Resumo de PANORAMA BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia.
Panorama Bíblico
É preciso conhecer o contexto bíblico para que se faça uma boa exegese.
Começamos pela habitação do povo de Israel no tempo de Jesus Cristo: as casas eram constituídas de somente um cômodo e eram pequenos, com quinze metros quadrados.
As diferenças sociais eram poucas entre os Judeus, eram quase todos iguais. As construções de dois cômodos eram raras. As casas eram pequenas e escuras. As refeições eram feitas em cima de uma pele ou esteira.
Mesa e cadeiras eram coisas de pessoas ricas. As paredes das casas hebreias eram lisas e não podiam ter adornos por causa da idolatria contida na lei de Moises. A maioria das casas tinham quintais pequenos.
Nos tempos de Jesus havia duzentas e quarentas cidades somente na galileia. As cidades grandes geralmente eram cercadas por muros, como Jerusalém.
A hospitalidade era característica marcante dos Judeus. A família era valorizada e constituía-se de pai, mãe e filhos, e era patriarcal. Consideravam a mulher como uma propriedade.
O traje hebreu era uma túnica conhecido como capa, seguida de cinto, cobertura, sapatos ou sandálias. Usavam perfumes e cremes, unguentos. As mulheres pintavam as unhas usavam batom, ruge e maquiagem.
As joias eram comuns na época. Os hebreus usavam cabelos longos e barba.
Apreciavam o peixe, o sal, mel, figos, leite, tâmaras, ovos, azeitonas, gafanhotos, vinho, verduras, determinados tipos de carnes, temperos, cereais, frutas. Não podiam comer carne de porco, lebre, camelo, etc.
Já havia nessa época escola de medicina, mas a maioria da população tinha medo ou desprezo pelos médicos.
No casamento era permitida a poligamia, no tempo do antigo testamento. A mulher era vista como um objeto e imperava a visão machista em relação à família. Praticavam o sexo por procriação e por prazer também.
Nas nações pagãs havia a prostituição sagrada e o sacrifício de crianças para os Deuses Baal e Moloque.
Nas nações pagãs como os Gregos e os Romanos o homossexualismo era natural e fazia parte da vida deles.
O levirato era um costume Judaico onde o cunhado se casava com a viúva do seu irmão falecido para que ela não ficasse desamparada.
O adultério era comum entre os gentios, mas para os Judeus era crime de execução.
Sobre o trabalho os Judeus eram severos, quem não trabalhasse era mal visto, os Judeus consideravam que o homem foi feito para o trabalho.
Haviam trabalhadores como: carpinteiros, curtidores, correios, filósofos, açougueiros, banqueiros, etc.
Na educação a maioria do povo Judeu era alfabetizada, pois havia um forte desejo de se buscar a Deus. Os jovens recebiam educação nas letras e filosofia, sendo que a maior parte do tempo dedicava às leis, salmos e os profetas. A maioria dos Judeus eram alfabetizadas e educadas em sua própria casa por seus pais.
Nos dias de Cristo o povo falava Aramaico e Grego, o Hebraico era idioma natural dos Judeus.
Havia escravidão que era oriunda da guerra ou pessoas que tinham dividas para pagar e então aceitavam servir como escravo.
O povo de Israel era em sua maioria pobre, cinquenta por cento tinha o suficiente para viver e quarenta por cento não tinham nem este suficiente e viviam em extrema pobreza.
O povo de Israel na sua maior parte vivia da agricultura sendo assim considerada uma nação agrícola.
Eram cultivados cereais, verdura, legumes, frutas e linho. As oliveiras, os figos a lentilha, o feijão e a cevada eram mais cultivados. Israel possui excelente lugar para a plantação de uva.
Na pecuária se destaca a criação de ovelhas, as cabras, os bois, camelos, etc.
Os Israelitas eram um povo que gostava de música, a flauta antiga e o saltério eram instrumentos musicais, havia também o shofar e o tamboril.
O povo Israelense tinha um profundo respeito pelos seus mortos. Entre os Judeus o cadáver era lavado, enfaixado com tiras de linho, juntamente com especiarias e perfumes.
Alguns tinham o privilegio de andar a cavalo ou a camelo, mas a grande maioria viajava a pé mesmo.
As festas judaicas eram barulhentas e alegres, todos dançavam e cantavam, eram elas: a Pascoa, Pães ázimos, Pentecostes, Festa dos tabernáculos, Ano novo, Yom Kiput, Chacuna, Purim.
Os grupos religiosos eram: Zelotes, Essênios, Hassidim, Os Macabeus, Herodianos, Saduceus, Fariseus.
As sinagogas tiveram início no exílio babilônico com intuito de terem um local comum para reunirem, com o tempo se tornaram sagradas.
Para os Judeus o termo Gentio ou Samaritano gerava repulso e havia muito preconceito religioso. Havia uma rivalidade entre pobres e ricos.
As penas geralmente eram: punição física se houvesse dano físico a vitima. Pena de morte se fosse pecado contra Deus, e indenizações. Os crimes religiosos eram considerados os mais perigosos. A lei que prevalecia era a conhecida lei de talião.
Determinar o que significava os padrões de medida nas escrituras pode ser um problema sem solução.
Os governos Romanos que submeteram Israel foram: Cezar Augusto, Tibério Cezar, Calígula, Claudio, Nero, etc.
Os publicanos eram coletores de impostos que os Romanos recrutavam na própria região, portanto esses Judeus eram considerados traidores, mercenários e desonestos.