Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA BÍBLICA
A própria bíblia nos ensina a dá muita importância à história, os fatos bíblicos tem âncoras fincadas na história, varios livros dos profetas emitem a época que escritos, algumas referências ou ligações históricas, confirmam a veracidade dos relatos e juntamente no texto pode-se notar milhares de citações geográficas, pode-se li remente através da narrativa bíblica fazer um paralelo entre as histórias bíblicas e seculares; um exemplo os 66 livros bíblicos 13 são puramente históricos e muitos outros divulgam muitos relatos históricos com grande importância!
Por exemplo as Passagens como 1º Reis 15.22 que diz: o rei Asa fez apregoar por toda Judá que todos, sem exceção, trouxessem as pedras de Ramá, e a sua madeira com o que Baasa edificara; e com elas edificou o rei Asa a Geba de que Benjamim e a Mizpá”. São difíceis de serem compreendidas, temos presente em pesquisar em enciclopédias bíblicas e referências. Também as passagens de Neemias 1.1, que diz: "As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo estando eu e Susã a Fortaleza", que possuem referências históricas e geográficas.
Observada pelo estudo da geografia, muitas vezes confundido com a historia estudo histórico.
O que é a geografia?
segnifica
A palavra geografia segnifica, etimologicamente, "descrever a terra", Geo + Grafia, esta ciência até o século 19 limitava-se a descrever a terra, e também a explicar os fatos atualmente.
existem várias definições de geografia.
o alemão Alfred Hettner a geografia é o ramo de estudos da diferenciação regional da superfície da terra e das causas dessa diferenciação.
para Richard Hartshorne o objetivo da geografia é "proporcionar a descrição e a interpretação de maneira precisa, ordenada e racional do caráter variável da superfície da terra".
A Enciclopédia Mirador Internacional observa: "Tomar como tal apenas a face exterior da camada sólida líquida, iluminada pela luz do sol, equivale a suprimir no campo de interesse geográfico as minas e a atmosfera.
os fenômenos meteorológicos e se configuram os tipos climáticos de profunda influência na vida de todos os seres e, particularmente na vida humana". ( base da apostila em si)
o Dicionário Aurélio a descrição de geografia é: "Ciência que tem por estudo a descrição da superfície da terra, o estudo dos seus acidentes físicos, climas, solos e vegetações e das relações entre o meio natural e os grupos".
Agora no Geografia (do grego geo = terra; grafia = descrição, tratado, estudo) é a Ciência que estuda a Terra na sua forma. estuda os acidentes físicos; o clima; as populações, as divisões políticas etc. aqui ela a Geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas: a Geografia Humana, a Geografia Econômica, a Geografia Física, a Geografia Política e a Geografia Histórica, dentre outras.
A Geografia Humana estudar os agrupamentos humanos, relações com a Terra: divisão do espaço; culturas às condições naturais, a organição para explorar os recursos da natureza
A Econômica estuda os recursos econômicos - de origem vegetal, animal e mineral - vigentte nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração.
A Física estuda os traços físicos das diversas regiões da terra, entre o relevo, clima, vegetação, fauna e da flora.
A Política estuda a influência da geografia na política, o poder de um país, geografia física e humana, e tambem estudo do reparto político da terra.
A História reconstrói os aspectos humanos, econômicos, físicos e políticos das região do passado. Exemplo a Geografia do Mundo Bíblico, que estudar as diversas regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.
A Geografia do Mundo Bíblico
A Geografia Bíblica é um estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influência do ambiente na vida de seus habitantes".
A ela é uma disciplina, que auxilia a todos que querem conhecer melhor a História Sagrada e o texto bíblico através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, as características físicas, os recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões citadas na Bíblia. Ela também nos permite localizar e os relatos bíblicos onde foi ocorrido , auxiliando-nos a reconstrução dos eventos.
a Geografia Bíblica, nos aujda a compreender os séculos que aconteceram para a conquista da terra de Canaã pelos israelitas, já que seremos capazes de identificar as características culturais e localização dos diversos povos que habitavam as diferentes regiões da Palestina no momento da chegada dos hebreus; apontar os variados acidentes físicos que dificultavam os deslocamentos; localizar, no mapa, de batalhas etc.
