Resumo de MISSIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Missiologia ou Teologia de Missões é um ramo da Teologia que estuda as missões, que são ações de propagação de uma religião.
Jesus, foi um Missionário Enviado dos Céus, a ordem missionária de Jesus, foi dada aos discípulos.
Ensinar aos crentes é uma ordem de Jesus.
Jesus disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15).
Evangelização:
Consiste na pregação do Evangelho cristão, constituindo-se assim num ato proselitista realizado visando à aquisição de adeptos à religião cristã, a uma denominação ou igreja.
Missão não é algo superior à evangelização.
Enquanto existirem pessoas ou nações que ainda não ouviram o evangelho, esta ordem continua a ter vital importância.
A Bíblia fala do crente como um atalaia e diz: “Não o avisando tu, não falando para avisar ao ímpio acerca do seu caminho ímpio para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue de tua mão o requererei (Ez 3.18).
A não obediência a esta ordem significa que as pessoas que não foram alcançados pelo evangelho, por causa da nossa desobediência, estão indo para as trevas.
A Bíblia diz assim para os desobedientes a ordem missionária:
“Não o avisando tu, não falando para avisar ao ímpio acerca do seu caminho ímpio para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue de tua mão o requererei.
(Ez 3.18).
Existe no mundo, 10 principais países que proíbem o Evangelho de ser pregado e entre eles estão:
1- Coréia do Norte
2- Irã
3- Arábia Saudita
4- Somália
5- Maldivas
6- Afeganistão
7- Iêmen
8- Mauritânia
9- Laos
10 - Uzbequistão
Atualmente, há 2,5 bilhões de pessoas no mundo que não ouviram falar sobre Jesus Cristo e o plano da Salvação. E nesse cenário, 70 mil morrem todos os dias sem conhecer o Evangelho.
Principais Canais da ação missionária:
a) O envio de missionários ao campo;
b) a intercessão com cooperação eficiente;
c) A contribuição para o suporte material da obra.
A palavra “missionário” deriva do latim e tem o mesmo sentido básico do termo grego “apóstolo”, que significa “enviado”.
O primeiro passo para tornar-se um missionário é abraçar a ação missionária como um chamado e ter responsabilidades sobre o mesmo.
Oração em favor da obra missionária é como o apoio da artilharia à infantaria, missionários em campo precisam de intercessores. O Apóstolo Paulo sempre pedia orações de intercessão pela vida dele: E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; Romanos 15:30
Versículos sobre ganhadores de almas (missionários):
E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". Marcos 1:17
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30
Quem Perder a Sua Vida por Amor de Mim, Achá-la-á Mateus 16:21–28
E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, com toda a certeza vos afirmo que de modo algum perderá a sua recompensa”. Mateus 10:42
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4:2