Resumo de O CULTO BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
O culto Bíblico
A Bíblia nos mostra que existimos para o louvor e glória de Deus, sendo este um fato espiritual e natural, concluímos que o culto é inerente a nossa natureza. Nascemos com um instinto cultual, o instinto é a expressão da fé.
Para amarmos a Deus, precisamos crer que ele se revelou através de palavras por ele inspiradas.
O evangelho é deveras uma posição doutrinária, mas antes é um relacionamento do cristão com Deus. “Se alguém me ama guardará a minha palavra; e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada.” (Jo. 14: 23).
No velho testamento a lei Judaica determinava que os Israelitas servissem a Deus na vida de cada dia, observando os preceitos e as instruções, ou então mediante o culto celebrado em lugar e hora regulamentada.
Os santos dos santos representava o monte Sinai, onde Deus se encontrou com Moises, dando-lhe glória. O tabernáculo e posteriormente o templo se tornaram extensões históricas daquele encontro, o modelo de adoração para o povo eleito.
Jesus declarou que um templo não feito por mãos humanas estava destinado a tomar lugar da temível grandiosidade da arquitetura herodiana. O término do templo ocorreria na associação da sua morte com a invasão Romana. A ressurreição de Jesus criaria um templo de uma ordem distinta, para substituí-lo com a ajuda do Espirito Santo.
O Cristianismo é bipolar pela sua própria natureza, esses dois polos são o conteúdo da fé, fundamentado na sua mensagem revelada, e a adoração prática, através da qual o cristão e Deus mantem comunhão.
No velho testamento as formas exteriores do culto eram as mais enfatizadas. No novo testamento a utilização de tais recursos fica reduzida a um número bem pequeno. Na nova aliança o culto é antes de tudo uma forma de vida. Seja o comer, o falar, o beber, tudo deve ser feito para a glória de Deus.