.
Nas Filipinas, nós vivemos em uma cidade rural com cerca de 60.000-80.000 pessoas. A cidade é fechada por montanhas e pelo mar. Pátios para crianças brincarem são quase inexistentes.
Nós não temos tido um pátio por quatro anos e meio. A habitação é antiga. Nos mudamos para nossa segunda casa seis meses antes. As casas precisam ser remodeladas para que você possa viver. Eles não alugam casas. Você tem que crer por uma casa disponível aqui.
Tão rápido quanto você possa, compre uma casa. Faça sua casa tão confortável possível. Então você terá um belo lugar no qual você possa recolher-se todos os dias. Se você esta desconfortável em sua casa, isso afetará o seu ministério. Quase sempre você encontrará algo que possa se desconfortável no campo de missão. Então sua casa precisa ser um lugar que ministra à você.
Brinquedos para seus filhos e coisas modernas que você usa em seu país podem não ser achados onde você vive ou viverá no campo de missão. Há muito poucos brinquedos em nossa cidade e quando nós os achamos eles são usualmente de qualidade pobres e muitos simples. Nós viajamos para Manila uma ou duas vezes por ano, mas brinquedos ainda são muito limitados lá. Eles também custam duas ou três vezes mais caros. Por isso que trazemos brinquedos e presentes de aniversário e natal dos Estados Unidos tanto quanto possível.
Também poucos itens modernos de eletrodomésticos e utensílios de casa em nossa cidade são encontrados. Você pode encontrar em qualquer outro lugar, mas você vai pagar duas ou três vezes mais do que nos Estados Unidos. Traga o que você puder com você. Use sua fé!
Traga jogos, livros e vídeos com você porque apenas nas grandes cidades você encontrará atividades recreativas. “Sobrevivência” é a palavra para as pessoas na maioria do mundo, então você tem que trazer seu próprio entretenimento.Vivendo na América, seria duro imaginar uma cidade sem muitas formas de atividades recreativas, mas é a realidade no campo de missão.
Como pais, você precisará gastar mais tempo com seus filhos no campo. Seus filhos olharão para você mais do que nunca para fornecer as necessidades deles, especialmente recreativo, social e emocional. Atualmente, isso pode ser uma boa coisa, mas você deve estar preparado para isso.
Providencie uma boa educação para seus filhos. Enviar nossos filhos para um bom colégio interno em Manila não está em nossos planos. Nós queremos nossos filhos conosco e nossos filhos querem estar conosco. Somos uma família.
Usamos o programa de educação no lar A-Beka para nossos filhos. Eles estão conseguindo uma educação de primeira classe em casa. Os primeiros dois anos, usamos os livros de texto apenas. Mas agora eles vão para a escola pelo vídeo. Eles conseguem ver outras crianças na classe, mas não podem se comunicar com eles! Os professores são excelentes e explicam realmente as coisas.
Queremos que nossos filhos prosperem na educação até no campo missionário! Isso custa menos que um colégio interno e por causa desses vídeos, as crianças não perdem contato com as crianças americanas e com os modos americanos. O A-Beka é um programa educacional com base cristã, e temos achado que é bom para nossos filhos. Ensinar três crianças em casa pode ser desafiante e algumas vezes estressante. É importante estabelecer seu coração nesta área.
Nós sempre enfatizamos aos nossos filhos a importância de nosso trabalho no campo missionário. Queremos que Eles saibam que estamos fazendo o que Deus nos chamou para fazer. Conversamos com eles sobre nossos encontros e sobre o que Deus fez pelas pessoas. Nossos filhos oram sobre aqueles encontros e pelas pessoas que estão assistindo. Eles sabem que o que estamos fazendo está fazendo diferença na vida das pessoas. Algumas vezes nossos filhos vão conosco nestas viagens e encontros ministeriais. Quando fomos para Manila no último natal, tivemos que andar de barco por uma hora e Scott Michael, nosso filho de 11 anos, já tinha levado cinco homens para Jesus!
A última vez que ele tomou uma viagem de ônibus comigo, voltando de um encontro de dois dias, ele levou um homem próximo a ele para Jesus. Seus testemunhos sempre abençoam os pastores que ele conversa. Brad, nosso filho de 10 anos, ora pelas pessoas na mesa do jantar, mas ainda não tem levado pessoas para Jesus. Ele me conta sempre que quer ser um pregador como eu. Seu coração é macio diante de Jesus. E o mesmo com Brittany, nossa filha de seis anos. Ela ama cantar canções cristãs. O campo missionário tem sido bom para nossas crianças, mesmo com toda a dificuldade que algumas vezes temos enfrentado.
“Preenchendo a visão”.
O Centro de Treinamento Bíblico em Catbalogan, Samar, Filipinas, é onde nós ensinamos e treinamos ministros para o Evangelho. Os estudantes da escola vêm de toda nação. Este ano, nós temos estudantes de outras nações. O Centro de Treinamento ´´e em tempo integral. Os ensinos são de manhã como no RHEMA Bible Training Center nos Estados Unidos. Nas tardes, estudantes vão às ruas, hospitais e cadeias. Eles também testemunham de porta-a-porta e conduzem semanalmente estudos da Bíblia para ensinar as pessoas que eles guiam para Jesus.
Estes estudantes estão sendo ensinados e treinados em como fazer a vontade de Deus em suas vidas. Eles aprendem como ouvir e ser guiado pelo Espírito Santo. Eles oram duas horas e meia diariamente. Através do Centro de Treinamento, nós somos capazes de nos duplicar através deles, fazendo discípulos. Então depois de todo ensino e treino, nós os enviamos de volta para onde eles vieram, assim eles podem ministrar em sua cidade e ser uma benção.
Fora do Centro de Treinamento, nós conduzimos todo tipo de encontro por toda as Filipinas. Temos encontros de igreja, encontros de multi-igrejas, seminários de pastores e líderes, encontros evangelísticos, encontros para nossos alunos, encontros de jovens e encontros de ministério de crianças.
Constantemente viajamos para conduzir estes diferentes encontros em uma proposta quádrupla: ajudar na colheita, ajudar pessoas a crescer espiritualmente, trazer renovação para a Igreja e fortalecer a liderança na Igreja.
Nós preparamos ensinos, lições bíblicas e outros materiais para pastores e líderes. Nós ensinamos o primeiro material, então, deixamos os líderes para estudar folhetos detalhados. Está fazendo uma grande diferença nesta nação!
Eu gasto muito tempo em meu computador digitando meus sermões, lições bíblicas e materiais para diferentes tipos de encontros. Tantas pessoas na igreja nas Filipinas não têm uma Bíblia, então quando eu digito sermões e lições bíblicas eu sempre digito as escrituras fora. Isso é um modo das pessoas poderem ler continuamente a Palavra junto com o comentário que segue. Se eu deixo a Palavra nas mãos deles, então a Palavra pode falar continuamente para eles depois que eu partir.
Também, eles usam estas lições para ensinar outros. E agora que eu tenho que por esta lições e ensinos no computador, tudo o que eu tenho que fazer é imprimir e entregar a Palavra de Deus impressa!
Trabalhar com missões é absolutamente maravilhoso. Suas recompensas estão longe de exceder este mundo presente. A graça de Deus brilha naqueles chamados para missões.
“O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz!” Mt 4:16..