Resumo de PANORAMA BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
1FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
1400
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: PANORAMA BÍBLICO
a bíblia foi escrita a dezenas de séculos atrás, por isso há milhares de termos e expressões, com hábitos próprios da época e de costumes.
A diversos abismos moderno e escritos bíblicos e sociais, tecnológicos e religiosos e mais.
O missionário ao ir ao campo sabe que ali vai encontrar uma cultura bem diferente e vai levar um tempo para se adaptar, para ter êxito em seu ensino. Já pensou você conversando com um inglês, você diz que quer ir ao shopping e ele entende, e responde a praia fica par o outro lado, ai você diz mas eu quero ir ao shopping, entede porque temos que nos adpitar a cultura local.
os contextos sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, religiosos, etc. que você necessitará ter para compreender muitas coisas ao ler a Bíbliaestudo é necessário ter a mente aberta para poder compreender a mente de outras pessoas que viveram na antiguidade, muita pesquisa, assim como também é necessário saber de antemão que nunca se obterá um sucesso.
Logo voe entende que precisa compreender o contexto bíblico dizia ao homem na época, e entender o que ela quer dizer ao homem contemporâneo.
Por exemplo o estudo sobre laudiceia a sétima igreja do apocalipse, para um bom entendimento foi feito um estudo no contexto da região na época, apocalipse 3 14 a 22:
14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e para ungires os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Uma cidade rica da Ásia menor, Turquia, fundada por ântico II, grande estrada comercial a Ásia menor, ali Cicero, deu suas ordens de pagamento, alguns bancos financiaram suas reconstruções após o terremoto que a tinha destruído, mas por ser tão rica recusou, realmente não precisava de coisa alguma.
O seu mercado lhe tornava famosa, lá negra lustrosa produzida no vale, capas tapetes, ótima escola de medicina, indústria de colírios, e mais.
Interpretação:
14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
FIEL - Nesta carta Jesus se autodenomina deste modo, isto serve para contrastar com a infidelidade desta igreja. Apesar daquela comunidade não ser fiel, Deus estava dizendo que Ele era.
15 Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Morna estado da igreja, subsistem em armonia, com o mundo, como ímpios, professa o cristianismo, pobres na fe,
17 Como dizes: Rico eu sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que tu és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Graciosa e orgulhosa
Cheia de ganancia e acomodada, não tinha nem riquezas espirituais e nem virtudes cristas, sem Deus.
cristão que diz: eu não preciso de coisa alguma, engana-se gravemente, pois todos somos miseráveis sem Jesus na retaguarda, precisamos Dele em todos os sentidos. Podemos dizer Deus é nossa fonte de fé, de graça, de sabedoria, de amor, precisamos do Seu amor, da Sua proteção, do Seu espírito, da comunhão com os irmãos.
o principio da queda de satanás, e busca-la foi o principio da queda do homem, possuía tudo e não possuía nada. 18 Eu te aconselho que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e para ungires os teus olhos com colírio, para que vejas.
Laodiceia
Ouros finos tecidos e colírios, para Deus eles eram pobres e cegos e nus. O senhor tinha ouro para sua pobreza, colírio para vossa seguira, e roupas para sua nudez. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos eu amo; sê pois zeloso, e arrepende-te, Misericordioso que é o Senhor repreende seus filhos para que não os perca, e este pedido de arrependimento vem após o conselho sobre como proceder corretamente. Ele diz vou castiga-los, para que se voltem a mim, arrependam-se. Isto também denota que Deus castiga o homem com pesar. Todavia note-se que a repreensão vem antes do castigo, se não há uma resposta do homem à repreensão divina, certamente virá o castigo.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
o pecador que se arrepende tem livre acesso à Cristo que sempre rejeitou.
Habitação
Diferenças sócias eram poucas em meio a sociedade judaica então as moradias não mudavam todas iguais.
