Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
] Liderança
A liderança pode ser definida como a capacidade de unir e manter coeso o grupo. Dentro de qualquer grupo social o líder é a peça principal catalisadora das energias individuais.
A eficiência diz respeito ao fazer enquanto que a eficácia diz respeito ao resultado. Os chefes, diretores, presidentes, professores, gerentes, dirigem, mas não são líderes enquanto não obtém participação espontânea do grupo.
Os três tipos principais de direção são: a direção autocrática ou ditatorial, a direção laissez faire, e a direção liderada.
A direção autocrática é a direção do ditador que não se importa em saber o que seus subordinados estão pensando. É uma pessoa irritável, brutal, colérica e egoísta.
A direção laissez faire deixa como está para ver como é que fica.
A direção liderada procura concentrar toda atenção sobre as atitudes e interesses dos subordinados que são tratados como colaboradores.
O chefe maquiavélico utiliza de intrigas para liderar.
O chefe vaidoso torna-se chefe por causa do título.
O chefe instável, os seus subordinados não conseguem seguir as suas instruções por causa das mudanças ocasionadas por este chefe.
O chefe paternalista tem com os seus liderados um relacionamento de pai e filho.
Os dez mandamentos de um líder: respeitar o ser humano. Confiar no grupo. Evitar crítica a qualquer pessoa em público, sempre elogiar. Dar exemplos. Evitar dar ordens e procurar a cooperação. Dar a cada um o seu lugar. Evitar tomar a responsabilidade do outro. Consultar os membros do grupo, ante de qualquer resolução. Antes de agir explicar. Não tomar parte na discussão.
A capacidade de influenciar os liderados, talvez seja o fator determinante no sucesso ou fracasso de um líder.
Modelo cristão: é o tipo do líder que se espelha em cristo e em seus ministros procurando um padrão para exercer o seu ministério.
Requisitos para ser um bom líder cristão: modesto, hospitaleiro, ter bom testemunho, ser irrepreensível não dado ao vinho, bom pai, sóbrio, apto a ensinar e a exortar. Estudar sempre, orar, atualizar e vestir-se bem.