Resumo de METODOS DE ESTUDOS BIBLICOS
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CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS.
Primeiramente, deve-se observar que:
-Não podemos absorver a “teologia” dos que nos rodeiam.
-Evitar a má exegese encontrada na literatura sobre a Bíblia
-O teólogo não tem um “intérprete oficial” da Bíblia.
-Deve haver o reconhecimento da autoridade das Escrituras como Sagradas. Há de ser: necessária, por escrito, inspirada, conclusiva e compreensível.
Num curso teológico deve haver necessariamente um método de estudo das Escrituras. É o uso da metodologia!
Metodologia: Conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação. O método para o estudo que prepara um pastor é conhecido como método histórico-crítico.
O que chamamos de histórico-crítico é o método de estudo e pesquisa bíblica que procura levar em consideração o contexto histórico que envolve o texto, fazendo uma análise e avaliação profunda, acurada (crítica) de todas as relações desta informação com o sentido original do texto.
O próprio texto bíblico, em geral, contém elementos históricos suficientes para nos dar uma ideia da situação original. Neste ponto, dois elementos precisam ser levados em consideração quando tratamos das Escrituras Sagradas:
-Sua particularidade histórica contrabalançada por sua validade eterna. O que isto significa? A particularidade histórica diz respeito ao que estava acontecendo na situação original, porém a relevância eterna leva em conta que mesmo em uma situação diferente, a mensagem original tem importância para cada geração posterior.
-Nosso método é um método crítico porque requer o uso de nossas faculdades mentais em raciocínios, julgamentos, estudos, pesquisa, esforços.
Primeiro, um teólogo deve descobrir o que o texto significa originalmente, esta tarefa tem um nome científico, é chamada de exegese. Em segundo lugar, devemos aprender a discernir o mesmo significado na multiplicidade de contextos novos ou diferentes dos nossos próprios dias, esta é a tarefa da hermenêutica.
Exegese no método de um teólogo é um trabalho: científico, crítico, histórico, literário e espiritual, sendo que, a ordem destes fatores poderá ser primeiramente espiritual, sem deixar de usar o resto das ferramentas. O trabalho de estudar as Escrituras Sagradas é um grande projeto, mas também um grande desafio.
A maior parte dos desvios da verdade está na confusão entre a palavra dos homens e a Palavra do Deus
O teólogo é um homem transformado pela Palavra de Deus. Como se processa isto? Em Romanos 12:2 lemos que a transformação é mediante a renovação da mente.
A mente é renovada quando colocamos nela as coisas que a transformarão: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Você notou a virtude que encabeça a lista? “Tudo o que é verdadeiro”, isto é significativo, pois indica a prioridade a ser buscada no estudo.
O método histórico-crítico aplicado:
-O primeiro passo no estudo de um texto é a repetição. A repetição é uma forma de canalizar a mente de modo regular, numa direção específica, firmando assim hábitos de pensamentos.
-A concentração é o segundo elemento prático no estudo. Se além de conduzir a mente repetidas vezes ao assunto em questão a pessoa concentrar-se no que está sendo estudado, a aprendizagem aumenta sobremaneira. A concentração centraliza a mente.
-A compreensão nos leva ao discernimento da verdade contida no texto e provê uma base sólida na percepção dessa verdade, de maneira que se torna clara para nós e para ser explicada. O estudo das Escrituras, como feita por um teólogo, começa com as Escrituras e com a mente aberta para ela.
O dicionário português é uma das primeiras necessidades do leitor da Bíblia. A linguagem da Escritura é nobre, e muitas vezes a dificuldade de compreensão começa no nível de entendimento dos vocábulos. Os exemplos são muitos: o que são “chocarrices” em Efésios 5:4?
Não é possível falar demais sobre a importância do estudo do texto no seu contexto.
-O contexto ajuda a não torcer a Palavra de Deus.
-O sentido correto da Bíblia vem do contexto.
-O sentido correto das palavras vem do contexto.
-O contexto é a garantia da verdade nas escrituras.
-Há palavras que possuem vários significados.
-Certas palavras são pictóricas.
-Há palavras que se conhecem como palavras aparentadas.
-Há palavras que não foram traduzidas, mas transliteradas.
Embora a Bíblia seja um Livro de texto sobre a fé, seja mais um livro de doutrina e religião, muitas vezes tocam em outras matérias como história, geografia e ciências. Quando toca, podemos conferir comparando-a com a arqueologia, etc. Se a Bíblia fosse escrita pelo Criador que sabe tudo, esperaríamos precisão.
Além disso, a Bíblia foi escrita há 2000-3500 anos, quando os erros
científicos eram abundantes. Descrentes já procuraram impiedosamente achar erros Nela. Mas se, apesar disso, podemos confirmar que não contêm os erros comuns daquela época - se verdadeiramente fala fatos que eram desconhecidos pelos cientistas até séculos mais tarde - então isso reforçaria bastante a nossa confiança de que não vem dos homens, mas sim de Deus.
Os líderes do judaísmo em Alexandria foram responsáveis por uma tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego, que integraria a Biblioteca de Alexandria, e foi chamada de Septuaginta, ou Versão dos Setenta (LXX). Esta tradução já estava concluída em 150 a.C. e foi feita por eruditos judeus e gregos, provavelmente para o uso dos judeus alexandrinos.