Resumo de O CASAMENTO CRISTAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O CASAMENTO CRISTÃO
CASAMENTO
De acordo com o dicionário bíblico Tyndale, ‘casamento é a união entre um homem e mulher em laços matrimoniais, como praticado em várias culturas. A ideia de casamento foi ordenado por Deus na Sua instrução a Adão, de que o homem deixaria seu pai e mãe, e que ele e sua esposa seriam uma só carne (Gn 2:24). Vemos então que o casamento nasce do coração de Deus.
Na verdade ao ser conforme Deus instituiu, implica que ele deve ser monogâmico e indissolúvel. Essa é a viabilidade do matrimónio. Ele pretende, conforme vertido por Paulo, o apóstolo, tipificar a união entre Cristo e Sua igreja, quando ele diz “vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5: 22-25).
Por outro lado tipologicamente entendemos que, para além do papel multiplicador do matrimónio, seguindo o companheirismo, ele se cumpre efetivamente na união mística entre Cristo e igreja como revelado em Mateus 22:29,30, que diz: “Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu”, mostrando que todo o casamento aponta para Cristo e Sua igreja.
Esta verdade denuncia e mostra o carácter blasfemo das relações homossexuais., O Senhor proíbe a homossexualidade (Lv18:22; Rom1:26,27; 1 Co 6:9-10; 1 Tm 1:9-10) e de acordo com o dicionário bíblico Tyndale, os únicos versículos que fazem uma explanação sobre essa proibição se encontram em Romanos 1: 26, 27. Essencialmente, esses versículos mostram que Deus largou `aqueles que Lhe abandonaram, quando eles decidiram adorar a criação no lugar do Criador. Isto é, Ele Lhes deixou quando eles se desviaram, entregando a si mesmos `a paixões infames, desonrando seus corpos entre si, especialmente a homossexualidade mudando o uso natural da mulher.
Homossexualismo
No cristianismo, não cabe o homossexualismo, a zoofilia, a pedofilia e outras formas de desvio sexual, nem a poligamia ou poliandria. Assim como o missionário cristão, William Carey, trabalhou para redimir uma prática diabólica (prática do Sati) na Índia, em que a viúva era queimada viva, voluntária ou involuntariamente, ao lado do marido morto. E aboliu a prática hindu de sacrifício de crianças, é necessário que práticas condenadas pela bíblia sejam redimidas das culturas onde são praticadas.
Divórcio
Sendo portanto o casamento um tipo da união mística entre Cristo e Sua igreja, nunca, portanto, deveria haver divórcio entre um casal Cristão. Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.
Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério]. Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (Mateus 19:4 -10).
Quando olhamos para a palavra prostituição, vem da palavra grega ‘pornea’ que também é a raiz da palavra pornografia. No costume daqueles tempos, durante o noivado os nubentes eram considerados marido e mulher, portanto, desposado. Mas não deviam conhecer um a outro, como foi no caso de Maria de Jesus e José (Mateus 1:25)
Enquanto o marido não “conheceu” a mulher, caso ela se deitasse com outro, ela estava em prostituição, ele poderia deixa-la como intentou José. Mas na condição de já se terem feito numa só carne, esse ato é adultério. E quando ele ocorre, caso um queira se separar do outro, a bíblia diz, que fique se casar ou que se reconcilie.
Que fique se casar ou que se reconcilie
Propósito:
Levar o ofendido a exercer o perdão, já que ele ficou magoado e se retirou, Permitindo que a reconciliação tome lugar e volte a unir o casal. Como podemos constatar, o perdão e reconciliação são pilares do cristianismo verdadeiro, perfazendo quatro somados com a fé e o amor.
O perdão e reconciliação são eixos doutrinários e não podem estar dependentes da vontade do crente exercê-los ou não. Quando há ofensa, deve haver perdão e reconciliação. Esta verdade não está ao alcance de todos que casam, como “Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado”. Mateus 19:11.
A reação dos discípulos a quando da instrução do Senhor, demonstra a sua compreensão da realidade descrita a cima. Levando os discípulos a pensarem ser preferível uma vida de celibatário a casar-se e não puder deixar a sua esposa. Mateus 19:10 Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
O divórcio até hoje continua a ser fruto de dureza de coração do homem, mas não em relação com as mulheres, mas com Deus. É a expressão visível da incapacidade deles de ouvirem a voz de Deus, e de enxergarem a vontade dEle para suas vidas. Isto é, a dureza dos seus corações, via-se na maneira como tratavam as suas mulheres.