Resumo de MISSIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da matéria Missiologia
Missiologia: é a ciência que tem por objetivo o estudo da grande comissão dada por Cristo Jesus à sua Igreja. A missiologia dedica-se, principalmente, ao caráter transcultural da tarefa evangelizadora. É o estudo da obra missionária ordenada por Jesus Cristo aos seus discípulos, no sentido nacional e transcultural (MT. 28. 19 / MC 16. 15 / AT 1. 8).
O estudo de missiologia é de fundamental importância, por se tratar da tarefa suprema da igreja, que é a evangelização dos povos. Durante muitos anos, ouvimos falar essa conhecida frase: “Missão esta no coração de Deus”. Nós sabemos que o interesse de Deus sempre foi, e sempre será, alcançar a todos os povos, raças, nações e tribos de todas as línguas. Entretanto, nesses últimos dias, Deus está interessado em saber se missões estão também em nossos corações.
O ponto fundamental da missiologia é definir as estratégias e os parâmetros da grande comissão dada por Jesus, tais como: Quem envia e quem é enviado; quais são os obstáculos das missões contemporâneas; como será o alcance dos povos não alcançados e a evangelização de todos os povos, de uma maneira geral. Deus fez o papel do primeiro missionário, quando desceu até o Jardim do Éden e proclamou o evangelho aos pais de toda raça humana, escondido nos lombos de Adão. Depois disso, Jesus fez o papel de enviado, quando completou a missão daquele que o lhe confiou.
O Espírito Santo é o agente das missões contemporâneas. Entretanto, aprendemos que a trindade formou o primeiro concílio missionário.
A Missão da Igreja tem como fundamento a própria “missão de Deus” ao planejar a salvação dos povos. Por meio da morte e ressurreição de Jesus, a comissão de Jesus a todos os seus discípulos para serem suas testemunhas, geograficamente, até os confins da terra e, cronologicamente, até o fim dos tempos (Mt 28.18-20; Hb 1.8).
Como já comentado na apostila a ordem missionária foi dada a Igreja hodierna. A Igreja de hoje está ligada à Igreja primitiva, não apenas por suas raízes históricas. Esta se identifica com aquela na responsabilidade de evangelizar os povos em todas as nações. Por isto, os seus membros devem ser treinados para serem testemunhas de Jesus até aos confins da terra.
Segundo John Stott, "missão" significa atividade divina que emerge da própria natureza de Deus". Foi o Deus vivo quem enviou a seu filho Jesus Cristo ao mundo, que enviou pôr sua vez os apóstolos e a Igreja. Enviou também o seu Espírito Santo à Igreja e hoje envia aos nossos corações. Por isso a teologia da missão é a verdadeira teologia fundamental. Resumindo a tarefa missionária é humana: Deus escolheu instrumentos humanos para a realização missionária. Jesus se fez homem para dialogar com o ser humano (Fp2:5-11). Nascido em Israel, viveu como um judeu Exemplo de Paulo em 1Co 9:16-23).