O Mundo Bíblico:
Mundo Bíblico localizado se hoje nas regiões conhecidas como Oriente Médio e mediterrânicas (Procurar adquirir na Internet ou mapa do Mundo Bíblico). Podemos apontar como áreas limites do Mundo Bíblico a Península Ibérica, à ocidente, e o atual Iraque, à oriente. Os países nessas regiões são o Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, os diversos países balcânicos, Turquia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque, Irã, Arábia Saudita e vários emirados árabes (use o um Mapa Mundo localizado estas regiões)
Principais áreas do Mundo Bíblico:
Mesopotâmia
(Meso = entre; potamos = rios) - região marcada pela presença de dois grandes rios, a agricultura: Tigre e Eufrates. área, no decorrer da História, surgiram grandes e poderosos impérios: o Sumério, o Acadiano, o Babilônico e o Persa.
Península Arábica - extensa península, áreas férteis e desertos. O reino, o de Sabá.
Egito - Nordeste do continente Africano. a Mesopotâmia, fertilidade garantida pela presença do rio Nilo, região mantem um grande Império, o Egípcio.
Canaã - região estratégica passagem entre as diversas regiões do Mundo Bíblico. Reunia a Síria e a Palestina. diversos povos, filisteus, os fenícios, e os próprios hebreus.
Europa - Cenário de importantes Impérios, como o Macedônico= Império de Alexandre, que reuniu a Grécia, a Macedônia e o Oriente Médio, e o Romano, que a partir da cidade de Roma, atual Itália, o Norte da África e o Oriente Médio.. A Europa faz-se presente na Bíblia, nos livros do Novo Testamento.
Traços físicos e elementos de paisagem:
. muitas passagens bíblicas que revelam a historia a geografia deste lugares por exemplo:
o texto bíblico traços físicos elementos de paisagem região ou localidade se refere: Êxodo 25:10 / Deuteronômio 32:13-14 / Jó 39: 1, 5, 9, 13, 18, 20, 26, 27 / Juízes 6:11 / Mateus 21:18-19 / Números 11: 5 / Números 31:21 / Ezequiel 22:18-20 / Josué 3:16 / Atos 27:27 / II Crônicas. 3:1 / Mateus 3:1
O ser humano, tempo, para alimentar-se, vestir-se, divertir-se, constantemente, contato com a natureza povos, transformando-os e interagindo com eles. o povo de Israel os primeiros cristãos. vida diária, indivíduos agiram espaço, relação com a geografia, , foi um elemento importante no desenrolar da História Sagrada.
a Bíblia devemos, portanto, se possível, procurar ter sempre à mão mapas geografia humana, econômica, física e política do Mundo Bíblico.
A necessidade da Geografia Bíblica.
geografia teologia, realmente um interesse no conhecimento das diferentes áreas relacionadas com as Sagradas Escrituras, boa parte da bíblia tem caráter histórico geográficas, como então ignorá-las texto bíblico? A geografia bíblica nos leva um conhecimento melhor, mais detalhado do texto bíblico, a geografia bíblica do painel Deus criou a vida, e escreveu o seu livro sagrado".
Como um exemplo vamos citar aqui Joel 3:18 profecia, trata de uma referência totalmente geográfica, explicar profecia dados geográficos nela contido? “ exemplo os montes destilarão mosto, e os outeiros rios de Judá estarão cheios de águas; sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o Vale de Sitim”.
os 66 livros é também um documento histórico com muita informações importantes acerca do passado da humanidade período do império grego geografia e história secular.
atualmente a história da origem da humanidade existem duas orientações diferentes: a) a evolucionista e b) a bíblica, duas mais importantes existem expressão. E estuda pode-se aprender como realidade tanto uma quanto a outra.
colégio tiver orientação protestante, judaica muçulmana “deverá” ensinar a criação bíblica ensinar evolucionismo , orientação religiosa for secular é ensinar o evolucionismo como correto e nem tocar no assunto da criação.
