Resumo de METODOS DE ESTUDOS BIBLICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO: DISCIPLINA MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLIDOS
CONCEITO
Poucas observações bastariam para ressaltar nosso dever como estudantes de teologia do estudo diário das Escrituras.
O que conhecemos da Revelação de Deus está na forma de um Livro que necessita ser estudado para poder obter dele uma plena, absoluta e segura compreensão dessa revelação. Este estudo pressupõe, ou parte do pressuposto que o futuro pastor (ou líder de Comunidade Evangélica) é e será um estudioso das Escrituras, por essa razão este estudo dará uma orientação metodológica para que esse estudo seja eficaz.
Todos os que se aproximam das Escrituras, utilizam-se de um método de estudo da mesma, consciente ou inconscientemente. Não há problema em ter um método de estudo das Escrituras, desde que esse método seja válido e nos conduza a resultados verdadeiros.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Num curso teológico deve haver necessariamente um método de estudo das Escrituras. O Texto Sagrado deve ser estudado seguindo um padrão, uma forma que seja correta e evite os desvios “teológicos”, devemos seguir um método que nos aproxime com exatidão da verdade bíblica. Se falarmos em método, falaremos em metodologia.
Metodologia: Conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação.
(Dicionário Aurélio, Século XXI, Editora Nova Fronteira, 2001).
O método para o estudo que prepara um pastor é conhecido como método histórico-crítico.
O que chamamos de histórico-crítico é o método de estudo e pesquisa bíblica que procura levar em consideração o contexto histórico que envolve o texto, fazendo uma análise e avaliação profunda, acurada (crítica) de todas as relações desta informação com o sentido original do texto.
Para um estudo correto, na forma e no método de estudo de um teólogo, exegese é ler e explicar os textos sagrados em empatia com os escritores bíblicos. O teólogo é primeiramente, no estudo exegético, um historiador que analisa os documentos. Todavia, o teólogo deve ir além da análise puramente interpessoal, ele deve assumir a fé que o escritor possuía para entender seus escritos e sua forma de pensar. Exegese no método de um teólogo é um trabalho: científico, crítico, histórico, literário e espiritual, sendo que, a ordem destes fatores poderá ser primeiramente espiritual, sem deixar de usar o resto das ferramentas.
Enfim, mesmo sem buscar termos técnicos para definir o que está vendo, o estudante da Bíblia deve ficar atento a todo tipo de padrão ou estrutura que o ajude a entender a direção que o texto está tomando.
O USO DO DICIONÁRIO PORTUGUÊS
O dicionário português é uma das primeiras necessidades do leitor da Bíblia. A linguagem da Escritura é nobre, e muitas vezes a dificuldade de compreensão começa no nível de entendimento dos vocábulos.
Neste momento do estudo, procura-se ter uma compreensão inicial do que o texto estaria dizendo. Será uma compreensão provisória, mas importante como alicerce do trabalho posterior. Não é possível ir até as próximas etapas se não conseguirmos ler o que o texto pode estar dizendo
A importância do contexto.
O contexto ajuda a não torcer a Palavra de Deus. Os que deturpam ou torcem a Palavra são chamados de ignorantes e instáveis (2a Pedro 3:16), o sentido correto da Bíblia vem do contexto.
O contexto é a garantia da verdade nas escrituras. “Um texto fora do contexto é um pretexto” diz o adágio dos estudos de exegese. Qualquer um pode ensinar o que quiser usando a Bíblia, se conseguir ignorar o contexto. Até o diabo fez isso, tirou o texto do contexto para tentar Jesus. Satanás citou parte do Salmo 91 (verso 11 em parte e todo o verso 12) fora do contexto. Ele até omitiu uma parte de sua citação, a fim de favorecer seu argumento. De qualquer forma, o Salmo 91 fala de confiar em Deus e não de usar Deus. É Deus quem decide (verso 14), e não há como obrigar Deus a fazer de outra maneira. (Lucas 4:10-11), no estudo do contexto há um fator importante a ser considerado, que é o estudo da palavra em se mesma. As palavras são comparadas a tijolos com os quais a comunicação seja ela falada ou escrita, é construída.