Resumo de OS EVANGELHOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Os Evangelhos
A palavra grega evangelho quer dizer a boa nova é o anuncio da salvação pela fé.
Os habitantes da palestina eram primariamente bilíngues (Aramaico e Grego), e muitos eram trilíngues, falavam também o Hebraico. O Grego, porém era o idioma comum de todo o império, portanto, o mais adequado para escrever os evangelhos.
A Bíblia pode ser dividida em preparação, manifestação, apropriação e consumação.
Mais tarde quando começou a desaparecer aqueles que haviam conhecido Jesus em pessoa, a Igreja sentiu a necessidade de fixar por escrito a memória das palavras que haviam ouvido dele e dos seus atos que haviam presenciado.
Os evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas. São considerados sinóticos devido à semelhança que guardam entre si.
O evangelho de João foi escrito com o propósito de suplementar os relatos anteriores, com uma nova e distinta visão da vida de Jesus.
Os evangelhos contém a mesma história cada qual a seu modo. Jesus é apresentado como rei em Mateus, servo em Marcos, filho do homem em Lucas e filho de Deus em João.
O tema predominante da pregação do senhor é o reino de Deus. Mateus escreveu a história da vida terrena de Jesus especialmente para os Judeus. À parábola de Jesus tinham como publico alvo os próprios discípulos.
Marcos é o mais breve e o mais simples dos evangelhos, apresenta um relato conciso, de cenas rápidas da vida de Cristo. Marcos é o menor dos evangelhos, é um evangelho da ação.
Marcos escreveu especialmente para os romanos que era o povo dominante no mundo naquela época. Marcos é o evangelho do homem de negócio.
O evangelho de Lucas é o mais extenso e abrangente dos quatro evangelhos, apresenta Jesus como homem perfeito que veio buscar e salvar os pecadores.
Lucas deixa claro que escreveu para os gentios, que veio como a provisão divina da salvação para todos os descendentes de Adão. Lucas escreveu também os atos dos Apóstolos.
O evangelho de João é singular, João deixa claro o proposito do seu evangelho:” para que creiais que Jesus o Cristo é o filho de Deus e para que crendo tenhais vida em seu nome”.
João revela a função dos Espirito Santo em continuar a obra de Deus, guiando os crentes a um entendimento dos significados do evangelho e capacitando-os a realizar obras maiores que aquelas realizadas por Jesus.
O evangelho de João é o mais teológico dos quatro evangelhos. Trata da natureza e da pessoa de Cristo, e do significado da fé nele.
João teria escrito para convencer os incrédulos a crer em Jesus Cristo e serem salvos e consolidar a fé dos crentes.
Mateus finaliza com a ressurreição do senhor; Marcos com a sua ascensão; Lucas encerra com a promessa do Espírito Santo; João com a promessa do segundo advento.
Na bíblia a história é um instrumento um meio não um fim. O mais importante não é a precisão dos dados ou a ordem cronológica e sim a leitura dos acontecimentos, o significado teológico e catequético nele contido.
Midraxe é um gênero literário desenvolvido pelos Judeus com o objetivo catequético.