Resumo de PEDAGOGIA
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CONCITO GERAL DE DIDÁTICA
Criada por Comenius (Jon Amos Komensky), a didática é um ramo da ciência pedagógica e tem como o ensino e a prática de métodos e técnicas que possibilitam que o aluno aprenda por meio de um professor ou instrutor, ou seja, faz jus ao seu significado; “arte de ensinar”. Hoje em dia, a didática é um ramo da pedagogia e, além disso é uma das principais matérias para que haja formação dos professor. José Carlos Libâneo (1990). Este livro propõe o estudo sistemático da Didática como teoria do processo de ensino. E, segundo ele, “a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagogias em objetivos de ensino, selecionar conteúdos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tudo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos (...) trata da teoria geral do ensino. Essa disciplina deve aguçar o lada critico dos professores que estão em formação, para que eles possam analisar de forma clara a realidade de ensino na qual estarão inseridos em breve. O professor, então, deve preparar os conhecimentos que recebe sobre como ensinar e transformá-los em “para quem”, o que e, por que ensinar. De acordo com Libâneo (1990), didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem, para com o embasamento numa teoria da Educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.
A evolução da didática; a partir dos trabalhos de Ratke e Comênio, foi lenta, se comparada com outras ciências. Uma causa fundamental, já foi mencionada, era que os estudos sempre focalizavam, indistintamente, instrução, ensino e educação como se fossem fenômenos de uma mesma essência. Assim, a Pedagogia foi ganhando forças como ciência particular, se separando aos poucos da filosofia e da teologia, e deixando a didática como uma simples disciplina técnica. Foi, por isso que as histórias da pedagogia e da didática se misturam no tempo. Quando se estuda a História da Filosofia e da Teologia, necessariamente se faz referências a pedagogos. Quando se estuda a história da pedagogia se refere a Teólogos e Filósofos, entre outros. No século XVlll, Jean Jacques Rosseau, propôs uma concepção de insino baseada em um novo conceito de infância, depois de Ratke e Comênio, Rousseau foi o outro grande didata que surgiu. Por ser, também, um grande pedagogo, ajudou a revolucionar a Didática, não se pode considerar um sistematizador do ensino, mas sua obras dá origem, de modo marcante, a um novo conceito de infância e sua relação dieta com o ensino. No século XlX, João Freerico Herbet destaca-se e o pai da pedagogia; pois teve por mérito torna-la, segundo Castro (2008, p. 17) “o ponto central de um circulo de investigação própria”, por defender a ideia da “educação pela instrução”, como didata estabeleceu quatro passos didáticos, que são essências no processo de ensino, ainda hoje, naturalmente que já sofreram variações e aperfeiçoamento, mas a essência é a mesma desde seu descobrimento. No século XX, por ser o século onde surge a didática como ciência autônomo, nesse século XX, muitos se autodenominaram especialistas ou cientistas do currículo. São aqueles que defendem o desenho curricular como uma ciência independente da didática. Outro grande didata foi o norte-Americano John Dewey (1859-1952), foi um destacado representante de uma das tendência do prognatismo didático, sua maior contribuição está ensino laboral e a relação do ensino com a vida. Se destacaram em ordem cronológica; - Jean Jacques Rousseau (1712-1778), foi um pensador que procurou interpretar essas inspirações, propondo uma concepção nova do ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança. – Henrique Pestalozzi (1746 – 1827 0, deu grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento da capacidades humanas. – Johann Friedrich Herbart (17660-01841), pedagogo alemão com grande influência e relevância na didática essa pratica docente. Para ele, o fim da educação é a moralidade. A instrução é introduzir ideias correta na mente do homem. – A. Diesterweg (1790 – 1866) didata alemão que trabalhou sobre o desenvolvimento do professor. – John Dewey (1859 – 1952), foi um destacado representante de uma tendência do pragmatismo didático. Na didática, sua maior contribuição está no ensino laboral e a relação do ensino com a vida.
Professor e aluno; relação professor-aluno, segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito e ativo no processo de construção de conhecimento.
Ensino e aprendizagem; a didática e a parte da pedagogia que se ocupa dos outros e técnica de ensino, destinados a colocar em pratica as diretrizes da teoria pedagógica. Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. O processo de ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Para ele e vários educadores, educar alguém é um processo, dialógico, um intercâmbio constante, nessa relação educador e educando trocam de papeis o tempo inteiro; o educando aprende ao passo que ensina que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudando.
Aula expositiva: Trata-se de uma técnica que a maioria absoluta dos professores do ensino superior usa frequentemente, como toda e qualquer técnica, sua escolha deverá se orientar pelos critérios básica de seleção: Os professores a usam para transmitir e explicar informações aos alunos. Estes têm unia atitude de ouvir, anotar, por vezes perguntar, mas, em geral, absorvê-las para reproduzir futuramente, esta situação pode favorecer a apatia, a desatenção e desinteresse pelo aluno.
Aula expositiva; pode responder a três objetivos, abrir um tema de estudo; fazer uma síntese após o estudo do assunto procurando reunir os pontos mais significativos; abrir um tema de estudo; por vezes é importante que, ao se iniciar um tema, o professor apresente um cenário bem amplo em que se coloca a importância do estudo a ser feito. Fazer uma síntese do assunto estudado. Quando um estudo é realizado por diversos grupos, ou é resultado de contato com especialista. Debate com a classe toda: O objetivo principal dessa técnica é permitir ao aluno expressar-se em público, apresentando suas ideias; suas reflexões, suas experiências e vivências, ouvir os outros, dialogar, respeitar opiniões diferentes da sua, argumentos e defender suas próprias posições. Ensino com pesquisa; trata-se hoje de sua estratégia fundamental para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, aceita e defendida por todos as instituições de ensino superior. Pesquisar em diferente fonte de informações, se iniciando já na formação dos profissionais contemporâneos. Dinâmicas de grupo: Ao analisarmos a utilização de estratégias envolvendo um grupo de alunos, seja pequeno ou grande, o primeiro aspecto a que precisamos estar atentos é o fato de tratar-se de técnicas coletivos. O que isto quer dizer; elas deverão trazer algumas diferentes técnicas diferentes técnicas usadas para aprendizagens individuais. Pequeno grupo; essa técnica é uma das dinâmicas para ser usada e agrega em si a possibilidade de desenvolver vários aspectos de aprendizagens, aprofundamento de conhecimento, compreensão do assunto, ouvir e dialogar com os colegas.