Resumo de LIVROS POETICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo
Disciplina:
Livros poéticos
Os livros poéticos de Salmos, Jó e os Provérbios, nas Bíblias hebraicas, formam um grupo à conhecidos como Livros poéticos. Na nossa bíblia comum, é acrescentando o livro de Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. O livro de Cântico dos Cânticos e Eclesiastes são textualizados em versos como os livros de Provérbios. O livro de Eclesiastes, é poético. São chamados livros didáticos por narrar muito a sabedoria; os salmos são do gênero lírico. O gênero do Cântico dos Cânticos é lírico. O gênero lírico e didático são os dois de poesia.
A poesia dos hebreus é o chamado paralelismo. O verso tem dois membros ou hemistíquios, que repetem idéias e aos sentidos (paralelismo sinonímico), vejamos um exemplo. “Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó do meio dum povo bárbaro, Judá ficou sendo o santuário de Deus, e Israel o seu domínio" (Sl 114.1-2). Outra forma de paralelismo é o paralelismo antitético que destaca contrastes, como, um trecho "Um filho sábio é a alegria de seu pai, porém um filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Pv 10.1).
O Velho Testamento tem sua poesia, sendo uma contribuição do povo de Deus a sua literatura primitiva era poética. O Velho Testamento são um conjunto de livros escritos poéticos israelitas. Onde podemos notar a diferença dos Canon, alguns fora aceitos na bíblia . Mas o rei Salomão produziu mais de três mil provérbios e mil e cinco odes ou cantos.
A poesia hebraica tem grande variedade de abstrações. Sempre tem sentimentos, ora desespero o Salmista narra expressões como "minha garganta está seca", "meus olhos falham", "eu mergulho em profundas dificuldades e não encontro lugar firme". O terror da noite é expresso por Elifaz (Jó 4.12-17), com o tremor dos ossos, silêncio mortal e a visão de objetos indefinidos.
As pessoas têm entrado em debates sobre o assunto que diz narra sofrimento humano. O livro de Jó é um livro de profudo destaca sobre a palavra Sofrer. Sendo fonte de destaque. A narrativa trata da vida do homem chamado por Jó, o seu livro é o seu nome. O livro já narra Jó como um homem rico e reto. Logo após, várias calamidades a qual tudo que tem mais precioso material e filho são tirados. Mas mesmo com tanyo sofrimento, dor, jóa não negou seu Deus. Somos informados que ele saiu vitorioso: "Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios" (2.10). Grande parte do livro é composta de conversas com seus quatro amigos. Onde o mesmo estão convictos que as calamidades vivenciadas por Jó é o resultado de seu pecado. Mas estão certos que Jo deve se huilhar e arrepender de seu pecado, pois deve resolver sua situação. Jó, como descrito no primeiro capitulo era um homem reto e integro com Deus. Sabia que não cometeu pecado contra Deus.
Todavia Jo, ao ver a glória e o poder de Deus o mesmo é se ve dentro de si e é desarmado e humilhado. Quando ele vê Deus com sua v luz, arrepende-se das palavras e atitudes.
Se não vejamos; 42 Então, respondeu Jó ao SENHOR e disse: 2 Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. 3 Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia. 4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me. 5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza