Resumo de LIDERANCA
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Em síntese podemos dizer que, administração é o ato de ministrar. A palavra administração possui um significado simples, porém está envolvido por diversos fatores que contribuem para o sucesso de sua aplicação nas diversas áreas da sociedade. O termo “administração” vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Gerenciamento e organização estão presentes em todas as suas definições. Podemos dizer que administração é planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, usando recursos disponíveis para alcançar os objetivos propostos pela mesma. A administração é uma ciência social que está relacionada a todas essas atividades. Em toda organização é imprescindível que haja administração, é através dela que conseguimos alcançar os objetivos definidos. Os objetivos propostos pela igreja são acompanhados e transformados em ação pelo pastor, através da administração, com o propósito de alcançar tais objetivos.
A administração surgiu da necessidade do homem exercer as atividades para a sua sobrevivência sem a ajuda de seu próximo, aos poucos o homem foi descobrindo várias atividades as quais foram chamadas de administração, a qual se tornou um campo definido de conhecimentos científicos. Para muitos autores a administração não constitui uma ciência, ela só apareceu como ciência no fim do século XIX.
Alguns princípios da administração secular tem sido adotado pela igreja, mas nada faz com que ela se confunda com o mundo.
A igreja é uma sociedade separada do mundo e tem sua natureza e seus princípios fundamentados em Jesus Cristo o salvador, sua missão é cultuar a Deus, fazer com que seus membros vivam em comunhão, em obediência as escrituras sagradas, disseminando o evangelho através do testemunho de vida cristã.
Administrar é distribuir tarefas e fazer com que todos trabalhem e desempenhem suas tarefas com eficiência.
A palavra despenseiro (Gr. oikonomos) encontrada no Novo Testamento é raramente traduzida por mordomo (Lc 12.42) ou administrador (Lc 16.1), e eventualmente, como tesoureiro (Rm 16.23) ou curador (Gl 4.2). A responsabilidade do despenseiro (Gr. oikonomia) é traduzida por administração (Lc 16.2), dispensação (Cl 1.25) ou serviço (1Tm 1.4). O conjunto de palavras tem como radicais os vocábulos casa (Gr. oikos) e lei (Gr. nomos). No grego clássico, oikonomia significava, originalmente, a gerência de um lar, e oikonomos denotava o mordomo da casa. No latim, o termo é oeconomia, de onde se deriva o nosso vocábulo economia. Despenseiro equivale a ecônomo, originalmente um indivíduo encarregado da administração de uma casa grande (Cf. Isaias 22:19, 21; Lc 16:1-17).
No Novo Testamento, despenseiro (oikonomos) refere-se ao mordomo ou administrador da casa e das propriedades de um Senhor. Por isso deveria ser servo fiel e prudente para administrar em nome do seu senhor, o qual lhe delegava plenos poderes.
De acordo com (Gn 1.26, 28, 2.15) Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Éden e colocou a sua disposição toda sua criação e os deu autoridade para que dominasse e sujeitasse a natureza. O ser humano deveria representar o seu criador aqui na terra exercendo uma espécie de gerente ou mordomo. Sendo obediente ele seria fiel ao seu criador. Pois algum dia ele irá prestar contas ao seu criador.
Pela graça imerecida somos despenseiros e mordomos de Deus como suas criaturas, pois sendo fiel na administração dos dons que ele nos concedeu, ele nos confiará riquezas maiores e verdadeiras Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Pe 4.10).
Mediante a confissão de fé, a igreja isto é, seus membros, como despenseiros da infinita graça de Deus, tem deveres sob sua responsabilidade. E dever da igreja e de seus membros; pregar o evangelho a todas as nações, promover adoração a Deus em obediência as escrituras sagradas, lutar pela preservação da palavra de Deus, contribuir materialmente com os ministros da igreja, contribuir com os domésticos da fé, empenhar-se na prosperidade e expansão de todas as igrejas de Cristo, exercer atos de misericórdia.
Embora a igreja tenha sua natureza estruturada na regeneração em Cristo, alguns aspectos da administração secular são considerados importantes e de grande utilidade na vida da mesma. Em todas as definições de administração existem planejamento, organização, liderança e coordenação.
De acordo com o texto podemos dizer que tempo é vida, e precisamos saber administrá-lo. Saber gerenciar o nosso tempo é ganhar vida, quem não sabe administrar o seu tempo joga sua vida fora, pois um dia se vive apenas uma vez. Uma vez que nos foi dado a cada um 24 horas por dia temos que usá-las sabiamente. O tempo é algo valioso e não pode ser desperdiçado. Quem sabe aproveitar o seu tempo evita estresse, aumenta a produtividade economiza dinheiro. Se não podemos aumentar nossos dias de vida, só nos resta ganhar tempo dentro dela.
Um princípio semelhante chega até nós através de Efésios 5:16,’remindo o tempo porque os dias são maus”.