Resumo de MISSIOLOGIA
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Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Missiologia
RESUMO
Missão se refere à forma de difusão e publicidade religiosa, utilizada pelos evangélicos, os católicos, o budismo e no islamismo; missionário é o agente encarregado de difundir a mensagem e sua fé, para os cristãos se trata em atendimento ao “ide” de Jesus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 15.16); a história das missões da igreja poderá ser dividida em três período que são: movimento inicial que se denominou de período primitivo trata-se da expansão a partir da conversão de Saulo de Tarso (Paulo) e que foi um êxito total, tanto, que por volta do ano 112, Plinio, escritor romano escreve para o Imperador Trajano, relatando que nas regiões das missões paulinas, metade da população já havia se convertido ao cristianismo. Missiologia, segundo o autor da apostila de mestrado da Universidade da Bíblia é o estudo das missões, em cuja aplicação é ao estudo das missões nos seus mais variados aspectos; cultura, geografia, pesquisas, análises, antropologia, definições etc. Ainda de conformidade com o autor dessa apostila, há diferença entre missiólogo e missionário; como já descrito anteriormente, missionário é a pessoa (agente) responsável pela difusão da mensagem no caso da igreja cristã, o evangelho; o missionário é enviado para pregar a palavra de Deus, plantar igrejas e, com todas as funções de pregação, ensino, adoração, assistência social, para tal irá enfrentar barreiras linguística, culturais e geográficas. Missiólogo é aquele que organizar, pesquisar e interpreta a realidade dos movimentos de evangelização e cria estratégias e métodos para o que o mundo seja alcançado pelo evangelho, ou seja, acima do tudo o missiólogo é aquele que se aplica ao estudo e pesquisa das missões (apostila, 1.3 e 1.4, universidade da bíblia).
A ordem missionária foi dada aos discípulos; concluindo a escrita de Lucas no seu penúltimo versículo, ele conclui dizendo:
“(Este é o discipulado que testemunho a respeito destas cousas e que as escreveu; e sabemos que seu testemunho é verdadeiro” Lucas, 21.24).
Neste episódio da apresentação dos discípulos, Lucas estaria mencionando ao fato de o Senhor Jesus ter aparecido a eles e inclusive tomou com os mesmos a refeição e, já descrito em atos, 1. 6 - 8, quando os discípulos lhe fizeram uma pergunta a respeito de sua volta ou da restauração de Israel, e Jesus lhes da seguinte resposta:
““... Não “lhes compete conhecer tempos ou época que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (7);
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samara e até aos confins da terra” (8). Esse “Ide” determinado pelo Senhor Jesus é, de certa forma abrangente infinitamente, até por que sua ordem não parou por ai, mas prossegue em várias passagens da Bíblia:
A grande comissão:
“Ide, portanto, fazei discípulos de toas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus, 28.19); essa foi uma determinação já prevendo a abrangência da ordem missionária.
Rio Verde, Goiás, 13 de novembro de 2018;
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com