Resumo de LIVROS HISTORICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
LIVROS HISTÓRICOS
CONCEITO GERAL DE LIVROS HISTÓRICOS
Os Livros Históricos começam descrevendo a conquista da terra prometida (Josué). Então, essa parte da Bíblia continua com o relato do período antes de Israel ter reis, quando os juízes governavam o povo (Juízes, Rute). Eles também cobrem o período da monarquia. O reino unido de Saul, Davi e Salomão acabou sendo dividido em Israel, ao norte, e Judá, ao sul (1-2 Sm, 1-2 Rs). Crônicas, Esdras e Neemias contam a história de uma perspectiva teológica posterior e continuam a narração até o período de restauração pós¬ exílio. Ester ilustra o papel do povo de Deus sob o domínio persa.
A igreja sempre afir¬mou o valor desses livros para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. 2Tm 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;. Lemos esses livros por motivos que vão além do seu valor histórico. Eles traçam a história do relacionamento de Deus com sua nação, revelando seu amor fiel e imutável por seu povo, mesmo quando eles quebraram a aliança.
CONTEÚDO DOS LIVROS HISTÓRICOS
O livro de Josué foi escrito para mostrar o valor insuperável da obediência.
Juízes, por outro lado, relata o estado quase irremediável de Israel depois da conquista
O livro de Rute Esse pequeno livro ilustra o cuidado soberano de Deus por indivíduos fiéis.
Os livros de Samuel traçam a história do início da monarquia em Israel.
Os livros de Reis contam em detalhes a história da monarquia de Salomão até a queda de Jerusalém.
Os demais Livros Históricos são do período pós-exílio.
Os livros de Crônicas constituem o primeiro comentário das Escrituras. Esses livros relatam as histórias de Davi, Salomão e do reino de Judá, Ele ressaltou a obra de Deus em meio ao seu povo por meio da linhagem de Davi. Ele desejava seguir uma linha reta de fé e salvação, sem os desvios dos fracassos do passado.
O CÂNON
O Cânon judaico e o Cânon cristão. A História é importante tanto para o Câ¬non judaico quanto para o cristão. O Cânon cristão separa e agrupa todos os livros que são predominantemente de natureza histórica. Esses Livros Históricos narram a História de Israel de um ponto de vista religioso. O Cânon judaico chama Josué, Juízes, Samuel e Reis de "Profetas Anteriores". De que forma esta pode ser uma designação apropriada para esses livros? Qual é a relação entre esses livros e profecias?
A profecia olha para as alianças do passado e interpreta seu significado para o presente bem como para o futuro. Ela faz uso da História para amarrar o passado ao presente.
HISTÓRIA E TEOLOGIA.
A Bíblia é mais que um livro de História. Ela sem dúvida relata a História de uma perspectiva religiosa.
Não há tentativas de se fazer o que hoje poderíamos chamar de História moderna objetiva. Os escritores estão escrevendo o que os estudiosos chamam de Heilsgeschichte , ou História da salvação. Essa designação distingue a História bíblica da História geral, que normalmente lida com uma sequencia de acontecimentos humanos na esfera natural. Os acontecimentos da História da salvação são revelações divinas sobre¬naturais no tempo e no espaço, registradas nas Escrituras para promover a fé.
O registro dessa História da salvação é importante para a fé bíblica. Os acontecimentos em si não podem ser recriados e estudados em primeira mão, apenas o registro desses acontecimentos. Assim, a fé deve estudar os acontecimentos por meio do registro escrito. A fé bíblica, portanto, pressupõe a historicidade dos acontecimentos que revelam a História da salvação.
A Bíblia aceita como sendo verdadeiros os acontecimentos históricos nos quais se baseiam as revelações. Ela também afirma a veracidade da interpretação desses acontecimentos, que a Bíblia apresenta na forma escrita.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018