Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DA MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
CONCEITO: O termo administração vem do latim Ad que significa direção, tendência mais minister que é subordinação, obediência. São grupos de pessoas subordinados a alguém que planeja e dirige a fim de alcançar as metas e objetivos traçados.
A administração é um conjunto de princípios, normas e funções destinadas a ordenar, dirigir e controlar os esforços de grupos de indivíduos para obtenção de resultados comum.(curso de Ibadep)
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA: Está ligado a administração de uma determinada igreja. A Administração da igreja é bem diferente do mundo secular, todos são servos do Senhor, tudo é realizado em benefício da obra de Deus.
O termo usado é oikonomos traduzido como mordomo ou despenseiro, somos mordomos do Senhor, já o termo oikonomia traduzido por administração. Deus nos escolhe e nos capacita para gerir tudo que ele coloca na nossa mão.
O pastor possui funções privativas e atribuições, que serão desenvolvido no decorrer do tempo.
As funções privativas do pastor são:
a)Administrar os sacramentos, exemplo: ceia do Senhor
b)Invocar a benção apostólica sobre o povo de Deus
c)Celebrar casamento religioso com efeito civil
d)Orientar e supervisionar a liturgia da igreja
As atribuição do pastor:
a)orar com rebanho e por Ele
b)Apascentar na doutrina cristã
c)Exercer as funções com zelo
d)Orientar e supervisionar as atividades da igreja, afim de tornar eficiente a vida espiritual da igreja.
e)prestar assistência pastoral.
f)instruir os neófitos, dedicar atenção a infância, a adolescência, a mocidade, bem como aos necessitados, aflitos enfermos e desviado.
g)Exercer, junto a outros presbítero,o poder coletivo do governo.
Como despenseiro da multiforme graça de Deus, você deve:
1-Promover a pregação do evangelho aos indivíduos e as nações.
2-Batalhar para preservação da palavra de Deus e também para seja traduzido e disseminada na língua de cada nação.
3-Promover a adoração a Deus, de modo prescrito nas sagradas escrituras, o que inclui o culto público e celebração das ordenanças.
4-Presta assistência material aos ministros da igreja.
5-Expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos doméstico da fé.
6-Batalhar para a prosperidade e expansão das igrejas de Cristo em todos os lugares e em todas as ocasiões. Os membros das igrejas orarem continuamente por todas igrejas cristã, independente da denominação a que pertencem.
7-Exercer os”deveres de necessidades e misericórdia”.
Nos cristão devemos ajudar primeiro os doméstico, que são irmãos necessitados da igreja local, porém devemos estender a nossa mão para as viúvas, os órfãos, aqueles que não possuem nada. Devemos visitar os enfermos, os presídios, os asilos, enfim a todos que necessitam de uma palavra de consolo.
IV-FUNÇÃO PRECÍPUA DA ADMINISTRAÇÃO:
Segundo Stoner e Feeman a Administração é o “processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membro da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos”.
Agora veremos 04 aspectos da Administração secular que são importantes na vida da igreja:
1-Planejar: Significa especificar quais são os objetivo da igreja e como fazer para alcançá-los.Precisamos desenvolver uma plano de ação junto os membros da igreja para atingir os objetivos traçados.
2-Dirigir ou liderar:
Dentro da comunidade forme líderes que administrem a igreja. Delegue autoridade e responsabilidade e cobre resultado. Elogie, premie e comemore. Lidere a equipe motivada para que alcance os objetivos.
3-Controle ou coordenação:
Esta atividade serve para medir o grau de realização dos objetivos traçados. Avalie-os, meça e cobre-os, corrigindo os eventuais trabalhos que não estão sendo executado dentro do planejado.
V- Administração do tempo:
O gerenciamento do tempo é tanto uma arte como uma ciência.Uma grande quantidade de curso sobre isto está disponível tanto nas organizações seculares como nas cristãs.
Algumas dicas que serão uteis para melhorar o gerenciamento do temo:
1-Mito sobre a administração do tempo:
a)Quem administra o tempo, torna-se escravo do relógio:
A verdade é que quem administra o tempo torna-se senhor e não escravo do tempo. É necessário planejar, mas ser flexível para saber mudar e fazer as devida correção do curso. Caso esteja fazendo um determinado trabalho e está sendo produtivo e inspirado, não a nada o que mudar.
Se a tarefa a seguir que está no planejamento possa ser re-agendada, não interrompa o que está sendo bem feito.
