Resumo de PANORAMA BIBLICO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Panorama bíblico é o contexto dos tempos bíblicos, como culturais, geográficos, sociais, tecnológicos, religiosos, econômicos, etc. Eis alguns exemplos:
OS ALICERCES
O terreno onde era construído a casa era escolhido, pois deveria ser firme, porque naquele tempo havia ameaças de terremotos, ventos fortes e tempestadesseguidas de erosões., por isso Mt 7:24 a 27( geralmente os hebreus davam mais atenção ao alicerce que os acabamentos).
AS PORTAS
O mezuzá( tubo de metal ou uma caixinha com pergaminho, DT 6:4a9.
HOSPITALIDADE
A visita era recebida com toda a atençãoe tinha seus pés lavados.
FAMÍLIA
Durante todo período bíblico a família sempre foi valorizada.
TECIDO
A cor roxa(púrpura) era muito apreciado, e essa tinta era obtida de um caramujo. At 16:11-15//Lc 16:19
PAGANISMO E SEXO
Fora as outras civilizações promoviam prostituição cultual, que era associado ao conceito de fertilidade, quando um agricultor queria obter colheitas fartas ou rebanhos produtivos, necessitava recorrer aos deuses da fertilidade, se o casal não pudesse ter filhos, deveriam fazer o mesmo.
MOLOQUE
Era uma imagem, meio homem meio peixe, ficava em pé com as caudas curvadas para trás, tinha as duas mãos a frente do corpo em forma de concha, fazia-se uma fogueira em torno dessa imagem de modo que ela ficava no meio do fogo, a criança era jogada em suas mãos com temperatura elevadíssima e morria rapidamente. Talves seja um dos motivos que deus ordenou a josué acabar com os cananeus.
Na época de Paulo havia 1000 prostitutas no templo da deusa Afrodite, o termo mulher de corinto significava prostituta.
ZOOFILIA
Sexo com animais era horror para judeus, mas os gentios faziam em público. Ver Dt 18:23, 20:15,16.
MULHER
jesus quebrou as barreiras sociais para a mulher em relação a lei judaica que as reprimia.
TRABALHO
os Judeus consideravam que o homem foi feito para o trabalho, Col 3:22.
FILÓSOFOS
Paulo em Atenas advertiu os cristãos porque nós cremos para conhecer, os filósofos conhecem para crer.
ESCRAVOS
A escravatura para os israelitas apresentava muitas vantagens porque a lei de Moisés davam direitos. os egípcios e assírios tratavam mal seus escravos, as concubinas eram escravas sexuais.
POBREZA
causas da pobreza, impostos, mão-de-obra, escrava, enfermidades e deficiência, perda do pai, calamidades naturais, agiotagem.
ANIMAIS
pela lei de Moisés, os israelitas não comiam carne de porco e cavalo.
MUSICA
o próprio deus providenciou. Gn 4: 20-22.
VELÓRIO
Costume pagão que a igreja protestante herdou da católica, significa= velar, tomar conta da alma do morto ou de seu corpo. Deve-se pregar o evangelho sutilmente e ore pelo consolo dos familiares.
FESTAS
sete festas anuais: colheita, páscoa, pães asmos, pentecostes, tabernáculos, yom hipur, purim.
Essas festas tinham também fins educativos, lições sobre história da nação, suas vitórias, derrotas, esperanças.
GRUPOS RELIGIOSOS
Já existe o movimento judaico messiânico com suas sinagogas, elas reconhecem jesus como messias. ZELOTES= terroristas da época, podiam matar, esse termo também se dava a alguem violento, causaram aborrecimento ao império romano que foi sitiada em 66 a.c e 70 dc destruída. Tinham influência dos macabeus, que eram guerreiros, mas utavam porque eram perseguidos, para preservarem-se. ESSÊNIOS= não era violento, sonhavam que fosse possível a sociedade voltar a ser o que era no passado, quando os judeus eram mais fiéis as tradições. eles viviam afastados, produziram os pergaminhos do mar morto, achados na dec. de 50, nas colinas de qumrã.
HASSIDIM (devoto)= não eram violentos, eles observavam a lei a qualquer custo.
MACABEUS
Foram heróis, recusaram profanar o templo ao pedido de antíoco Epifânio, imperador da Síria.
HERODIANOS
Judeus que eram aliados de herodes, coletores de impostos, não influenciava no modo de crer.
SADUCEUS
comparando, eram maçons da época. Eram grupos de pessoas mais ricas da sociedade. Dominavam o poder político e religioso. detinham o controle do templo, o sumo sacerdote era um deles, tinha poder sobre o sinédrio, que era poder judiciário e legislativo para os judeus, não criam em vida após a morte, mas que a alma morria com o corpo, que deus desinteressou pela criação, não criam em anjos. Lc 20:27-40.
FARISEUS
Deus para os fariseus era um senhor severo e vingativo, mas para jesus era um pai amoroso.
Eles pregavam a lei mas não a cumpriam(hipócritas), o sinédrio era comandado por saduceus mas composto na maioria por fariseus.
SINAGOGA
Foram criados no exílio babilônico, quanto ao povo judeu estava sem poder ir ao templo orar, oferecer seus sacrifícios ou executar suas festas. dez homens era sufuciente para fundar uma sinagoga.
PRECONCEITOS
Para os judeus o termo gentio ou samaritano gerava repulsa, e não enxergavam que eram pecadores também. Em 722 ac o reino do norte foi tomado pelos Assírios e ficou contaminado com outros povos. Lc 9:51-56, mas foram justamente os samaritanos que demonstraram maior fé (joão 4:39-42), Jesus nunca põde dizer que erao messias, se não em Samaria. João 4:25-26), obs: jonas não quis ir pregar em Nínive; os judeus era pra ser agradecidos por ser povo escolhido e não gerar orgulho e irnoia porque Deus através de abraão, abençoou todas as famílias da terra.
NECROMANCIA
prática de comunicar com os mortos(comunicar com os "santos" do passado, conforme os catolicos, tambem é necromancia..
PUNIÇÃO
Roma tinha um método de punição chamado "o corpo da morte", onde o corpo da vítima era amarrado ao corpo de seu assassino costa a costa, braços e pernas, enquanto entravam em decomposição o corpo da vítima contaminava o assassino que em pouco tempo (1mês+-) morria.
Paulo usa essa imagem para comparar o corpo da morte ao velho homem jpa morto, alertando que o homem morto poderia contaminar o novo homem, nascido em Cristo. Rm 7:20.24.
CRUCIFICAÇÃO
Os fenícios já faziam, romanos, gregos e outros; pela lei romana um cidadão romano não era crucificado, os homens eram crucificados de costa, as mulheres de frente.
GOVERNO ROMANO
Destruição de jerusalém, após a morte de nero, Vespasiano manda seu filho Tito a jerusalém para tomá-la, e Tito sitiou jerusalém anos 66 a 70 e a cidade caiu. depois Israel só reergueu em 1948 pela ONU sendo reconstituído estado de israel.