Resumo de LIDERANCA
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Nos anos setenta, o país recebe o impacto da terceira onda pentecostal,
vinda junto com uma crise econômica sem precedentes, crise internacional
do petróleo e emergido em uma ditadura militar tentando resolver os
problemas básicos do povo mais pobre. Dessa onda surgem o Salão da
Fé(1975), a Igreja Universal do Reino de Deus (1977)6, a Igreja
Internacional da Graça(1980) e várias outras. Seu discurso básico,
presente em todo momento é a cura divina, porém com uma doutrina
diferente dos pentecostais anteriores. Todas as aflições são resultante da
onipresença de demônios na vida. A saída é o exorcismo, a freqüência
constante aos cultos e a aplicação das várias terapias recomendadas pelo
movimento. O movimento que foi chamado de "neo-pentecostal”, colocou
em primeiro lugar a saúde do corpo, a prosperidade e a solução dos
problemas psíquicos, colocando-as como resultado imediato da busca do
sagrado. Ficaram para traz as preocupações escatológicas e até mesmo glossolalia. Há há uma grande disparidade teológica entre as igrejas
néopentecostais: alguns são predestinacionalistas, outros sabatistas, etc.;
herança do pentecostalismo clássico e deutero.Foi fundada em 1960 no bairro Botafogo, RJ, pelo missionário canadense
Walter Robert McAlister. A igreja surgiu como conseqüência de seu
programa radiofônico A voz de Nova Vida. McAlister é oriundo de família
pentecostal, e sempre se dedicou a atividade missionária, trabalhando
como evangelista em vários países, onde nas Filipinas tem uma
experiência profunda na libertação de demônios. No ano de 1979 a Nova Vida foi implantada no Estado de São Paulo pelo
seu líder. Contudo não obteve o mesmo sucesso entre os paulistanos,
possuindo atualmente apenas dois templosbispos à frente da Nova Vida, com Tito Oscar na presidência. Em seguida
retornou aos EUAComo o cargo de bispo aponta, o governo eclesiástico da Nova Vida é
episcopal. Contudo, desde 1975, as congregações ganharam autonomia e
independência administrativa, tornando-se congregacionais, mais
democráticas e autônomas. Atualmente a igreja cresce pouco pois seu público alvo é a classe média
que é pouco receptiva aos métodos pentecostais. Outro motivo é a forte
concorrência das outras igrejas neopentecostais, além da diminuição dos
fenômenos extáticos e carismáticos em seus cultos.A Igreja Universal surgiu no cenário nacional em 1977 numa sala de uma
ex-funerária no bairro da Abolição, subúrbio da zona norte do Rio., fundada
por Edir Bezerra Macedo, carioca, filho de migrantes nordestinos. Seu pai
era comerciante, sua mãe dona de casa. Edir é o quarto de uma série de
33 filhos, dos quais 10 morreram e 16 foram abortados por terem nascido
“fora de época”. e Romildo, foram consagrados pastores na Casa da Benção pelo
missionário Cecílio Carvalho Fernandes. Com sua experiência com
números e dinheiro, Macedo se tornou tesoureiro da Cruzada. Dois anos
depois, nova cisão. Desentendendo-se com os irmãos Coutinho, Edir e os
outros dois, além do bispo Carlos Rodrigues, fundaram a Universal. Entre
uma cisão e outra, Macedo pregou de casa em casa, nas ruas, em praça
pública e cinemas alugados.No começo, o missionário R. R. Soares era o líder da Universal e seu
principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Macedo
surgiu como o novo líder. O estilo autoritário e centralizador de Macedo
contribuíram e muito para a derrocada de Soares. No final dos anos 70 os
dois chegaram a um impasse. Macedo propôs que a disputa fosse
resolvida por meio de uma votação do presbitério. Macedo venceu o pleito.
Soares foi recompensado financeiramente, e desligou-se da Universal, O bispo Macedo foi morar nos EUA em 1986 com o intuito de expandir a
Universal pelo mundo. Pretendia criar um núcleo de evangelismo mundial
enviando os estrangeiros lá convertidos como missionários para seus
países de origem. Em 1990 optou em investir na clientela espanhola.
Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países, seus templos
chegam a mais de três mil, e possui mais de um milhão de membros.
