Resumo de O PECADO ORIGINAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: O PECADO ORIGINAL
O Pecado
Antes de começarmos com a explanação, se mostra necessário darmos o conceito de pecado. O dicionário Tyndale, define pecado como uma obra ou ação má não somente contra a humanidade, sociedade, outros ou contra si mesmo, mas contra Deus. A concepcao de Deus, dá a ideia de pecado um conceito agucado. Pecado é portanto uma transgressão contra o carácter e santidade de Deus.
O ensino biblico a respeito do pecado apresenta nitidamente dupla face: a depravação abissal da humanidade e a sobrepujante glória de Deus. A sombra do pecado está sobre cada aspecto da existencia humana (Marino 1994:263). A biblia nos diz que todos pecaram e destituuidos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Isso nos ensina que todos tivemos um antepassado comum, do qual nós herdamos a sua natureza e esta por sua vez nos leva a vivermos permanentemete inclinados para o mal.
Como no dizer de Marino, A sombra do pecado está sobre cada aspecto da existencia humana. Não há como forjarmos para nós um escape. Um dos maiores questionamentos de sempre é: como é que o mal veio surgir? Essa pergunta tem desafiado filósofos de todos tempos e só a biblia fornece informações convincentes para os não cépticos e que buscam a verdade de coração e mente refinados.
Importancia de estudo do pecado
O pecado é tão grave que as suas consequências obrigam ao estudo do mesmo. Ele é contra Deus, interfere e condiciona o nosso caminhar com Deus. Por outro lado, afecta atotalidade da criação incluindo a humanidade. Até ao mais insignificante pecado, pode levar ao juizo eterno (263)
O Pecado Original
Izequiel 28:11-19 emite mais luz a respeito do assunto do qualquer outra passagem sobre a origem do pecado no mundo. Ali nós vemos que foi Lúcifer que trouxe introduziu o pecado no universo, cobiçando o ser igual a Deus, porque ele dizia: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. (Ezequiel 28: 17,18). Portanto, antes disso não havia pecado nele, até que pecou e se tornou o diabo e satanás.
A introdução do pecado na raça humana
De acordo com Cambron & Mark G., “Assim como há pecado na raça humana, deve haver um início dele na humanidade. Se não há início do pecado, então o Homem foi criado em pecado.” Pode se portanto dizer que Deus é o criador do pecado, mas Ele não é. O pecado entrou na raça humana através da deceção e desobediência motivados pelo descrédito
1Tm 2:14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; porque Deus permitiu o Homem cometer o pecado? A única resposta possível talvez seja efésios 2:7, que era “para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para connosco em Cristo Jesus”.
O homem ao cair ficou totalmente depravado, não havendo nenhuma parte da sua natureza que tenha escapado da corrupção do pecado. Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. Isa 1:5,6.
O homem como um todo, precisa da redenção completa, o que Deus foi ensinando paulatinamente a Israel através do batismo, em que nos dias anteriores a João, o batista, o povo se lavava, mas vindo João para batizar começou a mergulhá-los no rio, mostrando que o homem precisava de alguém para lhe lavar das iniquidades, e que a lavagem pessoal nunca pode levar alguém `a sua própria purificação. Pelo que, ainda que te laves com salitre, e uses muito sabão, a mancha da tua iniquidade está diante de mim, diz o Senhor Deus. Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após Baal? Jeremias 2:22, 23
Como nós vimos no presente estudo, Adão pecou, não como pessoa singular, mas como o cabeça natural da raça humana, pois toda a humanidade estava nos seus lombos como semente na hora de sua rebelião contra Deus, e conseqüentemente, aos todos tiveram parte em sua transgressão, pois ainda estavam nele.