As expedições arqueológicas orientações diferentes os fatos bíblicos outras trabalhando para refutá-los, as ciências cientistas dizem - é impossível a vida ter surgido por meios naturais, Deus nada criou
,logo este estudo estuda também sobre a história da origem do homem, temos uma disciplina específica (Antropologia).
MONTES
Influênciam muito a cultura judaica, pois eles passaram 400 anos do cativeiro egípcio num local de terras planas aonde raramente chovia, e sob comando de Moisés passaram a habitar, com chuvas abundantes e terra bastante fértil. os Salmos de Davi falam dos montes, o salmo 125. Do Êxodo para cá os montes da
terra de Canaã povo de Israel, as cidades são construídas sobre eles forma de proteção.
Um monte é uma elevação natural de terra maior do que o outeiro e menor do que a montanha. Sem medidas de altura ou volume de terra, para se classificar com exatidão
Como são muitos, vamos classificá-los neste item de modo diferente, antes de estudá-los vamos fazer um pequeno índice:
Montes Palestínicos
Montes de Judá
Os montes de Judá estão ao sul dos montes de Efraim. elevações existem verdes vales, deságuam no Mar Morto e Mediterrâneo. Os:
Monte Sião
Localizado na parte leste de Jerusalém, o monte.com 800 m de altura do nível do mar, e é alta montanha de Jerusalém, monte constantemente citado nas Escrituras.
habitado pelo Jebuseus, que foram expulsos do local e tomaram Jerusalém foi o grande rei Davi.
monte é uma fortaleza natural para Jerusalém, por isso Sião passou a ser a capital de Israel, e Jerusalem chamada de Sião. Mais tarde o rei Davi mandou que fosse trazido a arca da aliança para Sião e então o monte passou a ser considerado sagrado pelos hebreus; considerada também como a Casa de Deus.
O termo Sionismo era o movimento que visava a recriação do estado de Israel, também a igreja de Jesus Cristo é conhecida como Sião celestial.
Monte Moriá
nesse monte que Abraão preparou seu filho Isaque para ser dado em sacrifício. Localiza-se a leste de Sião, possui uma altura média de 800 m do nível do mar, e sua forma é alongada.
Salomão construiu o templo neste monte, o seu nome significa "temor" em hebraico.
Monte das Oliveiras
Localiza-se no setor oriental de Jerusalém aproximadamente 3 km de comprimento, na parte ocidental deste monte fica o jardim das oliveiras.
Monte da Tentação
Depois do batismo no rio Jordão Jesus foi levado pelo Espírito a este monte onde passou 40 dias em completo jejum, foi tentado pelo diabo, mas, manteve-se firme, o texto bíblico não traz o nome deste monte, mas de acordo com o cenário e com a localização
Distante 20 km a leste de Jerusalém ele se eleva a quase 1.000 m acima do nível do mar,
Montes de Efraim
Essa região montanhosa abrange a área de Efraim, pela metade dos Manassitas, benjamitas. região é conhecida por outros nomes: monte de Naftali, monte de Israel e monte de Samaria.
Monte Ebal
Localiza-se a norte da a atual cidade de Nablus, de solo o árido tem 300 m de altura, e 1.000 m do nível do mar.
Monte Gerizim
Possui 230 m de altura, nele foram abertas muitas cisternas para se guardar as águas da chuva. Atualmente é conhecido como Jebel-et-Tor.
Montes de Naftali
Os montes de montanhoso ao norte da terra santa, e abrange a região da Galiléia; a tribo de Naftali ficaram com grande parte deste território na divisão das doze tribos após a conquista sob liderança de Josué.
Monte Carmelo
Os 450 profetas de baal, foram desafiados por Elias neste monte.
No norte da cordilheira corre o rio Quisom, onde os 450 profetas foram exterminados. Ele avança para dentro do mar mediterrâneo, e do alto é possível se ter uma das visões mais lindas do oriente médio.
Monte Tabor
Possui 320 m de altura, e na verdade um monte solitário, ele fica a 10 km de Nazaré e a 16 km do mar da Galiléia.