Administrar o tempo é realizar aquilo que é mais importante e prioritário, é ser senhor do tempo.
b) O segundo mito diz que só produzimos quando trabalhamos sobre pressão:
Esse mito foi criado para racionalizar a preguiça, a indecisão, a tendência a procrastinação. Esta tese não se justifica, por exemplo: alguém que ira preparar para enfrentar o vestibular e prepara durante o ano todo, tem mais chance de conseguir a aprovação do que aquele que se prepara 02 meses antes.
c)O terceiro mito é que administrar o tempo e algo que se aplica somente a vida profissional. Certamente há muita coisa na vida pessoal e familiar você reconhece que deve e deseja fazer mas não faz por falta de tempo.
d) o quarto mito é que ter tempo e questão de querer ter tempo.
Normalmente, achamos tempo quando queremos realizar algo. Não basta apenas querer ter tempo para ter tempo. E preciso também querer o meio indispensável para obter mais tempo.
Administrar o tempo e organizar a sua vida de tal maneira que você obtenha tempo para fazer as coisas que realmente gostaria de estar fazendo e que possivelmente não vem fazendo porque anda tão ocupado com tarefa urgente e de rotina que não sobra tempo.
Quem administra o tempo geralmente não vive numa corrida perpétua contra o tempo, não precisa trabalhar hora extra, geralmente produz mais.
II-RAZÕES PARA ADMINISTRAR TEMPO:
1-Tempo é vida:
O tempo é o recurso fundamental da nossa vida, matéria prima básica da nossa atividade. Quando nosso tempo termina, termina a nossa vida. Quem administra o tempo ganha a vida. O tempo e um recurso não renovável e perecível. O tempo não é como riqueza que pode ser acumulado para ser usado depois.
O tempo é dividido igualmente para todos. O dia tem 24 tanto para o grande executivo como também para um faxineiro.
2-Tempo é dinheiro:
Quem administra o tempo, na verdade, ganha não apenas a vida: pode transformar este ganho de vida em ganho de dinheiro.
Para alcançar um determinado resultado ou produzir alguma coisa, com determinado nível de qualidade, precisamos investir fundamentalmente em tempo e/ou dinheiro.
Por exemplo: Se sei pintar a casa, posso usar o tempo disponível e pintar o imóvel, economizando este dinheiro para poupar ou gastar na aquisição de outras coisas.
3-Administração do tempo e produtividade:
Quem administra o tempo, melhora a produtividade. Produtividade e produto da eficácia pela eficiência.
Ser eficaz é fazer a coisa certa, é fazer aquilo que consideramos importante e prioritário. Há pessoas que fazem o que devem fazer mas gastam muito tempo ou dinheiro para executar. Essas pessoas são eficaz, mais ineficiente.
4-Administração de tempo e redução de stress:
Quem administra o tempo reduz o stress causado por mau uso do tempo.
Se não tenho objetivo, seja profissional, pessoal, então provavelmente vou deixar o tempo fruir, despreocupadamente. Não há como avaliar meu uso do tempo. O bom ou mau uso do tempo depende do que pretende alcançar. O mau uso acarreta stress porque o tempo mal usado para fazer aquilo que não consideramos importante ou prioritário.
Usar o tempo de maneira não planejado não equivale, necessariamente, a fazer mau uso do tempo.
Freqüentemente, temos que alterar nosso planejamento, fazer coisas que não estavam agendadas.Nosso tempo só teria sido desperdiçado se essas alterações nos levarem a fazer coisas que não são importantes.
Gastar tempo com lazer, dedicar tempo a hobbies e a família, não fazer nada, caso seja importante, não significar fazer mau uso do tempo.
III- Ladrões e economizadores de tempo:
Os principais desperdiçadores de tempo que o autor tem verificado durante o pastorado:
1-Falta de planejamento: O planejamento é tudo em qualquer área que for atuar. Sem o devido planejamento, não se chega a lugar nenhum.
2-Telefonemas:
Os pastores recebem vários telefonemas que na prática não vão acrescentar nada ao seu ministério.
3-Distração: Ficar por exemplo, horas e horas naquilo que não edifica e que não traz nenhum conhecimento, perder tempo.
4-Visitas inesperada:
Visita inesperada, quando o pastor tem tanta coisa para resolver.
