Resumo de O PECADO NA VIDA CRISTA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE.
NOME: KURT VIEHMAYER RODRIGUES.
RESUMO DA DISCIPLINA O PECADO NA VIDA CRISTÃ.
Enquanto o crente estiver carne, terá o problema do pecado.
(Mt. 26.41: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”!
Se não houvesse a possibilidade do crente ser influenciado pelo pecado, Davi não teria orado: “Expurga-me tu dos que me são ocultos.” (Sl. 19.12; 119.133) e nem teria dito: “O meu pecado está sempre diante de mim” (Sl. 51.3). Jesus também não teria orado ao Pai que “os livres do mal” (Jo. 17.15). Paulo travava uma luta constante contra o seu pecado o que o fez lamentar: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm. 7.24).
É fato bíblico que o crente peca. (Pv. 20.9; 24.16; Ec. 7.20). Ele é enfraquecido pela carne (Jo. 3.6, “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”).
O QUE NÃO ACONTECE QUANDO O CRENTE PECA?
-O Crente Não Cessa de Ser Filho de Deus;
-O Crente Não Perde a Vida Eterna;
-O Crente Não Perde A Presença do Espírito Santo; e
-O Crente Não se Torna Desqualificado para Ir para o Céu.
O QUE ACONTECE QUANDO O CRENTE PECA?
-A Comunhão com Deus é Quebrada;
-O Poder para Ser um Servo Fiel é Destruído;
-O Seu Testemunho Cristão é Danificado;
-A Sua Vida Terá o Castigo de Deus;
-Sua Vida na Terra Pode Ser Encurtada;
MAS, COMO OBTER VITÓRIA SOBRE O PECADO?
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”, Romanos 12.12
Vivemos em um mundo onde o astuto Satanás é o príncipe das potestades do ar (Ef. 2.2). A luta contra personalidades, mas, contra este príncipe das trevas (Ef. 6.12). Acrescente a essa realidade o fato de termos um coração mais enganoso do que podemos conhecer (Jr. 17.9). Tudo isso, mais a verdade que o pecado apenas tem efeitos destrutivos, nos alerta a sermos perspicazes sempre.
Vigiai!
A vitória sobre o pecado é conseguida quando estamos atentos.
O diabo é como um leão faminto, buscando a quem possa tragar (I Pe. 5.8). Ele destrói com mentiras e é homicida desde o começo (Jo. 8.44). Quando deixamos de ser prudentes como devemos (Mt. 10.16), ou quando cessamos de vigiar em oração (Mt. 26.41; Mr. 13.33; I Ts. 5.8; I Pe. 5.8), perdemos a oportunidade de usar o escape que Deus dá justamente para podermos suportar tais tentações e ardis de Satanás (I Co. 10.13).
Pedro deixou de estar atento em uma única ocasião e caiu na tentação de confiar na carne (Jo. 13.37; 18.17,25-27). Esta única vez de displicência espiritual trouxe consigo um choro amargo (Mt. 26.75) e um mau testemunho que dura até hoje.
Para sermos vitoriosos sobre a natureza sutil, enganosa e destrutiva do pecado, não temos opção alguma, a não ser estarmos atentos em todo o tempo.
Há perigo no pecado para qualquer pessoa, mas especialmente para o crente. Chegue mais perto de Deus. Tendo feito tudo para resistir, sê firme!