Ele faz parte da história de Débora e Baraque e de Gideão, nos dias de Oséias, foi construído sobre ele um santuário pagão, contra o qual profetizou - Oséias 5:1.
( apostila)
Monte Gilboá
O seu nome significa "fonte borbulhante", e nele morreram em combate Saul e seu filho Jônatas, dai vem o texto de 2 Samuel 1:21.
Monte Hatim
Localiza-se nas proximidades do mar da Galiléia também chamado de "cornos de Hatim", é pequeno, não ultrapassou 180 m de altura, do seu topo pode-se avistar todo o mar da Galiléia, possui dois picos principais e tem aparência de chifres.
Montes Transjordanianos
A transjordânia fica ao oeste do rio Jordão, e esta região é mais plana, portanto estes montes são conhecidos como montes de planalto.
Monte de Gileade
Na antiguidade a região era famosa por sua fertilidade, produzindo muitos cereais, frutas e oliveiras.
Monte de Basam
Constitui-se num grande e fértil conjunto de montanhas, ao sul do monte Hermom, e a oeste da região desértica da Síria e da Arábia, a leste do Rio Jordão e do mar da Galiléia, e ao norte do vale de Yamurque.
No Antigo Testamento esta região era coberta de cedros e carvalhos, e lá eram apascentados numerosos rebanhos.
Monte Pisga
Em Deuteronômio 34:1-6 se lê - "Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo,
O Monte Pisga está localizado na planície de Moabe, a 15 km a leste da desembocadura do rio Jordão, possui 800 m de altura e também é conhecido como monte Nebo.
Monte Peor
Localizado nas imediações do monte Pisga, seu nome significa: "abertura" em hebraico, nele era adorado o deus baal-peor.
Monte Sinai
Constitui-se numa península montanhosa localizada entre os golfos de Suez e Acaba. Foi nesta região que Deus apareceu a Moisés, e da sarça ardente o chamou para libertar o povo hebreu das garras do faraó.
Mares da Terra Santa
A definição de Mar da Enciclopédia Barsa é: "Conjunto da massa de água que cobre a maior parte da superfície terrestre. Em sentido estrito, parcela dos oceanos adjacente a terras emersas"; mas em alguns casos, Mares tais como o Mar da Galiléia não possuem ligação com os oceanos, na verdade alguns grandes lagos são conhecidos como Mares por possuírem água salgada, ou porque teria sido nomeado deste modo na antiguidade. O dicionário Aurélio define: "Mar é qualquer massa de água salgada do globo terrestre".
Mar Mediterrâneo
Este Mar aparece nas escrituras com outros nomes: Mar Grande, Mar Ocidental, Mar dos Filisteus, Mar de Jafa; muitas vezes ele é tratado simplesmente de Mar, e existe um forte motivo para isto, visto que os povos bíblicos não estenderam seus domínios exploraram o atlântico ou índico, mas a sua história concentra-se neste Mar. Muitos povos da antiguidade possuem a origem de suas histórias ligadas a este Mar.
A navegação sempre tomou a frente na economia de todos os antigos países que Margeavam o mediterrâneo, mas Israel nunca explorou muito bem a navegação, por dois motivos principais: A) Os israelitas davam muito valor à família e não trabalhavam na navegação para não se separar dela, B) As águas do mediterrâneo que banham Israel são em sua maioria bastante rasas o que dificultava o acesso a grandes navios.
Jope era o único porto do mediterrâneo utilizado por eles para grandes embarcações, mas havia muitos outros portos para pequenas embarcações.
Outra boa pesquisa sobre o Mar Mediterrâneo segue abaixo:
Em torno do Mare nostrum, como os romanos chamavam o Mar Mediterrâneo, desenvolveu-se a civilização ocidental. O clima ameno da região, as costas recortadas, a oferecer abundância de portos, e a situação geográfica da Europa, a África e a Ásia -- facilitaram durante milênios as trocas comerciais e culturais entre os povos litorâneos.