O povo judeu era tranquila, carinhpo e aconchego familiar, paes assados em fornos de barro, área de foras e as casa iluminadas. família, era armado com pesadas vigas de madeira sobre as quais se colocavam varetas e depois tudo era recoberto com uma mistura de barro e palha picada outros plantavam grama para os protegerem da erosão, regulamente era preciso lixá-lo para mantê-lo impermeável e apesar de todos os cuidados as goteiras eram inevitáveis. Mulhres trabalhavam no telhado, amassando pão, tecendo, secando frutas como figo, tâmaras, catando cereais, lavando ou secando roupas, etc.
Dois cômodos era raros na quela época, Mateus 6:6 Jesus disse que ao orar deveriam entrar no quarto ao invés de exibir sua religiosidade. discípulos (Lucas 22:12), neste caso tratava-se de um lugar espaçoso e mobiliado; também após sua ascensão os seus discípulos tivessem se reunido num lugar semelhante (Atos 1:13). Jesus certa vez disse que no dia do juízo quem estiver no telhado não deveria descer para pegar nada em casa (Mateus 24:17).
Encantamentos
Antigas técnicas, mas foi época de jesus que estavam tomando providencias para se instalar vasos sanitários.
Iluminação
As casa hebraicas eram pequenas escuras mínimas janelas localizadas no alto das paredes.
Lampios e lamparinas e a luz do fugao, na bilblia le a palvra castiçal ou um candelabro de ouro com pavios mergulhados em azeite de olivia.
chamado lâmpada naquele tempo eram tigelas de azeite com uma depressão na borda onde se colocava o pavio que geralmente era de linho ou algodão. feitas de barro e outras mais sofisticadas de bronze ou outro metal, as lâmpadas podiam ser adornadas com desenhos ou mesmo terem formatos de animais, os judeus não gostavam de lâmpadas com formatos, pois, abominava a idolatria.
As mobílias
Suas refeições eram feitas em cima de uma pele ou esteira que se estendia no chão, as mesas e cadeiras eram coisas de pessoas ricas, nem sequer uma banqueta era utilizada entre os hebreus. Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos muito provavelmente utilizou-se de uma pequena mesa que ficava a poucos centímetros do chão coberto por uma esteira ou tecido, a possibilidade de ter usado mesa e cadeira vai de acordo com o nível do local em que a ceia foi celebrada, alguns dos seguidores de Jesus eram pessoas ricas, portanto, se a ceia foi celebrada na casa de alguém rico usaram realmente mesa e cadeira, o que não está de acordo com a realidade no quadro de Leonardo da Vinci foi o fato de terem usado um lado somente da mesa. Os vasilhames eram tigelas ou jarras geralmente de barro colocadas em rentes prateleiras, onde guardava de tudo, desde substâncias medicinais, azeite, a água e outros; em casas mais ricas os vasilhames poderiam ser de materiais mais caros tais como cobre, bronze, porcelana, e até decorados.
Os alicerces
O terreno era trabalhado e escolhidos, (Mateus 7:24-27), naquele tempo havia ameaças de terremotos, ventos fortes e tempestades seguidas de erosões, eram comuns as fundações profundas para fincar a construção em camadas de argila ou a rocha; as paredes e o reboco da casa durava muito menos que os seus alicerces, portanto quando uma casa estava muito velha era derrubado, mas, o alicerce era aproveitado para a reconstrução
As portas
Somente uma porta, de madeira, sem dobradiças, presas em caixas de pedras pequenas e estreita, Na ombreira da porta, ficava fixado o mezuzá, que era um tubo de metal ou uma caixinha que tinha um pergaminho contendo o texto de Deuteronômio 6:4-9, este trecho bíblico era chamado de Shema ou credo; o mezuzá é usado até hoje pelos judeus. O mezuzá tinha um orifício, pois quando o Shema era colocado dentro dele, era dobrado de um tal modo que o termo "todo-poderoso" ficasse à vista através deste orifício. as pessoas costumavam carregá-la penduradas no pescoço, também se trancava a porta com uma viga de madeira atravessada por dentro.
Liliane navarro pedraca.