Embora fartos de simbolismo e pródigos em manifestações sobrenaturais,
os cultos da Universal caraterizam-se pela simplicidade. Além de simples,
sua liturgia é despojada, sem roteiro rigidamente preestabelecido a ser
seguido. Não existe um momento certo para orar, cantar, exorcizar ou
ofertar. Os pastores detêm liberdade na direção do culto. Comanda o culto
do princípio ao fim. Quanto às correntes de oração, no rituais de exorcismo
e de unção e à oração com imposição de mãos, o pastor conta com o A igreja exige muito de seu pastores e obreiros, pois funciona como um
verdadeiro “pronto-socorro espiritual”. Seus apelo às pessoas é “pare de
sofrer”. Assim os pastores e obreiros têm de estar sempre de plantão. Sua
membresia é formada por pessoas carentes, sofredoras e marginalizadas.
Pesquisa realizada pelo ISER revela que 91% dos seus membros recebem
menos de 5 salários mínimos, 85% não passaram do primário, 60% são
pardos e 24% negros. céus é aqui na terra. Enfim, prega a Teologia da Prosperidade. Ela também
não desenvolve atividades assistenciais para seus membros. Neste caso, a
ação social da igreja se restringe aos de fora. No Rio mantém dois
orfanatos e dois asilos e oferece curso de alfabetização de adultos até a 4a
série reconhecido pelo MEC. Em São Paulo assumiu a direção da
Sociedade Pestalozzi, que possui escolas e sustenta projetos assistenciais
para crianças excepcionais. Atua em delegacias e presídios. Criou a ABC,
Associação Beneficente Cristã, em 1994 para combater a fome. A Universal cresceu meteoricamente na década de 80. Quando completou
três anos, em julho de 1980, tinha apenas 21 templos em 5 Estados. Em
1982, dobrou, passou a ter 47 templos em 8 Estados. Em 1983, chegou a
62 templos e alcançou mais um Estados, Em 1984, avançou para 85
templos em 10 Estados. Em 1985 saltou para 195 templo em 14 Estados e
no DF. Em 1986, atingiu a marca de 240 templos em 16 Estados. Em 1987,
tinha já 356 templos em 18 Estados, 2 em NY e mais 27 “trabalhos
especiais” em cinemas alugados. Em 1988, além de 26 “trabalhos
especiais”, possuía 437 templos em 21 Estados e Brasília. E em 1989,
somava 571 templos. Nestes nove anos o número de templos da Universal
cresceu 2.600%. Em 1998, já presente em pelo menos 50 países, a
Universal estava fundando um templo por dia em média e possuía mais de
3000 deles no Brasil, e 700 no exterior. A Renascer foi fundada na capital paulista em 1986 pelo casal Estevam
Hernandes Filho, ex-gerente de marketing da Xerox do Brasil e da Itautec,
e Sônia Hernandes, nutricionista e ex-proprietária da butique La Belle
Femme.Toda a família de Estevam é de origem espanhola se converteu a
uma igreja pentecostal. Aos 20 anos ingressou na Pentecostal da Bíblia do
Brasil, depois freqüentou Cristo Salva e a Evangélica Independente de Vila
Mariana, das quais adotou a ênfase musical como recurso evangelístico.
Já Sônia, cuja família era da IPI (Igreja Presbiteriana Independente), da
qual seu pai é presbítero, aceitou Jesus aos 5 anos e foi batizada no
Espírito Santo aos 12.Rodovalho é vem de família kardecista.A vida de Rodovalho mudou
radicalmente quando matou por acidente, na fazenda dos pais, o caseiro
da fazenda. O adolescente Robson com 14 anos ficou desequilibrado
emocionantemente, com tiques nervoso e frustrado com os guias que não
o ajudaram. Decepcionado, um ano depois, converteu-se num
acampamento realizado pela mocidade da IPB. Seus pais logo se
converteraEm 1976 foi consagrado pastor e fundou a Comunidade Evangélica, cuja
terminação Sara Nossa Terra só foi adotada em 1992. Para diferenciá-la
das demais. Em 1997, adotou governo eclesiástico episcopal, ocasião em
que Rodovalho foi consagrado bispo primaz. seqüência de cultos durante 7 ou 9 dias e até por 12 semanas
consecutivas. A quebra da corrente, isto é, a ausência do fiel em algum dos
cultos em que se prontificou a comparecer, impede a recepção da bênção
esperada em razão da ruptura do elo que começara a se estabelecer entre
ele e Deus. Atribui-se a culpa pela quebra da corrente aos demônios.