Resumo de PANORAMA BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 30 Panorama Bíblico
- O Panorama da Bíblia é com o objetivo para um melhor entendimento e compreensão da palavra de Deus, o qual facilita o plano de leitura da Bíblia.
O panorama bíblico nos ajuda a ter conhecimento sobre os contextos sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, religiosos, etc. que você necessitará ter para compreender muitas coisas ao ler a Bíblia.
- Entre o homem do século XXI e os escritos bíblicos existem diversos abismos, culturais, geográficos, sociais, tecnológicos, religiosos, econômicos, dentre outros.
- Nos tempos bíblicos as casas eram constituídas de somente um cômodo, e eram pequenas tinham aproximadamente 15 m quadrados, uma escada lateral e externa levava ao telhado que era normalmente um segundo cômodo de toda casa naquela época, todas as atividades da família eram realizadas fora da casa, portanto à moradia era usada somente para dormir e para as refeições. Por dentro o piso tinha dois níveis no mais alto dormia toda a família, todos juntos e no mais baixo poderia dormir alguns animais e estimados pela família, se a família tivesse poucos animais todos dormiam dentro da casa.
Nos tempos bíblicos além das casas hebraicas serem pequenas eram também escuras, pois, a janelas eram poucas, pequenas e localizadas no alto das paredes.
Os modos que haviam de iluminar a casa eram geralmente à luz do fogão, lampiões ou lamparinas; naquela época não havia as velas, portanto quando na Bíblia se lê a palavra castiçal é um erro de tradução, o que havia aparecido com castiçal era o menorá, um candelabro de ouro que tinha pavios mergulhados em azeite de oliva.
Geralmente o piso das casas era de cerâmica ou terra batida. Também era usado barro endurecido ou argamassa na construção do piso. Em casas mais ricas às vezes faziam-se pisos de pedra calcária que era mais fácil de limpar.
Nas casas hebraicas que eram pequenas havia somente uma porta geralmente feita de madeira, não utilizavam dobradiças, eram presas em um caixa de pedras e se moviam facilmente, e apesar de serem pequenas e estreitas a sua soleira era sagrada e construída com muito cuidado, esta soleira era de pedra e durante a páscoa se passava sangue nela por causa da ocasião em que foram libertados do cativeiro egípcio.
Nos tempos bíblicos as casas não eram isoladas uma das outras a não ser que fosse em território agrícola, mas a grande maioria delas estavam agrupadas em povoados, sempre localizados próximos a nascentes ou rios, nos dias de Jesus Cristo havia aproximadamente 240 cidades somente na Galiléia.
- Durante todo o período bíblico de gênesis a apocalipse, a família sempre foi muito valorizada, isto foi tanto influência da lei mosaica quanto dos ensinamentos de Jesus, o cenário mais natural para o judeu era a família constituída pelo pai pela mãe e pelos filhos.
Na sociedade judaica o pai geralmente era compassivo e amoroso e não uma espécie de tirano diante do qual todos se curvavam, na família hebraica havia conflitos normais do dia-a-dia mas raramente haviam conflitos graves pois autoridade do pai sempre prevalecia.
A mulher hebréia era treinada desde criança para ser dona-de-casa, aprendia com a mãe a lavar roupas, costurar, fazer deliciosos alimentos e sobremesas e a cuidar dos filhos.
- As vestes já nos tempos do antigo testamento não eram sem graça, mas bonitas e bem elaboradas, desde os tempos de Moises até Jesus o traje hebreu era a túnica, que melhorou de qualidade e aspecto sensivelmente, pois sempre foram muito bonitos.
- Israel é um país quente e seco e com pouco suprimento de água, portanto o perfume era geralmente usado no lugar do banho após o dia de trabalho intenso e cansativo.
- Nos tempos bíblicos as famílias tinham alimento em abundância, eles tinham hortas nos quintais, criavam galinhas, e gados, tinham árvores frutíferas, e sempre uma vinha.
- Naqueles tempos, (assim como hoje) existiam os médicos formados em escolas altamente capacitadas o que equivaleria para a época a um curso superior, mas também havia os charlatões que ministravam porções mágicas e outras coisas mais.
- Apesar do casamento ser uma instituição estabelecida por Deus, ele tem tido diversos problemas ao longo da história, e tem sido constantemente maculado pela humanidade, pois, muitos traem o cônjuge, e muitos outros casados se tratam mal ou com indiferença. Mas o fato é que muitas pessoas casam-se sem se conhecerem bem, ou sem saberem que uma vida a dois inclui ambas as partes abrirem mão de algumas coisas, ai é que surgem os desacordos.
