Resumo de O PECADO ORIGINAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO: PECADO ORIGINAL
O tema do pecado original não é abordado pela igreja moderna. Muitos não pregam sobre o pecado com medo de perderem seus membros.
Todo homem que não é cristão estão sobre a maldição do pecado. O pecado original e encontrado no livro de Genesis, e muitos negam o conceito do pecado original. Se não tivesse ocorrido o pecado original, Jesus não teria que ser sacrificado na cruz.
Os evolucionistas defende a tese que descendemos da evolução do macaco tentando isentar o ser humano do pecado.
Os psiquiatras não- cristão tentam explicar com o conhecimento profissional a explicação do pecado, mas sempre com fracasso. O que Eles não entendem é o homem atual e resultado de alma caída.
Muitas pessoas mesmo crendo na queda do homem, não crêem na crença da depravação total do homem. Alguns afirmam que “todos são depravados, mas ninguém e totalmente depravado”. Qual é a parte do corpo que não é corrompida? Se fosse puro e santo não iríamos para o inferno. Então, qual seria o destino do homem que é em parte depravado e é em parte santo? Ele não poderia ir nem para o céu e nem para o inferno
1-Há imposição de restrição
Havia sim uma imposição legal em Adão para que não pecasse. Em Romanos 4: 15, está escrito: Porque onde não há lei também não há transgressão.
Em Gênesis 2: 16 17 , está escrito: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás.
Muitos acham que Adão cometeu um ato insignificante quando comeu o fruto proibido, mas a desobediência e como rebelião, o qual Deus não tolera. Ele é soberano e sabe o que é certo e o que é errado. Em 2 Cor.11:3, nos mostra que Eva foi enganado pela serpente, mas Adão sabia que estava desobedecendo a Deus e das suas conseqüência. Ele poderia ficar inocente, mas preferir pecar e ficar junto a Eva.
Deus não negou nada a Adão, apenas esta ordem que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
O pecado cometido por Adão e caso de rebelião a Deus, mesmo que esse ato pareça ser insignificante, para Deus a desobediência é um caso grave.
Deus teve a intenção de provar a obediência 02 seres racionais que Ele havia colocado no meio do jardim.
Muitos questionam se Deus não teria sido duro diante de um fato tão insignificante , mas quem comete pecado menores, poderá cometer maiores ainda.
A idéia de que o homem deve obedecer somente aqueles mandamentos que acharem necessário, é um equívoco. Os mandamentos de Deus estão para serem cumpridos.
II.Houve incitamento a rebelião
Satanás é mestre em enganar as pessoas, devemos estar atentos contras as astutas cilada do inimigo.
Em primeiro lugar no livro de Genesis 3:1ss sugestionou que Deus disse assim:”Não comereis de toda árvore do jardim?” Induziu o homem a um questionamento.
Quando a serpente perguntou a cerca da proibição dela comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal , Ela deveria encaminhar o assunto para o marido.
Em segundo lugar, Satanás induziu a pecar numa única limitação que Deus tinha imposta, de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, onde despertou a curiosidade e desejo da coisa proibida. Deus não tinha negado nada ao homem.
Em terceiro lugar, a serpente fez um acréscimo à Palavra, e desse modo reverteu o sentido: “Então a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis”.
Em quarto lugar, serpente contestou o motivo de Deus por negar o fruto dessa única árvore ao homem: Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se abrirão vossos olhos, e sereis como Deus.
O diabo incitou o homem o motivo pelo qual Deus proibiu-o de comer o fruto de conhecimento do bem e do mal.
Em quinto lugar, diabo apelou para 3 via principais da tentação: Em João 2:16, João declara” que tudo que há no mundo, a concupiscência da carne,
A concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”. Em Gênesis 3:6, Eva viu que a árvore era boa para comer, agradável aos olhos, desejável para dar entendimento, não pensou muito, foi lá e comeu.
Em sexto lugar, satanás usou essa tentação contra Eva e semelhante aquela onde Ele caiu, da ambição de se tornar igual a Deus.
III- Revolta induzida
Está escrito na Bíblia que a ordem de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal foi dado a Adão. A Eva , portanto foi uma presa facial para Satanás. Adão poderia rejeitar e não ter comido o fruto proibido, mas não o fez.
Adão foi o mais culpado dos dois porque Ele pecou deliberadamente , sabendo plenamente de tudo o que estava envolvido em seu ato. O pecado de Adão foi maior que o da Eva; e a morte reinou sobre este mundo, porque Adão pecou.
Adão poderia ter usado da autoridade e impedido que Eva comesse do fruto proibido, ficou olhando a cena e nada fez, presenciou tudo e ainda comeu junto. O pior ainda, jogou a culpa dizendo que a mulher que Deus tinha dado a Ele induziu-o a pecar.
Todo ser humano que viveu na terra, exceto Cristo, era uma semente em Adão ,quando pecou, e como conseqüência disso, todos pecamos e herdamos a natureza depravada.
Em Gênesis veremos a conseqüência do pecado:
As conseqüência do pecado para mulher e que Ela sentiria o dor do parto, que é uma dor terrível, e seria submisso a autoridade do homem.
A terra já não seria o mesmo, estava amaldiçoada, de modo que ali em diante já não tinha disposição de dar seu fruto, e esse fruto só viria em resposta aos cansativos trabalho do homem na lavoura.
Em Genesis 3:16, a queda do homem trouxe como conseqüência da dor.Antes da queda não tem nenhum momento de tristeza vivido por Adão e nem pela Eva. Com a queda veio a morte, a tristeza, a doença, desapontamento, privação em muitas outras coisas tornam essa vida atual uma vida de tristeza no coração.
A morte física e outra conseqüência do pecado, que está em Genesis 3: 19, do pó viemos e do pó retornaremos, não está escrito assim, mas é o sentido desse capítulo.
A intervenção da redenção
Em Gênesis 3:15, está escrito:” E porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
Em Genesis 3:21,a redenção foi suprida para Adão e Eva. Deus mata o animal para cobrir o pecado do casal. Esta escrito:” E fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnicas de peles , e os vestiu.” O fato que as peles dos animais foram para cobrir a injustiça do homem, outro tinha que morrer no lugar, e assim a apresenta a doutrina da salvação.
E por isso que Jesus morreu em nosso lugar, Ele levou sobre si toda maldição que estava sobre a humanidade, Ele se fez maldição por nos pobre pecadores.
Em João 3: 16, está escrito: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.