Resumo de O PECADO ORIGINAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Hamartiologia (do grego transliterado hamartia = erro, pecado + logós = estudo), como sugere o próprio nome, é a ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências, ou — se preferível — o estudo sistematizado daquele tema (pecado).
O termo pecado é comumente utilizado em contexto religioso para descrever qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada de leis divinas.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Isaías 59:2).
O estudo do pecado, entretanto, apresenta muitas dificuldades, uma delas é a aceitação de “algo” como sendo pecado, principalmente em tempos modernos onde há uma linha de pensamento liberal, onde se pode fazer de tudo, desde que isso te faça FELIZ.
Na bíblia Deus menciona o erro, falhas e pecados de muitos personagens tais como: Adão & Eva, Davi, Saul, Sansão e muitos outros.
Billy Graham, o maior evangelista do século disse:
"A Bíblia registra o pecado de muitos para que aprendamos com eles".
Primeiro e último pecado citado na Bíblia:
A mentira. Pela 1ª vez é citada no 1º livro da bíblia, Genesis, no capitulo 3, versículo 4, quando Eva estava dialogando com a serpente, e esta disse que Eva Não morreria.
Deus permitiu que o Éden fosse invadido por Satanás, o qual tentou Eva com astúcia (Gn 3.1-5).
Por fim, é citado no ultimo livro, Apocalipse, capitulo 22, versículo 15: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”.
Os sete pecados capitais:
• Gula
• Avareza
• Luxúria
• Ira
• Inveja
• Preguiça
• Orgulho
O pelagianismo foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio e a necessidade da graça divina para a salvação.
Agnosticismo é a visão filosófica de que a veracidade de certas reivindicações é desconhecida ou incognoscível. A palavra "agnóstico" vem do grego: a-gnostos, ou seja, não-conhecimento, aquele que não conhece.
O semipelagianismo é uma linha de pensamento cristã que trata principalmente sobre a salvação. Ensina basicamente que o ser humano é salvo exclusivamente por Deus mediante a graça, mas que a salvação partiria somente da inciativa da boa vontade no coração do homem para com Deus.
Os pecados especialmente repugnantes para Deus são designados como detestáveis (“abominações”).
O apóstolo Paulo escreveu aos irmãos da igreja de Coríntios e à todos os cristãos, que os injustos e os que praticam iniquidades, não herdarão o Reino: "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus" (1Co 6.10).
Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
Romanos 5:19