Resumo de LIVROS POETICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Livros Poéticos
Os livros poéticos que também são chamados didáticos ou sapienciais são cinco: Jó, Eclesiastes, Salmos, provérbios, Cantares.
Livro de Jó. Autor: provavelmente Moises. Quanto à data é incerta. Jó é um cidadão rico da terra de Uz. Ele é colocado à prova diante de Satanás que questiona a Deus Jeová sobre a fidelidade de Jó. Então Jeová aceitou que Satanás tirasse todos os bens materiais e pessoais de Jó desde que não tocasse nele.
Jó perdeu seus bens materiais e também seus filhos e servos que foram mortos.
Satanás voltou novamente a conversar com Deus e pediu que desse a ele a possibilidade de atingir o corpo de Jó, tendo assim a permissão ele atingiu Jó com furúnculos dolorosos na sola dos pés ao alto da cabeça.
Mesmo assim Jó permaneceu firme e nem com as admoestações de seus amigos ele se rendeu ao inimigo.
Jeová acabou com a tribulação de Jó e restaurou a sua prosperidade e lhe deu em dobro tudo que ele tinha antes.
Livro dos Salmos. A maioria dos salmos foi escrito por Davi, Portanto tem a data deste livro transcorrida na época do reinado de Davi.
Lutero descreveu esse livro como uma Bíblia em miniatura, Johanes Arnd escreveu: o que o coração é para o homem os salmos são para a Bíblia.
Os salmos foram classificados em vários tipos: de sabedoria, messiânicos, de lamentação, nacional, de penitência, de devoção, adoração, ação de graças, litúrgicos e etc.
Os salmos são de fato a resposta dos sacerdotes e do povo diante dos atos de livramento e revelação de Deus na história deles.
Livro de provérbios é uma antologia inspirada de sabedoria Hebraica. É principalmente a aplicação da fé revelada nas tarefas da vida diária. Em provérbios temos um manual para a justiça do dia a dia.
Os provérbios são palavras de recomendação do homem que está na sua jornada de vida e que busca trilhar o caminho da santidade.
Os provérbios significam um ditado breve e incisivo, expressando uma observação verdadeira e conhecida concernente à experiência humana.
O livro de Eclesiastes. Provavelmente foi escrito por Salomão, mas há controvérsias. Quanto à data pode se dizer que foi no reinado de Salomão. O livro de Eclesiastes é uma série de narrativa em prosa na primeira pessoa, nas quais o pregador relata suas observações sobre a futilidade da vida. Relata que o protagonista do livro teve riquezas, poder, honrarias, fama, prazer sensual em grande abundancia, mas no fim o resultado foi o vazio e a desilusão. “Vaidade e vaidade são tudo vaidade”. Chega à conclusão que temer a Deus e guardar os seus mandamentos é o único caminho que dá sentido a vida.
Livro Cantares. Provavelmente escrito por Salomão. A data deste livro está relacionada ao reinado de Salomão.
O Cantares de Salomão está falando do amor humano entre um homem e uma mulher. Foi esse amor que estava faltando quando Deus disse: “não é bom que o homem esteja só, farei uma auxiliadora”.
É o único livro na Bíblia que trata exclusivamente do amor conjugal entre um homem e uma mulher, especificamente.