Resumo de LIVROS POETICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 27 Livros Poéticos
O grupo que forma os livros poéticos é composto pelos livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
Os Livros Poéticos também são conhecidos no Velho Testamento como “Os Livros de Sabedoria” ou “Os Escritos” e se distinguem dos Livros da Lei, Históricos e Proféticos do Velho Testamento.
Os Livros Poéticos estão entre os Livros da Bíblia porque a poesia é a linguagem do coração e Deus sabe a importância da mensagem da Bíblia para o coração do Seu povo.
- Jó - Nesta parte da Bíblia Deus fala para o coração daqueles que estão sofrendo através do Livro de Jó. As pessoas têm debatido longa e seriamente sobre o problema e o significado do sofrimento humano. O livro de Jó é o mais destacado de todos esses esforços registrados na literatura mundial.
- Salmos composto por 150 salmos são organizados em cinco livros, tendo cada um, na sua conclusão, uma enunciação de louvor e invocação dirigida a Deus. Os Salmos representam o aspecto interior e espiritual da religião de Israel. Eles são a expressão múltipla da intensa devoção das almas piedosas a Deus, do sentimento de confiança, esperança e amor.
- Provérbios - O livro de Provérbios é uma antologia inspirada de sabedoria hebraica. Esta sabedoria, no entanto, não é meramente intelectual ou secular. É principalmente a aplicação dos princípios da fé revelada às tarefas da vida diária. O ensino mediante provérbios era popular naqueles antigos tempos, em virtude da sua grande clareza e facilidade de memorização e transmissão de geração em geração.
O conhecimento é nada mais do que uma acumulação de fatos brutos, mas a sabedoria é a capacidade de ver as pessoas, eventos e situações como Deus os vê. No Livro de Provérbios, Salomão revela a mente de Deus em assuntos superiores e nobres, assim como em assuntos ordinários e situações cotidianas. Parece que nenhum assunto escapou à atenção do rei Salomão. Questões relativas à conduta pessoal, relações sexuais, negócios, prosperidade, amor, ambição, disciplina, dívidas, educação infantil, caráter, álcool, política, vingança e piedade estão entre os vários temas abordados neste rica coleção de provérbios. A promessa recorrente do Livro dos Provérbios é que aqueles que escolhem obter sabedoria e seguir a Deus serão abençoados de várias maneiras: com longa vida, prosperidade, alegria e bondade de Deus. Aqueles que O rejeitam, por outro lado, sofrem vergonha e morte. Rejeitar a Deus é escolher loucura à sabedoria e é separar-nos de Deus, Sua Palavra, Sua sabedoria e bênçãos.
- Eclesiastes - O título hebraico significa "Pregador" ou "alguém que se dirige à uma assembleia". É um título bem apropriado, pois contém muitas características de sermão, embora não principie por texto bíblico.
Eclesiastes não é um livro racional ou organizado de maneira lógica. É como um diário no qual um homem registrou suas impressões de tempos em tempos. Muitas vezes ele prefere expressar sentimentos do momento e reações emocionais a apresentar uma filosofia equilibrada sobre a vida. A despeito de todas essas dificuldades e obscuridades, entretanto, o livro exerce um poderoso fascínio. Torna-se imediatamente evidente, para o leitor dotado de discernimento, que aqui temos uma penetrante observação e criticismo sobre a cena humana.
- Cantares - O título hebraico deste livro pode ser traduzido literalmente por “O Cântico dos Cânticos”, expressão esta que significa “O Maior Cântico”. O escritor também identifica-se com o noivo; é possível que o livro tenha sido originalmente uma série de poemas trocados entre ele e a noiva. Este livro foi inspirado pelo Espírito Santo e inserido nas Escrituras para ressaltar a origem divina da alegria e dignidade do amor humano no casamento.
O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Ao lermos os cinco Livros Poéticos, devemos estar abertos para sentir o dedo de Deus tocando em nossos corações, no nosso ego, insistindo conosco para que nossa fé seja verdadeira e sejamos transformados de dentro para fora pela nossa experiência com Deus.
09/10/2018