Resumo de METODOS DE ESTUDOS BIBLICOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Para um estudo correto, na forma e no método de estudo de um teólogo, exegese é ler e explicar os textos sagrados em empatia com os escritores bíblicos. O teólogo é primeiramente, no estudo exegético, um historiador que analisa os documentos. Todavia, o teólogo deve ir além da análise puramente interpessoal, ele deve assumir a fé que o escritor possuía para entender seus escritos e sua forma de pensar. Exegese no método de um teólogo é um trabalho: científico, crítico, histórico, literário e espiritual, sendo que, a ordem destes fatores poderá ser primeiramente espiritual, sem deixar de usar o resto das ferramentas.
Se falarmos em método, falaremos em metodologia. Para um estudo correto, na forma e no método de estudo de um teólogo, exegese é ler e explicar os textos sagrados em empatia com os escritores bíblicos. O teólogo é primeiramente, no estudo exegético, um historiador que analisa os documentos. O trabalho de um teólogo deve ser caracterizado pela alta qualidade. Na exposição e no ensino dos preceitos e conceitos bíblicos, esta alta qualidade só é atingida com empenho e dedicação.
A maior parte dos desvios da verdade está na confusão entre a palavra dos homens e a Palavra do Deus. Pelo estudo acurado e cuidadoso da palavra Divina devemos nos assegurar de transmitir a mais pura vontade divina, e não apenas nossa opinião sobre ela. A Escritura não pode falhar (João 10:35), este é um dos pressupostos de Jesus, devemos aprender a pensar e acreditar dessa maneira também. Resumindo O estudo é o veículo básico que nos leva a ocupar o pensamento, quando estamos concentrados no estudo, o pensamento não está por conta de seus próprios inventos. (Mente desocupada, oficina do diabo – Já ouviu este velho provérbio?). Estudo é um tipo específico de experiência em que, mediante cuidadosa observação de estruturas objetivas, levamos os processos do pensamento a moverem-se numa determinada direção. As Escrituras Hebraicas instruem no sentido de as leis serem escritas nas portas e nos umbrais das casas, e atadas aos punhos, de sorte que “estejam por frontal entre os vossos olhos” (Deuteronômio 11:18). A finalidade desta instrução era dirigir a mente de forma repetida e regular a certos modos de pensamentos referentes a Deus e suas ordenanças e às relações humanas. O que estudamos determina que tipos de hábitos devam ser formados.
Fonte de parte do texto: http://seminarioyosef.blogspot.com.br/2015/11/metodos-de-estudos-biblicos-metodologia.html