Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DA DISCIPLINA PEDAGOGIA
CONCEITO:
O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). o conceito fazia portanto referência ao escravo que levava os meninos à escola.
Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de carácter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação.
Os agentes gerais
Podem considerar-se agentes de educação aqueles aos quais, de qualquer modo, compete ministrar, aos seus semelhantes, instrução e educação, embora não seja essa a sua atividade específica.
Estão nesse caso os avós, pais, tios, irmãos mais velhos, chefes, patrões, magistrados, etc.
O Estado educador
Mas merecerá, de fato, o Estado a designação de educador?
Vejamos, rapidamente, o problema.
Não resta dúvida que é o Estado quem comanda e dá forma à vida social; é ele quem orienta e molda de harmonia com os superiores interesses da sociedade a estrutura cívica e profissional dos cidadãos.
É ele quem lhes define os direitos e quem lhes marca os deveres.
Ao Estado compete, em suma: promover e proteger a atividade e as iniciativas das diversas instituições educadoras (Família, Igreja e Escola) e suprir e completar as insuficiências e lacunas das referidas instituições, sem, de forma alguma, se lhes substituir.
Os agentes específicos
Já vimos que os agentes específicos da Educação, por excelência, são os professores.
O verdadeiro professor, digno de tal nome, deve ser, ao mesmo tempo, educador.
Também pode ser considerado agente específico da Educação o pedagogo, isto é, aquele que se consagra ao estudo dos problemas concernentes à Educação, e que, como tal, fornece as diretrizes e as luzes ao professor.
O problema da Pedagogia
O problema educativo é universal, como já vimos. Assim foram caminhando, e seguindo o método do ensaio e do erro.
Assim foram surgindo as bases da Pedagogia, que hoje é costume definir como a ciência e a arte da Educação.
Na Grécia e em Roma, chamava-se pedagogo ao servo ou escravo que acompanhava as crianças à escola.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo Pedagogia não só se nobilitou a si próprio, mas também enobreceu a palavra e a profissão de pedagogo.
O educando em face da Pedagogia
O educador só pode começar a exercer, com relativa consciência, a sua atividade, depois de conhecer e de estudar a natureza da criança, na sua progressiva e evolução, até atingir o estado de adulta.
Por outro lado, há ainda a considerar a evolução da família principalmente nos centros urbanos, no sentido do enfraquecimento da sua força moral e da sua ação educativa.
Grupo profissional
Este grupo exerce, também inegável influência sobre a formação da personalidade.
Grupo religioso
Em geral, a maioria das famílias em uma religião, e, desta sorte, aparece, dentro do lar, um novo grupo a influir sobre o educando: o grupo religioso.
As religiões possuem a sua missão específica e importante na obra complexa da educação: cabe às religiões mais elevadas dar ao espírito humano as normas renovadas do sentimento e da ética.
Grupo escolar
A Escola não é apenas o professor. A ação da Escola não se limita à ação isolada dos professores e das aulas.
Neste fato reside a superioridade da escola sobre a família.