Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
CRESCIMENTO DA IGREJA
O DESAFIO DO CRESCIMENTO DA IGREJA
O Evangelho “em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo” Colossenses 1:6 - Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; O conceito bíblico de crescimento é amplo, e quando diz respeito a Igreja, quer dizer: desenvolvimento, aperfeiçoamento. No NT o crescimento da Igreja é identificado como “corpo”. Um corpo saudável cresce, da mesma forma a Igreja se tiver vida: cresce. O crescimento da igreja é o resultado do Evangelho sendo pregado com genuinidade e santidade, pessoas são salvas por Jesus, vidas são transformadas, igrejas são plantadas. Sua segunda epístola o apóstolo Pedro exorta os cristãos a crescerem “na graça e no conhecimento” do Senhor Jesus Cristo.
O CRESCIMENTO
A igreja primitiva cresceu rapidamente porque os crentes, cheios do Espírito Santo, evangelizavam todo o tempo Atos 5:42 - E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. E 8:4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. Como resultado viu-se o vertiginoso crescimento registrado no livro de Atos dos Apóstolos. A proclamação da Pala¬vra de Deus promove o crescimento e a edificação da igreja.
A NECESSIDADE DE UMA LIDERANÇA ESPIRITUAL
Líderes espirituais não são constituídos por eleição ou mesmo por instituições eclesiásticas, eles são forjados por Deus. A natureza espiritual da igreja necessita de uma liderança que esteja além dos limites do que é puramente humano que esteja disposto a pagar o preço. Liderança pode ser definida como influência, ou seja, a habilidade de influenciar a outros. Alguém só pode se considerar líder à medida que influencia outras pessoas a segui-lo. A liderança é a capacidade e o desejo de unir homens e mulheres num mesmo propósito.
CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
A liderança exige acima de tudo confiança. Um grupo somente crerá em um líder que deu mostras de visão e propósito, dando razões ao grupo para confiar, e a confiança está estritamente ligada ao caráter. Liderança Espiritual – Santidade.
Ser cheio do Espírito de Deus era requisito básico para a eleição de um diácono na igreja primitiva Atos 6:3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.. É o poder do Espírito Santo que enche o líder de ousadia, impregna no coração do líder paixão pelas almas.
FÉ
As Escrituras ensinam que “sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.. Os líderes do AT e do NT viam o decurso da história sob o prisma da fé num Deus soberano sobre tudo e sobre todos, cuja providência abrange todas as coisas, não viam como os historiadores de hoje de um prisma puramente secular.
Por isso o pastor-mestre-treinador é peça fundamental para o crescimento da igreja e assim deve ser um homem de visão, descentralizador, treinador, que treina os seus líderes para a obra do ministério e todos treinam a igreja. Um pastor que não se atualiza nas estratégias verá a sua igreja penar. O lidere devem ser: Fiel, Disponível e Ensinável.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018