- Nos tempos bíblicos os casais tinham uma vida sexual satisfatória, praticavam sexo por desejo de procriação e por prazer também.
- Nos tempos bíblicos quem não trabalhasse era muito mal visto, você até poderia ser um negociante de sucesso, mas deveria trabalhar do amanhecer ao anoitecer, os judeus consideravam que o homem foi feito para o trabalho.
- Na maioria da história bíblica a pobreza sempre foi o cenário mais comum na maioria do território, mas também sempre houve os locais que gozavam de abundancia. O povo de Israel era em sua maioria pobre, podemos dizer que 50% tinham o suficiente para viver e que mais 40% não tinha nem este suficiente e viviam em condições de extrema pobreza.
- O povo de Israel em sua maior parte vivia da agricultura, por isto muitos de seus conceitos sobre Deus estavam relacionados com esta atividade, se houvesse chuva ou seca atribuíam a Deus estes fatores. A agricultor fazia o melhor que podia por sua plantação, mas eles criam que o resultado da colheita dependeria de Deus, se fosse ruim era sinal que Deus estava desagradado.
- Os israelitas eram povos que sempre gostaram imensamente de musica, e naqueles tempos qualquer espécie de reunião já era motivo para tocarem e dançarem a noite toda, até mesmo durante o trabalho eles cantavam coletivamente. Os israelitas muitas vezes expressavam seus sentimentos em poemas que deveriam ser cantados ou recitados.
- O povo israelita tinha um profundo respeito pelos seus mortos. O método de sepultamento em meio ao povo de Israel foi se modificando vagarosamente ao longo do tempo, e na época de Cristo a lavagem e preparação para o sepultamento era bastante importante nos costumes judeus.
- Viajar nos tempos bíblicos representava muito esforço, eis que poucos viajavam a cavalo ou a camelo, a grande maioria viajava a pé mesmo.
- Dentro do panorama bíblico é de grande importância destacar a cultura e a religião, onde estão suas festas, seu culto, partidos políticos e religiosos, sua musica, etc.
Merece destaque sete festas judaicas anuais: páscoa, festas dos pães asmos, pentecostes, festa dos tabernáculos, purim, chacyná e yom kipur.
- Quando Jesus esteve fisicamente entre nós haviam muitos grupos religiosos entre os judeus, tais grupos eram considerados políticos e religiosos. Alguns judeus aderiam a estes grupos visando somente poder e prestigio, mas outros eram esperançosos em fazer o bem ao seu povo.
- Tanto os judeus primitivos como os cristãos modernos eram muito parecidos com os cristãos de hoje, muitos crêem em Deus, mas, por falta de informação acham por bem aplacar forças sobrenaturais recorrendo a magia ou superstição. Por várias vezes a igreja cristã, logo em seu inicio teve de conviver com o paganismo e combate-lo, já os casos de Simão o mágico, Elimás ou Barjesus, a jovem de Filipos, e muitos outros que não foram registrados; mas havia uma grande diferença, leia as passagens e veja que o poder que havia nos cristãos superava em muito o de todos os magos e feiticeiros, e aonde eles chegavam, por tanto poder eram até mesmo temidos.
- Israel era uma nação pequena, portanto, estava sujeita a ocupação de todos impérios que assumiam o controle da região, e assim foi com os assírios, babilônicos, persas, gregos e romanos; estes impérios não só ocupavam as terras, mas também maltratavam os povos que já havia nelas.
- Durante sua história o povo de Israel conviveu com a prática de esportes, nem todos, parte não aderiu a isto, mas os povos vizinhos apreciavam muitos os esporte. A paixão que os gregos tinham pelo esporte decorre de uma busca de condições ideais de vida, e a prática do esporte tinha por objetivo a formação de um corpo ideal, não só na aparência, mas também saudável. A importância que se dava aos esportes era imensa, muitos autores escreviam obras alertando a sociedade que estavam dispensando muito tempo e verbas para as práticas esportivas. É interessante conferir no texto bíblico como Paulo usa por diversas vezes termos esportivos em suas cartas; ele os usa para criar simbologias para ilustrar uma ideia que queria expor.
II Timóteo 2: 5 - Um atleta não recebe a coroa se não lutou conforme a regras.
II Timóteo 4: 7 - Combati o bom combate, terminei a minha corrida, guardei a fé.
22/10/2018