Resumo de LIDERANCA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Os capítulos finais dos livros de Juízes e Rute descrevem as condições reinantes nos dias de líderes heróicos como Débora, Gideão e Sansão. Sem referências cruzadas às atividades de qualquer dos juízes particulares nomeados nos capítulos anteriores, é difícil datar esses acontecimentos de modo específico. Os rabinos associaram a narrativa de Mica e da migração danita à época de Otoniel; mas, devido à ausência de detalhes históricos é impossível certificarmo-nos de quão dignas de confiança são essa e outras tradições rabínicas similares. O máximo que se pode fazer é limitar esses eventos aos dias “... em que julgavam os juízes ...”e nos quais “....não havia rei em Israel” (Rt 1.1 e Jz 21.25).
Mica e seu santuário servem de exemplo da apostasia religiosa que prevalecia nos dias dos juízes. Quando Mica, um efraimita, devolveu 1.160 siclos furtados de sua mãe, ela deu 200 siclos a um ourives, o qual fez uma imagem de escultura, esculpida em madeira e recoberta de prata, bem como outra imagem fundida feita inteiramente de prata. Com esses símbolos idólatras Mica estabeleceu um santuário, ao qual acrescentou uma estola sacerdotal e ídolos do lar, tendo nomeado ainda sacerdote a um de seus filhos. Quando um levita de Belém por acaso fez parada nessa capela, sobre o monte Efraim, Mica firmou com ele um acordo, contratando-o como seu sacerdote oficial, na esperança de que o Senhor faria prosperar o seu empreendimento.
Cinco danitas, enviados como grupo de reconhecimento para localizar mais terras para sua tribo, pararam no santuário de Mica afim de pedir conselhos de seu levita. Após ser-lhes assegurado o sucesso, prosseguiram caminho e encontraram condições favoráveis para conquista de mais territórios em Laís, cidade localizada nas vizinhanças das cabeceiras do rio Jordão. Em resultado disso, seiscentos danitas migraram para o norte. A caminho, convenceram ao levita de que lhe era melhor servir de sacerdote para uma tribo do que para um só indivíduo. Quando Mica e seus vizinhos fizeram objeção, os danitas, sendo mais Nm erosos, simplesmente levaram os levitas e os deuses de Mica para Laís, ao norte, que daí por diante foi denominada Dã. Ali Jônatas, que sem dúvida era o nome do levita, estabeleceu um santuário para os danitas, em substituição a Siló. Se nenhuma omissão ocorre na genealogia (veja Jz 18.30) desse Jônatas, é perfeitamente possível que a imigração teve lugar nos primeiros dias dos juízes.
Salomão assumiu a liderança de Israel em seus verdes anos. Por certo ele tinha menos de trinta anos, talvez cerca de vinte anos de idade. Sentindo a necessidade que tinha de sabedoria divina, ele reuniu os israelitas em Gibeom.