Resumo de OS EVANGELHOS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Os evangelhos são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que conta a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.
A Bíblia contém 4 evangelhos e os seus autores, conforme a ordem bíblica são:
Mateus, Marcos, Lucas e João. Os 3 primeiros são chamados “evangelhos sinóticos”, pois têm características comuns.
Evangelho: É uma palavra de origem grega (euaggelion ) que significa “boas novas” ou “alegres novas”.
A palavra “Evangelho” nunca é usada no Novo Testamento para referir-se a um livro. Significa sempre “boas-novas”.
Os Evangelhos contêm, pois, um conjunto de narrações centradas na pessoa de Jesus de Nazaré.
Os Evangelhos Sinóticos:
É um termo que designa os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.
Mateus:
Evangelho de Mateus é o único que ocorre a palavra “igreja” (16.18; 18.17). Mateus é conhecido como o evangelho da igreja. Mateus foi um dos 12 apóstolos, que acompanhou o ministério de Jesus de perto. Em seu evangelho, Mateus mostrou como Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias, o Salvador prometido.
Marcos:
Marcos foi um companheiro dos apóstolos Pedro e Paulo. O evangelho de Marcos foca principalmente nas ações de Jesus e seu poder para realizar milagres.
Lucas:
Lucas era um médico, amigo de Paulo. O evangelho de Lucas contém vários detalhes sobre a família e as origens de Jesus.
João:
João foi outro apóstolo e um dos amigos mais próximos de Jesus. João escreveu seu evangelho com o objetivo de ajudar as pessoas a crerem em Jesus.
As Parábolas de Jesus são narrativas breves, dotadas de um conteúdo alegórico, utilizadas nas pregações e sermões de Jesus com a finalidade de transmitirem ensinamento.
E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14