Resumo de O CULTO BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O Culto Bíblico
A Bíblia nos mostra que existimos para o louvor e glória de Deus.
Entretanto, é através do povo de Israel que o criador se apresentou à humanidade.
O cristão, cuja mente e coração estão voltados para o Criador e Pai Eterno, percebe nestas palavras de Jesus um verdadeiro desafio, pois nelas estão a raiz, o tronco e o fruto da adoração.
Em seu coração o homem é responsável diante de Deus, em todos os seus atos e palavras. Somente um coração inclinado para Deus é capaz de adorá-lo, agradá-lo e amá-lo.
É evidentemente, para amarmos a Deus, precisamos crer que Ele se revelou através de palavras por Ele inspiradas e recebidas pelos profetas, homens escolhidos por Ele.
"O homem mantém-se agitado até encontrar seu descanso em Deus".
O evangelho é deveras uma posição doutrinária, mas antes é um relacionamento do cristão com Deus.
"E nós o amamos porque ele nos amou primeiro". Porque na realidade, "cada indivíduo dá seu coração àquilo que considera de máxima importância, e esta lealdade determina a direção e o conteúdo da sua vida".
O louvor focalizar sua dignidade, a beleza da sua pessoa e a perfeição do seus caráter;
A confissão do pecado que cometemos externar o reconhecimento da nossa indignidade e declarar nosso arrependimento pela rebelião contra a expressa vontade de Deus.
Nossa oração procurar assimilar seus pensamentos; petições de acordo com seus conhecidos desejos. A mensagem ouvida ou lida, suscita pensamentos de gratidão e encorajamento.
A música atrai o coração para a beleza de Deus revelada na criação, na redenção e na regeneração, refletindo assim a harmonia do universo por ele criado.
O culto é patrimônio comum do gênero humano. Conclui-se daí com direito ser o culto fenômeno essencialmente humano de acordo também com as pesquisas da história das religiões.
Nos recessos do Santo dos Santos, aquele aposento santo, respeitável primeiramente no tabernáculo e depois no templo onde Deus "residia", ficavam o propiciatório e a arca que continha as tábuas da sua lei. Ali o sangue da expiação pelos pecados da nação era aspergido, no mais solene rito anual de adoração (Lv.16). A adoração é o protocolo pelo qual se pode entrar na presença divina de Deus.
Não obstante as reuniões da igreja, não obstante, as reuniões da igreja, que chamamos de cultos, têm grande importância nesse contexto. Elas constituem o culto coletivo, oportunidade de comunhão e ensino. Sua ênfase é espiritual e não tanto ritual. Assim sendo, dependemos do Espírito Santo para realizarmos um culto aceitável diante de Deus. Em outras palavras, o culto verdadeiro é aquele cuja essência provém do próprio Deus e a ele retorna.