Resumo de METODOS DE ESTUDOS BIBLICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
800
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Conceito
O que conhecemos da Revelação de Deus está na forma de um Livro que necessita ser estudado para poder obter dele uma plena, absoluta e segura compreensão dessa revelação.
Todos os que se aproximam das Escrituras, utilizam-se de um método de estudo da mesma, consciente ou inconscientemente. Não há problema em ter um método de estudo das Escrituras, desde que esse método seja válido e nos conduza a resultados verdadeiros
Razão- não da para observa a teologia dos que nos rodeam, uma causa do desvio da fe do povo de deus,os seus conceitos e costumes mesmo com as claras advertência. . “Modismos” criam teologias e tendências doutrinárias que, por se tornarem populares, agradam a multidões de pessoas despreocupadas com o estudo sério e a comprovação acurada da verdade. O que chamamos de “modas” teológicas não é necessariamente sinônimo de sucesso espiritual correto, pois, esse sucesso na maioria das vezes está fundamentado numa mentira.
As multidões seguiam aqueles homens que se revelam contra moises no deserto , exemplo o bezerro de ouro teve sucesso atrativo visisvelpara a fe, o povo de deus criou uma nova teologia. Era a moda do momento cantar e dançar em volta do novo ídolo que brilhava sob os raios do sol matinal. Era contagiante a alegria desse povo, eles pareciam tão felizes! Josué pensou até que eram gritos de batalha.
Condenável condição do povo, triste afastamento da fe.
Na sua misericórdia, porém, O Eterno corrigiu o povo, com severidade, é certo, mas deveriam aprender uma dura lição, uma amarga experiência que ficaria marcada para gerações futuras. Examinemos a fé à luz da razão e da revelação que foi dada . investigado pela própria escrituras, modismo e teologia nova. Com certeza o Pai Celestial se agrada de “verdadeiros adoradores”. João 4:23.
Razão 2
Um método correto de estudo das escrituras, evita a ma exegese encontrada na literatura crista sobre a bíblia. Alguns exemplos, de Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, Reverendo Moon, etc, ou até comentários e dicionários bíblicos editados pelo cristianismo, porém de autores cuja opinião não se ajusta com a Bíblia, vai acabar ensinando mentiras em nome da fé. Tendo um único critério de verdade das escrituras sagradas é a própria escrituras, um ponto fundamental, opinião humana incorreta, “examinai tudo e reter o bem” (I Tessalonicenses 5:21). Devemos aprender a ter uma perfeita noção de discernimento para distinguir o trigo da palha, o ouro da escória. Esperamos que neste curso o futuro teólogo aprenda a ter esse discernimento.
Presimos buscar deus para ele ser conhecido, pois se deus ama suas criaturas, cuida delas, e anela traze-la de volta a sua comunha, a revelação é necessária. Necessária porque as opiniões humanas são pessoais, e, portanto, não são guias seguras e nem suficientes nas questões como a vida, a fé e o destino eterno.
Razão 3
O teólogo não tem um interprete oficial da bíblia, os católicos acreditam que o papa o único a saber certo e errado em questão a doutrina Bíblia é o chamado “corpo governante”. O teólogo deverá aprender a estudar de forma correta para determinar com exatidão o que a Escritura está dizendo. Se não fizermos isto, estaremos de alguma forma endossando uma espécie de “credo oral” que substitui as Escrituras como critério de verdade. Inúmeras vezes o credo oral passou a ser credo escrito. estabelecendo uma doutrina mas um verdadeiro teólogo não pode agir assim, pois a palavra tem que ser aprendida de deus a encontrar o sentido certo das palavra bíblicas.
Razão 4
Revelação:
autoridade suficiente para não ser questionada, e para que a mensagem divina pudesse ser.
preservada para todas as gerações. Deveria ser ao mesmo tempo uma Revelação
escrita, para evitar que a mensagem seja esquecida, alterada ou distorcida. Deveria ser inspirada
Conclusiva, para impedir que seja substituída por outra de opiniões humanas, variadas e contraditórias. Finalmente, deveria a Revelação ser
Compreensível, objetiva e clara, ao alcance de todos, para que todo aquele que deseje alcançar a salvação prometida, encontre na simplicidade da Revelação esse Caminho. Em resumo acreditamos que Deus nos deu uma revelação com autoridade, por escrito, inspirada e compreensível.
Métodos de estudos bíblicos
O teólogo tem que ter um curso, um método de estudo das escrituras, analizando detalhes e razoes.
O Texto Sagrado deve ser estudado seguindo um padrão, uma forma que seja correta e evite os desvios “teológicos”, devemos seguir um método que nos aproxime com exatidão da verdade bíblica.
1 método organização leva a um resultado
Metodologia regras e postulados numa determinada disciplina.
Histórico-crítico é o método de estudo e pesquisa bíblica, o contexto histórico, fazendo análise e avaliação , sentido original do texto. o texto bíblico a tarefa de um pesquisador, o mesmo trabalho de um historiador que avalia um documento antigo com o propósito de compreende-lo, pois acreditamos que essa é a única maneira de encontrar o significado original do texto.
O estudo do texto leva em conta o tempo do texto e a situação original.