Resumo de OS EVANGELHOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Os Evangelhos
RESUMO
Os quatro Evangelhos compreendem cerca de quarenta e seis por cento (46%) do Novo Testamento. A Igreja primitiva colocou os Evangelhos no inicio do Cânon do Novo Testamento, não por serem eles os primeiros livros escritos, mas por ser o fundamento sobre o qual Atos e as Epístolas são edificados. Os Evangelhos ao mesmo tempo se originam do Antigo Testamento e o cumprem como fornecem um cenário histórico e teológico para o restante do Novo Testamento. (Apostila parte de Introdução).
EVANGELHO – gr. Boas novas, ou Boa mensagem; De Cristo. “E Jesus rodeava toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregado o Evangelho do reino; e curando toda a casta de doenças, e toda a casta de enfermidade s no povo”. (Mateus, 4. 23).
(14) – “Mas depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus, (15) – e dizendo: Pois que o tempo está cumprido, e se aproxima o reino de Deus; fazei penitência, e crede no Evangelho”. (Marcos, 1. 14 e 15).Outras referência bíblicas sobre o Evangelho: (Lucas, 2.10; Atos, 13.26; Romanos, 1. 1, 9 e 16; I Coríntios, 2. 13; II Coríntios, 5. 19; Efésios, 3.2; 6.15; Filipenses, 2. 16; Colossenses, 3. 16; I Tessalonicenses, 1.5; I Timóteo, 6.3; Hebreus, 4.2; I Pedro, 4.12).
Para ser proclamado para todo o mundo: “E será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes. E então chegará o fim”. (Mateus, 24.14). Ainda em: Marcos, 16.15; Lucas, 24.47; Atos, 2. 39; Romanos, 10. 18; Colossenses, 1. 23). (Orlando Boyer, Pequena Enciclopédia da Bíblia).
Os Evangelhos contêm um conjunto de narrações centradas na pessoa de Jesus de Nazaré e escritas com um propósito testemunhal, para a edificação da Igreja e para a comunicação da fé. Mas isso não significa que os evangelistas manejaram sem cuidado os dados, as palavras e os fatos que recompilaram e que foram os seus elementos de informação. Pois, se bem que é certo que eles não trataram de escrever nenhuma biografia, (ao menos no sentido específico em que se da hoje o termo), igualmente é que os seus escritos respondem com fidelidade ao discurso histórico tal e como eram elaborados (Apostila).
Mateus:
I – A Vinda do Messias, 1.1, a 4. 11;
II – O Ministério do Messias, 4.12, a 16. 12;
III – A Reivindicação do Messias, 16. 13, a 23.39;
IV – O Sacrifício do Messias, Capítulos 24, a 27;
V – O Triunfo do Messias, Capítulo, 28.
A Vinda do Messias, Capítulos1, a 4.11.
1 – Genealogia, 1.1-17;
2 – Nascimento, 1. 18-25;
3 – Os Magos, 2. 1-12;
4 – A Fuga para o Egito e o Regresso, 2. 13-32;
5 – O Batismo de Jesus, Capítulo 3;
6 – A Tentação de Jesus, 4. 1-11.
(Myer Pearlman, Através da Bíblia – Livro por Livro, Editora Vida).
Marco apresenta um teor descritivo com relatos concisos e de cenas rápidas da vida de Cristo. Apesar da simplicidade de sua literatura, Marcos deixa sua narrativa falar por si só, descrevendo a história do servo sempre em movimento, a pregar o evangelho do reino de Deus curar enfermo ensinar e por fim, morrer pelos nossos pecados (Apostila).
Os Relatos indicam que este livro foi escrito especialmente para os Romanos:
O Estilo resumido do Evangelho, as descrições vivas de cenas animadas e movimentadas revelam-no como peculiarmente adaptado para um povo tão ativo e enérgico como eram os romanos.
Marcos inicia por registrar e narrar à vinda do grande Conquistador:
1 – Seu nome e sua proclamação, 1. 1-8;
2 – Sua Vitória Inicial sobre Satanás, 1.9-13;
3 – A Primeira Proclamação de Seu Reino, 1. 14-20;
4 – Suas Primeira Obras de Poder, 1. 21, a 2.12.
O Evangelho de Lucas
Um médico gentio apresenta seu evangelho em torno de uma história cronológica da vida de Jesus. Como grego, escreve a seus patrícios que amavam a beleza, a poesia e a cultura. Era difícil agradá-lo, pois viviam num mundo de grandes conceitos. O Evangelho de Lucas fala do nascimento e da infância de Jesus, dos cânticos inspirados relacionados com a vida de Cristo, e fala também do precursor de Jesus, João Batista.
O Evangelho de João
O Evangelho de João é um acervo de testemunhos para provar que Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo. Foi escrito por João em resposta a um apela de Igreja.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com