Resumo de MISSIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
RESUMO – 13 Missiologia
Missiologia é um ramo da teologia que estuda as missões, que é a propagação do evangelho ou de uma religião.
Após a queda do homem no jardim do Edenm, que após a desobediência a ordem de Deus. Deus promete ajudar o homem através de um redentor. Essa promessa se concretizou com a vinda de Jesus Cristo filho de Deus. O qual vem com a missão de salvar a humanidade, deva forma podemos afirmar que Jesus é o missionário enviado do céu para a terra, direto de Deus para o homem. Jesus Cristo nasceu através da ação soberana do Espírito Santo no ventre de Maria.
O plano divino é completo no calvário e é de alcance universal, a Bíblia registra, de forma inequívoca, o interesse do Espírito Santo em aplicar a obra de Jesus realizada na cruz do calvário, como remédio divino para os males espirituais dos homens em todas as nações. Na cruz Deus devolve a liberdade ao homem, a qual havia perdido através da desobediência, cujo pecado criou um abismo entre Deus e o homem.
Jesus iniciou seu ministério, a Grande Comissão de Jesus, sucedida pelos discípulos através da ordem dada a estes:
Mt. 28: 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Todo cristão é comissionado a obedecer o IDE de Cristo, fazendo missão, levando o evangelho, começando pela família, vizinhos, bairro, cidade e até os confins da terra.
A palavra da cruz tem poder para transformar vidas, através do evangelho que é o poder de Deus para salvação.
Nos quatro evangelhos aparecem a ordem de Cristo de anunciar o evangelho, e esta ordem é até a consumação do séculos, dessa forma a ordem missionária tem hoje a mesma atualidade e vigência como no dia em que Jesus determinou aos discípulos e foi assunto ao céu.
A propagação do evangelho é parte da Missão, de levar a mensagem da cruz, mensagem de reconciliação com Deus de todos os povos, de todas as épocas e raças. Incumbência dada à sua Igreja, ou seja, o principal desafio da igreja é propagar a salvação.
A bíblia afirma que todos pecaram e carecem da glória de Deus, e assim todos necessitam da redenção através de Cristo. A mensagem de reconciliação é necessária a todos, através do Espírito Santo, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Todos têm a oportunidade de salvação através de uma palavra de arrependimento, paz e perdão.
Luca escreve ao escrever o livro de Atos dos Apóstolos registra os feitos da Igreja primitiva a qual era missionária e dos apóstolos que fundaram igrejas. Na Ásia Menor lemos a respeito das Igrejas em Éfeso, Colossos, Filadélfia, Esmirna, Sardes, dentre outas. O evangelho no Brasil foi através da obra missionária, tendo sido fundadas várias Igrejas.
A luz do Novo Testamento todo cristão deve ser impulsionado à ação missionária e não somente fazer-nos parar em palavras e reuniões. A obra missionária deve ser feita na linha ditada pelas escrituras sagradas.
Missão é um dever de todos, anunciando a Paz, o Amor, a Esperança e o Perdão. Em fim, anunciando Jesus.
Carambeí, 16 de julho de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira