Resumo de PANORAMA BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: PANORAMA BÍBLICO-resumo
Alice Damasceno Santos
Para compreendermos os acontecimentos escritos a dezenas de séculos atrás precisamos estudar as sociedades dos tempos Bíblicos.
O panorama bíblico tem como objetivo auxiliar na compreensão da Palavra de Deus oferecendo a todos os que o consultam um estudo claro, didático, sistemático e cronológico das Escrituras Sagradas.
Nos tempos bíblicos as casas eram pequenas com apenas um ou dois cômodos. As paredes da casa eram feitas de barro ou tijolos, o telhado armado com pesadas vigas de madeira e coberto com uma mistura de barro e palha picada, o piso era de cerâmica ou terra batida. As casas de dois cômodos eram raras, geralmente o segundo cômodo serviam de quarto para hóspedes ou recinto para oração. As casas hebraicas possuíam a apenas uma porta e para fecha-las utilizavam-se imensas fechaduras que as pessoas carregavam penduradas ao pescoço ou uma viga de madeira atravessada por dentro. As janelas eram construídas no alto das paredes e utilizavam um gradeamento de madeira para controlar a entrada de luz. Para iluminar as casas utilizava-se a luz do fogão, lampiões, lamparinas e o menorá, que era um candelabro de ouro com pavios mergulhados em azeite de oliva. Também se utilizavam as lâmpadas feitas de barro, bronze ou metal que eram tigelas de azeite onde se colocava o pavio de linho ou algodão. Pela dificuldade de se obter fogo que fazia atritando pedras, as lâmpadas deveriam estar sempre acesas.
As mobílias das casas eram colchões de esteiras ou peles de animais, estrados de madeira, o baú, travesseiros de pelo de cabra com enchimento de lã ou pena, tigelas ou jarras de barro. As famílias mais ricas possuíam camas, armário, tapetes e seus vasilhames eram de cobre bronze ou porcelana.
Nos tempos bíblicos a maioria das casas agrupava-se em povoados pequenos principalmente próximos a nascentes ou rio. Já as cidades grandes eram geralmente cercadas por muralhas. Na época dos patriarcas era comum a vida em barracas em virtude de estar constantemente viajando de uma à outra região em busca de bons pastos para seus animais.
A família considerada a instituição mais importante da Bíblia, era constituída de pai, mãe filhos, todavia essas famílias também tinham seus problemas como em nossos dias.
As vestes eram túnicas de linho ou algodão que deveriam ser confortáveis pois as pessoas passavam o dia inteiro e ainda dormiam com a mesma túnica. Além do linho e do algodão também existia a seda e a púrpura que eram utilizadas apenas pelos mais ricos. Para cobrir a cabeça os judeus usavam um lenço quadrado, o turbante e as mulheres usavam o véu. Os calçados eram sandálias e sapatos de couro de chacal ou de hiena.
Nos tempos bíblicos também se usavam perfumes, cosméticos e adornos como: cremes, incensos, unguentos e joias. Os homens usavam cabelos compridos até os ombros e penteados divididos ao meio e as mulheres usavam cabelos feito coques no alto da cabeça, caixilhos, trancinhas ou uma única trança.
O alimento era servido na mesma vasilha em que se preparava e eram pegos com as mãos ou com pedaços de pães, ou estes eram comidos mergulhados ao molho após as refeições. Já que o alimento era pego com as mãos era importante lavar as mãos antes das refeições. Os alimentos eram feitos geralmente no quintal, no fogo a lenha, esterco ou gravetos.
Casamento era algo de muita importância nos tempos bíblicos, quem não casasse ficava levemente excluído da sociedade. Era comum homens ilustres possuírem mais de uma esposa, pois a poligamia era normal e legal (Deuteronômio 25:5-10).
Nos tempos bíblicos desenvolviam-se atividades de carpinteiros, curtidores, correios, filósofos, açougueiros, banqueiros, eunucos, hoteleiros, jardineiros, marinheiros, mendigos, mercadores, oleiros, padeiros, metalurgia. Além destas atividades trabalhava-se na agricultura usando arados de madeira ou ferro puxados por bois, para arar a terra, e para trabalhar em pequenas plantações tais como hortas, a pá e a enxada. No cultivo usavam cereais, verduras, legumes, frutas e linho. A pecuária nos tempos bíblicos era em sua maioria a criação de ovelhas para a produção de carne, leite, ovos, lã, couro, subprodutos, etc.
A maioria do povo em Israel era alfabetizado apenas com objetivo de tomar conhecimento da Palavra de Deus. Os pais eram os professores dos filhos, os quais os educavam e alfabetizavam e ensinavam-lhe uma profissão. As famílias mais ricas contratavam o aio era um servo incumbido de cuidar da educação dos filhos (de sexo masculino) de seu senhor.
O transporte terrestre nos tempos bíblicos era a pé a cavalo ou a camelo também se usava o jumento e o elefante para transporte de cargas. As viagens marítimas eram feitas em navios cargueiros.
Nos tempos bíblicos existiam várias formas de paganismo tais como germânicas, encantamentos, magias, leitura de fígado de animais, revisão pela água, tirar sortes, astrologia, etc. A igreja cristã se libertou desse paganismo com a reforma protestante.