Resumo de O CULTO BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DE CONCEITO GERAL: OCULTO BÍBLICO
O culto bíblico: o culto religioso, só existem por causo do amor à Deus, deixado pelo Senhor. (Dt 6: 5,6). Que esta em nossos corações. Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, o amor que há no coração é o alvo da busca de Deus. Ele se dirige ao coração porque ali está a sede do amor.
O Senhor: mandar o seu povo busca-lo unicamente no lugar onde Ele estabeleceria seu nome (Dt 12), Deus, em seis capítulos antecedentes (Dt 6-11), exorta os Israelitas a darem-se a si mesmos inteiramente ao Senhor. “Circundai, pois, o vosso coração” (Dt 10:16), pois é no coração que o todo-poderoso toca, ao fazer contato conosco, “... aquela parte do homem ... onde, em primeira instância, se decide a questão pró ou contra Deus”.
Enquanto Deus revela a si mesmo no intimo do coração pela palavra lida e recebida, pelo reconhecimento de sua ação no mundo e pela comunicação pessoal do Espírito Residente, nós devemos responder em adoração a ele que declara e a profunda nosso amor.
Assim Deus procura uma comunhão por meio da experiência verdadeira com cada pessoa que experimentou passar da morte para a vida (Jo 5: 24), pelo sacrifício de Jesus Cristo. O novo adorador começa com um sentimento de obrigação de servir a Deus no culto; vai aprendendo amá-lo e progride até que todo o seu coração se concentre na beleza da pessoa do Senhor: “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico... vós com alegria tirareis á agua da fontes da salvação” (Is 12: 2,3). Davi, no deserto de judá, disse: “Ó Deus, tu és meu forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti” (Sl 63: 1). Desse modo se expressaram os que, na Antiga aliança amava a Deus.