Resumo de MISSIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
RESUMO
JAIR CASSIO FARIA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: MISSIOLOGIA
MISSIOLOGIA
Segundo o pensamento reformado a Missiologia é uma área de estudo da Teologia relativamente recente, com origem na primeira metade do século XX. Surgiu como demanda teológica das discussões sobre estratégias da evangelização, realizadas pela Conferência de Evangelização em Edimburgo (1910). O intenso esforço missionário protestante dos séculos XIX e XX (chamado de “O Grande Século das Missões”), os problemas culturais e sociopolíticos (apontados pelo antigo Terceiro Mundo em relação ao missionarismo moderno), as guerras e a condição humana no Ocidente, etc. foram situações que pediram reflexão teológica das missões em geral, envolvidas diretamente com as questões dos novos contextos. A Missiologia aparece como um dos resultados da Teologia no esforço de corresponder a tais problemas.
Das estratégias de evangelização às discussões da primeira metade do séc. XX, houve uma convergência para a busca de entendimento da natureza missionária da Igreja , as implicações sociais da evangelização e sua contextualização. Áreas do conhecimento científico, como a Sociologia, Antropologia Cultural, Linguística e outras, serviram de instrumentais teóricos e metodológicos para o estudo da Missiologia. A América Latina, por ter sido por muito tempo campo do missionarismo protestante moderno, desde meados do século passado, tem realizado esforços próprios de pensar a missão da Igreja a partir de seu próprio contexto, gerando no seio evangélico mais do que uma missiologia, e, sim, uma Teologia de natureza missionária, com ênfase na contextualização de seu conteúdo e método, o que chamamos de teologia evangélica latino-americana.
A Grande Comissão de Jesus não foi dada aos líderes religiosos de Israel, tampouco aos membros do Sinédrio de Jerusalém, etc. A ordem missionária foi dada aos discípulos. No momento da ascensão de Jesus, os discípulos com Ele reunidos, representavam a Igreja na sua vocação e missão no mundo.
A ordem missionária foi dada a Igreja hodierna. A Igreja de hoje está ligada à Igreja primitiva, não apenas por suas raízes históricas. Esta se identifica com aquela na responsabilidade de evangelizar os povos em todas as nações. Por isto, os seus membros devem ser treinados para serem testemunhas de Jesus até aos confins da terra (At 1.8). Fo esta a ordem dada por Jesus conforme Lucas Lc 24.47 e At 1.8 tem como extensão territorial todas as nações a partir de Jusalém. Esta extensão tem o princípio de que o Evangelho seja pregado para todos, sendo esta, uma missão da igreja de Cristo. Uma visão do mundo em pecado e das pessoas separadas de Deus deve ser o motivo para que a igreja e todos os cristãos estejam motivados no cumprimento desta tarefa.
Para o cumprimento de forma eficaz dessa grande tarefa o pregador do Evangelho deve estar preparado. E mesmo com toda a preparação humana deve ainda ser totalmente capacitado pelo Espírito Santo de Deus para que tenha as bençãos prometidas por Jesus para alcançar as pessoas que forma por Deus eleitas para a salvação. Esta realidade implica que a ação missionária tenha em seu composto junto à igreja ou outra instituição, grupos de oração e apoio constantes. Em missões transculturais precisamos entender a natureza de uma cultura e não substituir valores por outra cultura, o que realmente importa na evangelização são os princípios bíblicos, estes sim podem exercer influencia e alterar situações.
Para esse ministério o importante é o comprometimento e a capacitação. Uma igreja, mesmo que pequena de poucos recursos financeiros e humanos pode sim desempenhar ou melhor, cumprir com o mandato missionário dentro do que Deus designou. Cada uma irá realizar a sua parte na proporção do reino indicado pelo Espírito Santo.
Outro mito muito difundido é que a igreja local deve evangelizar sua cidade para depois realizar a evangelização transcultural, em (At 1.8) observamos a ideia de simultaneidade “tanto em...como em...) e não um processo gradativo, como nos recursos, aqueles que esperam primeiramente levanta-los nunca investirão por causa das prioridades, precisamos ser lógicos e investir.
O objetivo do ministério entre culturas depois de pregar e evangelizar é estabelecer igrejas preferencialmente usando princípios mais apropriados autóctones; Arraigada no coração a mensagem do evangelho gera profundo efeito na sociedade sendo altamente apreciada e difundida já que os membros de uma igreja autóctones praticam as verdades espirituais, sociais e morais do cristianismo bíblico, segundo as pautas culturais da sua própria sociedade sendo aceita como parte da organização nacional e não identificada como uma igreja estrangeira.
Temos informações que em 1860 na Inglaterra Hudson Taylor depois de um árduo período na china pronunciou a seguinte frase: “ um milhão por mês morrendo sem DEUS” muitos responderam ao seu apelo e foi criado uma grande sociedade missionaria a MIC (missões para o interior da China). Desde o período da grande comissão (Mc 16.15) houve um grande crescimento populacional, porem o evangelho não tem correspondido a esse crescimento e é necessário um esforço missionário como nunca antes foi praticado pois esta responsabilidade é de todos os servos de Deus em Cristo.
Jair C. Faria