Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
LIDERANÇA
CONCEITOS BÁSICOS DE LIDERANÇA
Um gerente de chefia fundada em liderança total com força de liderança e uma liderança que gera resultados, que gera alternativas, decisões, deliberações, ação individual e grupal, que gera planejamento em épocas de incertezas, um chefe cuja liderança gera através das Relações Humanas um clima organizacional de cooperação, satisfação e produtividade.
DIFERENÇA ENTRE CHEFIA E LIDERANÇA
A grande verdade é que não existe uma terminologia exata, diferenciada, uma semântica particular para cada linha de palavra quando se trata de assuntos tidos como "não científicos" como é o caso da Administração. Não vamos nos perder em conceituações, mas apenas expor algumas relações que achamos fundamentais no processo de “influenciar pessoas”. O Líder é aquele que aparece no grupo, o que muitas vezes vai à frente, é o que tem poder do prestígio e não da posição. É claro, se tratando de uma liderança democrática. O Líder é aquele que exerce uma influência, obtendo das pessoas maior cooperação e menor oposição ou nenhuma oposição.
Nem todo líder é chefe, nem todo chefe é líder.
É isto mesmo.
• O líder é aquele que conquista, que cativa, que doutrina, que desenvolve a automotivação.
• O chefe nem sempre cativa, impõe; nem sempre conquista, domina.
• O líder influencia nas idéias e, através delas, move os atos.
• O chefe move os atos e, através deles, influencia as idéias. E a grande pergunta é esta. O que você gostaria de ser, fazer, agir? Influenciar as idéias e através delas mover os atos (e motivação vem de movere, o que move os homens)? Mover os atos e através deles influenciar as idéias?
• O líder, o gerente e o chefe têm uma coisa em comum: direito de mandar e poder de fazer-se obedecido, comunhão com o poder, com a autoridade.
• O líder tem o poder do prestígio, o chefe que não é líder tem o poder da autoridade “seca”, apenas autoridade, autoridade de posição, de mando, e não de comando.
• O poder do chefe não líder é o poder da cadeira, o poder do líder é o poder da comunhão grupal, da representação dos sentimentos, razões e ação do grupo.
E O QUE FAZ O CHEFE? O QUE FAZ O LÍDER?
Se o chefe dirige um departamento financeiro, ele precisa administrar, através de seus objetivos setoriais, recursos de economia, liquidez, minimização de custos, fluxo controlado de caixa. Gerir na cabeça das outras gerências, seus clientes, a idéia de maximização de lucros, mas com minimização de custos etc.
Para terminar, perguntamos: O que é mais importante no processo da direção: ser um chefe, um líder ou um gerente? Sem querer fazer jogo de palavras, diremos que é ser um chefe de liderança gerencial, ou um gerente de chefia fundada em liderança total. Um chefe com força de liderança e uma liderança que gera resultados, que gera alternativas, decisões, deliberações, ação individual e grupal, que gera planejamento em épocas de incertezas, um chefe cuja liderança gera através das Relações Humanas um clima organizacional de cooperação, satisfação e produtividade.
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
O que se pede a alguns gerentes é que eles sejam eficazes, isto é, capazes de chegar com sua Empresa ao outro lado dos resultados, ao outro lado da plena realização que é a margem total do Lucro e da Satisfação. O que se pede na eficácia é que eles saibam levar sua empresa através do rio abundante das organizações humanas.
DIFERENÇAS ENTRE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
A pessoa eficiente está preocupada apenas em trabalhar, cumprir seu cargo, a pessoa eficaz está preocupada em resultados. Ela sabe que só conta ponto o resultado final, independente de esforço, atividade e tempo. Já a pessoa voltada para a eficiência se concentra no esforço, na atividade de ação. Ela raciocina que o esforço MAIS atividades VEZES o tempo de concentração contam muitos pontos.
MODELO CRISTÃO
É o tipo de líder que se espelha em Cristo e em seus ministros procurando um padrão de conduta para exercer o ministério. É o líder que procura ganhar a confiança de seus liderados atendendo aos requisitos bíblicos sem desmerecer sua responsabilidade, sabendo aproveitar a capacidade dos outros e acima de tudo se entrega com amor ao seu ministério. O líder cristão não segue os padrões e estilos de liderança do mundo. Não se deve entender, obviamente, que os negócios dessa vida são nossas obrigações como cidadãos então pode aplicar esse versículo ao embaraço que certas armadilhas nos causam.
Devemos procurar conhecer bem os liderados. Não dar liberdade tal que mais tarde não se possa verificar ou cobrar. Ficar de olho nas “panelas” e seus propósitos. Evitar que se faça injustiça entre os irmãos, para que os conflitos não se multipliquem, enfim, devemos confiar naqueles que podem nos ajudar, mas não dar oportunidade para que alguém se deixe levar pelos perigos.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018