O Mar Mediterrâneo é um Mar continental situado entre a Europa, a Ásia e a África.
No sudoeste, o canal de Suez faz a ligação com o Mar Vermelho.
. Extensas e numerosas, as ilhas incluem as Baleares, a Córsega, a Sardenha, a Sicília, as Jônicas, Creta, as Cíclades, Rodes e Chipre.
Geomorfologia e clima. Durante muito tempo se acreditou que o Mediterrâneo era o principal remanescente do antigo Mar de Tétis, que supostamente teria existido entre os hipotéticos períodos carbonífero e cretáceo, quando o Mar Cáspio dele se separou e isolou-se como um lago. Mas no fim do século XX, porém, já se sabia que se tratava de uma bacia de formação mais recente.
Uma cordilheira subMarina entre a Sicília e a costa africana divide a bacia mediterrânea em duas partes -- ocidental e oriental -- diferenciadas em bacias menores: de oeste para leste, a de Alborán, a argelina, a tirrena, a jônica e a levantina. A profundidade máxima, de 5.121m, se encontra no Mediterrâneo oriental, no Mar Jônico, ao sul da Grécia.
O clima característico da região é temperado e seco, com variações locais determinadas por influências do oceano Atlântico, do deserto de Saara, da frente polar e das regiões continentais dominadas por altas pressões. No verão, o calor
provoca grande evaporação das águas Marinhas, enquanto um permanente centro de baixas pressões atrai os ventos da África e Europa. De acordo com a época do ano, predominam os ventos secos e quentes do deserto africano (o siroco) ou os ventos frios do noroeste (bora e mistral). Chove mais na região oeste, sobretudo no outono e no inverno.
Hidrografia.
nO Mediterrâneo a perde do volume de agua por evaporação é treves maior do que a agua que entra ao rio Nilo, o Pó, o Ródano, o Ebro e o Danúbio derramado no mar negro. A conseqüência, é um fluxo permanente de águas superficiais do oceano Atlântico, sobre o estreito de Gibraltar. tal corrente, muito intensa no verão, a evaporação é máxima, é o componente mais constante da circulação de águas no Mediterrâneo. O Mar Negro contribui através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e o Mar de MárMara.
A temperatura das águas superficiais é alta no Mediterrâneo oriental, menos no ocidental. As águas quentes são as do golfo de Sidra, na Líbia, com a medida médias de 31o C no verão. As águas frias no extremo norte do Adriático, no golfo de Trieste, sendo que a temperatura no inverno baixa , tendo, às vezes, formação de gelo em épocas mais frias.
A salinidade é elevada, de 3,8% (nos oceanos se mantém próxima de 3,5%). Bastante escassez de elementos nutritivos, as estreitas plataformas continentais e seus limites intercâmbio, as águas superficiais e profundas determinam uma pequena pobreza biológica. A superexploração dos recursos Marinhos do Mediterrâneo é um problema que espera solução
Algumas descobertas jazidas de petróleo próximas à Espanha, Sicília, Líbia e Tunísia, além de gás natural no Mar Adriático. Mas algumas regiões próximas do Mediterrâneo se especializaram na produção de azeitonas, frutas cítricas, uvas e cortiça. O turismo uma grande fonte de divisas ,em países mediterrâneos.
emumeros episódios da história da humanidade ocorreram no Mediterrâneo. os primeiros núcleos do Oriente Médio e do Egito, a civilização cresceu-se pelas ilhas e pelo litoral grego e, pelo Mediterrâneo ocidental.
séculos anteriores à era cristã, Roma se impôs sobre as civilizações grega e cartaginesa e conseguiu unificar politicamente todo o Mediterrâneo. O cristianismo expandiu-se pelo império e foi também aceito pelos povos bárbaros que, desde o século V, se introduziram no oeste europeu. Mediterrâneo, foi conquistado pelos muçulmanos isso não impediu o florescimento de um próspero comércio. Desenvolvendo numerosas cidades costeiras, como Valência, Barcelona, Marselha, Nice, Gênova, Nápoles, Veneza, Alexandria, Trípoli, Túnis e Argel.