Resumo de O CASAMENTO CRISTAO
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Resumo O casamento cristão
O termo “base” do grego “básis” significa literalmente “planta do pé”. O Aurélio diz que a palavra base significa: “tudo quanto serve de fundamento, apoio ou sustentáculo”; parte inferior onde alguma coisa repousa ou se apoia. Figuradamente significa: “origem, princípio, fundamento”. No contexto da nossa lição, diz respeito as colunas de sustentação em que deve estar fundamentada a família segundo o padrão divino revelado nas Escrituras Sagradas. O casamento é comparado a uma construção (Pv 14.1). A expressão “edificar” usada no referido texto, no hebraico é bãnãh que significa: “construir, fundar, estabelecer, edificar, reedificar”. A Bíblia, nossa “regra de fé e prática”, nos mostra sobre quais bases o casamento cristão deve estar edificado. Vejamos algumas delas:
A pessoa de Deus (o autor do casamento)
A Bíblia nos mostra que Deus é o criador do casamento (Gn 2.18-25). Como tal, Ele estabeleceu o padrão para o matrimônio que deve ser: heterossexual (Gn 1.27); monossomático (Gn 2.24); indissolúvel (Gn 2.24; Mt 19.6) e monogâmico (Gn 2.18). Portanto, a coluna principal de sustentação do lar é o próprio Deus, visto que Ele se compara a uma rocha que tem o sentido de fundamento (Dt 32.4; I Sm 2.2; Is 44.8) e o lar que nele está edificado não é destruído (Sl 127). Também o salmo 128 conhecido como o “salmo da família”, nos mostra claramente os benefícios decorrentes de um lar que tem o Senhor como alicerce: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR”.
A Palavra de Deus (a direção para o casamento)
Quem constrói o seu casamento sobre o fundamento da Palavra de Deus, manterá seu lar firme, mesmo diante das provações. Jesus afirmou que quem ouve os seus ensinamentos e vive de acordo com eles é “comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24,25). Apesar dos temporais, essa casa permanece firme. Mas também, Jesus falou que quem ouve as suas palavras e não as pratica “é semelhante a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia” (Mt 7.26,27). Esta casa também passou por turbulências, porém diferente da primeira, caiu e grande foi a sua queda (Mt 7.26,27). Como podemos ver, da mesma maneira se procede na vida conjugal (Pv 14.1,2).
O amor (a motivação para o casamento)
O Aurélio define a palavra “amor” como: “sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem”. Teologicamente, o amor é definido como “o sentimento que nos constrange a buscar, desinteressada e sacrificialmente, o bem de outrem" . O livro de cantares nos fala sobre o amor entre um homem e uma mulher. O título hebraico deste livro pode ser traduzido literalmente por “o Cântico dos Cânticos”, expressão esta que significa “O Maior Cântico”. Este livro foi inspirado pelo Espírito Santo e inserido nas Escrituras para ressaltar a origem divina da alegria e dignidade do amor humano no casamento. Em seus versos encontramos expressões amorosas entre Salomão e a sunamita (Ct 2.16; 6.3; 7.10). Portanto deve estar presente no casamento o amor divino (ágape) que é o amor incondicional. A cerca deste amor o apóstolo Paulo dedica um capítulo inteiro (I Co 13).
Submissão da esposa ao marido (Ef 5.22)
A expressão “submissão” no grego é “hupotassõ” que quer dizer: “submeter-se; obedecer”. A recomendação paulina de submissão da esposa ao marido (Ef 5.22; Cl 3.18), foi feita também pelo apóstolo Pedro (I Pe 3.1). É necessário entender que Deus estabeleceu a família como unidade básica da sociedade e que toda família necessita de um dirigente. Por isso, Deus atribuiu ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e da família (Ef 5.23). Esta sujeição quer dizer também que a mulher deve cumprir o seu dever para com o esposo, como por exemplo: amando-o (Tt 2.4), respeitando-o (Ef 5.33), ajudando-o (Gn 2.18), vivendo de forma pura (Tt 2.5), com um espírito manso e quieto (I Pe 3.4), sendo uma boa mãe (Tt 2.4) e dona de casa (I Tm 2.15; 5.14; Tt 2.5).
Amor do esposo para com a esposa (Ef 5.25)
Paulo usa o amor de Cristo pela Igreja, para dizer que de forma semelhante o esposo deve amar a esposa. Esse amor é descrito pelo apóstolo como:
INCONDICIONAL – Cristo amou a Igreja, mesmo com suas fragilidades, de igual modo o marido deve amar a esposa, apesar dos seus defeitos;
PERSEVERANTE – Cristo amou, ama e amará a Igreja, o marido deve manter o seu amor por sua esposa até que a morte os separe;
SANTIFICADOR – o apóstolo diz que Cristo se entregou por sua Igreja “para a santificar”. Portanto o marido que ama a sua esposa mantém o seu lar em santificação, evitando brigas, desavenças, mágoas e infidelidade;
SACRIFICIAL – Cristo se sacrificou pela Igreja, assim o marido deve amar a esposa, pois ferindo-a, ferirá a si mesmo e amando-a amará a si mesmo (Ef 5.28,29);
ROMÂNTICO – Cristo não só se sacrificou pela Igreja como dela cuida e alimenta (Ef 5.29). O marido deve seguir o mesmo padrão, demonstrando seu romantismo por palavras (Ct 2.10,13), mas também por obras, ou seja, dedicando-lhe tempo e agradando-lhe (I Co 7.33).