5-Tarefa inacabada ou falta de disciplina no cumprimento da agenda:
A agenda é para ser cumprida. Não podemos ficar procrastinando tudo, ou fazer as coisas pela metade sem terminá-la.
6-Definição clara dos objetivo na execução das tarefa:
As tarefas a serem executadas devem ser clara, e os objetivos a serem alcançados também, não podem ficar dúvidas quanto a realização do mesmo e como fazer para alcançá-la.
7-Falta de delegação ou centralização de poder:
Muitos pastores ficam com medo de delegar poder e centralizam tudo nele. Os resultados poderiam ser melhores se Eles delegassem poder e fiscalizassem melhor seus subordinados.
8-Menosprezo ou ênfase inadequada em determinadas atividades:
Dar importância a aquilo que é menos importante e desprezar tarefas mais importantes a serem executadas.
9-Indefinição das prioridades e cobrança incompleta ou descontínua:
O pastor deve saber o que é mais importante e deve cobrar os subordinados continuamente..
10-Fragmentação ou superficialidade:
11-Excesso de reuniões ou burocracia interna:
O excesso de reuniões traz cansaço e é improdutível.Dentro do ministério tem que haver a simplicidade e menos complicação.
12-Indefinição das prioridades:
As prioridades tem que ser bem definido e ser seguido através de um planejamento.Não deve mudar a prioridade toda hora.
13-A má utilização dos recursos:
Economizar o máximo, sem desperdiçar o tempo e os materiais.
14-Mesa entulhada e desorganização pessoal:
A mesa deve estar sempre limpa e bem organizada.
15-Arquivo ineficiente:
O arquivo deve ser bem organizado.
16-Procrastinação:
O que dá para fazer hoje não deve deixar para amanhã.
IV- Dicas para economizar tempo:
O autor relacionou 7 técnicas para ajudar a economizar tempo:
1-Planejamento:
Toda hora aplicada no planejamento eficiente, poupa 3 ou 4 na execução , produzindo melhores resultados
2-Organização:
A organização é fator facilitador na execução das tarefas.
3-Delegação:
O pastor que sabe delegar bem as tarefas a outrem, ganha tempo para preocupar com outras coisas mais importantes.
A delegação da mais tempo para o pastor desenvolver sua vida espiritual.
Resultados obtido pela delegação de tarefas a outras pessoas:
1-A delegação de tarefas resulta em maior produtividade.
2-A delegação resulta em dar oportunidade a outras pessoas desenvolverem capacidade de liderança.
3-A delegação resulta em dar mais tempo ao líder desenvolver sua vida espiritual.
Algumas práticas que farão os líderes economizarem tempo:
1-Estabeleça metas: anuais, mensais e semanais a serem cumpridas.
2-Programe suas tarefas e atividades semanais e do dia, em função das metas estabelecidas.
3-Verifiquem as prioridades no momento da execução das tarefas.
4-Saber onde está sendo executado o seu tempo.
5-Estabelecer data e hora para início e o termino da atividade.
6-Eliminar os desperdiçadores de tempo.
7-Utilize agenda ou calendário das reuniões.
8-Crie lista de afazeres, para saber por onde começar.
9-Organize as tarefas.
10- Todas as informações importantes devem ser organizadas e de fácil acesso.
IV. Como realizar reuniões com criatividade:
1-Somente convoque reuniões quando necessário.
2-Estabeleça objetivos.
3-Elabore uma pauta, fixando o tempo de cada assunto.
4- Convoque somente pessoas envolvidas no assunto.
5-Mantenha o rumo da discussão.
6-Sintetize as conclusões.
7. As decisões devem ser acompanhadas e avaliadas.
Critério de classificação das tarefas e compromissos.
Conceito:
São pontos fundamentais para corrigirmos nossos desperdiçadores de tempo. Percebemos que algumas avaliação do critério estão distorcido, por exemplo:Algumas tarefas são importantes, mas não urgente; outras, são importantes e urgentes; algumas, não são importantes e nem urgentes.
A idéia principal não é corrigir todos os itens que levam o desperdício do tempo, até porque é impossível, visto que muito desses itens decorrem de fatores que não correspondem apenas o lado pessoal, como o ambiente de trabalho. Se focarmos e tentar resolver 04 ou 05 pontos crítico na nossa rotina cotidiana, teremos uma considerável melhoria nos resultados.
Administramos o tempo é fundamental nos dias atuais. O que podemos fazer, e aumentarmos a vida, ganhando tempo dentro dela.