Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
RESUMO - 07 DIDÁTICA
A didática como parte da pedagogia, através da qual se aprofunda para um plano de ensino para melhorar a aprendizagem, em fim uma técnica para aplicar o ensino, compreendendo todo um processo para o sucesso daquele que se dispõe a aprender.
Desenvolve a forma do professor dispor o modo sistemático, apresentando os princípios da arte de ensinar, unindo a arte de educar no exercitar e no ensinar.
No processo de desenvolvido de uma criança está a educação como processo para desenvolvimento físico, mental, levando ao conhecimento e experiência.
Na antiguidade o aprendizado era praticamente uma técnica de memorização, através de repetições até o ponto de saber de cor.
Com o passar dos tempos alguns filósofos se empenharam em teorias do conhecimento que ajudaram a pedagogia, dentre eles se destacando Sócrates, João Amós Comenius, Henrich Pestalozzi, John Frederick Herbart e John Dewey.
O aprendizado que leva ao conhecimento é construído através daquele que ensina “professor” e daquele que aprende “aluno”, pode ser construído através do diálogo, levando o aluno a uma capacidade de desenvolver sua capacidade mental e não apenas de memorização de forma passiva, a fim de se chegar ao objetivo pretendido, através da metodologia de ideias e experiências.
A autoridade docente é um processo de formulação fundamental para o processo de aprendizagem, bem como para a aquisição de valores do indivíduo se comportar coletivamente. Dessa forma, o professor assume papel importante na formação de valores para a vida em sociedade. A autoridade do educador é de fundamental importância no processo educativo em todas as suas fases.
Dentro deste processo, temos o termo disciplina em relação ao ensino e em relação ao indivíduo, onde há uma evolução da heterodisciplina para a autodisciplina, sendo que o desenvolvimento moral e social segue um processo de desenvolvimento intelectual.
O individuo naturalmente segue um linha de aprendizado, porém, deve haver uma motivação e incentivo para o bom desenvolvimento da aprendizagem construindo o conhecimento do aluno.
O professor é a figura central e responsável por ensinar, preparar e confirmar o aprendizado, levando o aluno como figura central na aprendizagem.
A aprendizagem é direta e pessoal, dependendo do comportamento do que se propõe a aprender, visando o objetivo efetivo, com acompanhamento e parecer imediato do professor, facilitando o plano de curso e do tema em estudo, com estratégia para facilitar a metodologia de aula e métodos didáticos, e avaliação do conhecimento da disciplina proposta.
A dramatização com método de ensino, representando situações triviais, de forma espontânea ou planejada, geralmente dentro da realidade. A dramatização planejada é organizada pelos alunos para depois ser exposta em sala de aula. A espontânea é aquela feita sem planejamento antecipado, a apresentação ocorre sem elaboração prévia. Na dramatização há uma integração entre professor e aluno possibilitando, analisar situações cotidianas, trazendo clareza, ressaltar ideias e emoções, dentre outros. A dramatização leva o professor a uma efetiva preocupação para preparar o aluno para o exercício a ser realizado, para uma participação efetiva de todos, orientando os grupos, delimitando a atuação da cena e objetivos a serem alcançados.
Estudo dirigido como procedimento de ensino, onde exige do aluno uma interpretação profunda de um texto, através do qual se desenvolve um trabalho, de forma orientada dentro plano feito pelo professor, onde o aluno realiza ativamente leitura com interpretação do texto. O estudo dirigido exige do professor uma organização antecipada, formulando objetivos, selecionando materiais a serem utilizados, organizar cronogramas para o estudo e determinação das tarefas, além de outras no decorrer do estudo.
O seminário é um trabalho em grupo, dividindo tarefas e responsabilidades entre os participantes. O trabalho é preparado para ser apresentado na sala de aula para todos em uma data predeterminada. A apresentação prática do trabalho substitui o trabalho do professor. O seminário eleva o conhecimento individual e coletivo, eis que adquiri conhecimento através de pesquisas, reflexões e auxilio do professor.
A aula expositiva é o método de ensino baseado na oralidade de um tema proposto, é um dos procedimentos de ensino mais utilizados, sendo que na aula expositiva pode ser utilizados esquemas, gráficos, sinopses e outros. A aula expositiva dá oportunidade ao aluno de aprender de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
O processo de avaliação é uma tarefa didática extremamente necessária no desempenho do trabalho do professor, acompanhando todo o processo de ensino e aprendizagem, a fim de avaliar se o objetivo foi ou não alcançado, avaliando o aluno. Este processo de avaliação está ligado na dinâmica e estrutura do ensino e aprendizagem e não apenas na função da didática. A aprendizagem é contínua devendo ser acompanhada da avaliação, a fim de se chegar ao objetivo final proposto com maior êxito possível. O processo de avaliação é para a análise do desempenho do aluno e do professor e caso necessário uma adequação do plano.
Dentro do processo de aprendizagem podemos destacar dois métodos de avalição uma heteroavaliação e a autoavaliação, respectivamente feita pelo professor e pelo próprio aluno, nesta ultima o aluno desenvolve sua habilidade de observar-se a si mesmo e avaliar seu desempenho em relação aos objetivos propostos. Várias técnicas podem ser utilizadas, como: prova discursiva; prova oral; prova objetiva.
Romanos 15: 4 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Carambeí, 16 de junho de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira