Resumo de PEDAGOGIA
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Didática
Didática disciplina da própria Pedagogia é a Teoria do ensino.
Ao nascer, o ser humano não é bom nem mau, mas desenvolve-se em um sentido ou em outro, a partir das influências externas, das representações formadas e de suas combinações, portanto a característica fundamental do ser humano é o seu poder de assimilação .
O papel da escola é desenvolver atenção e o pensamento reflexivo, a capacidade de estabelecer relação entre fatos e objetos, a habilidade para diferenciar o essencial do acessório e para remontar às causas e prever os efeitos. Neste sentido a educação popular tenta mostrar que a quantidade e qualidade são termos indissociáveis, que podem em um certo momento andar juntos.
A Educação é processo eminente social, enquanto processo de formação humana, a Educação é a única maneira pela qual é assegurada a continuidade da espécie que assim consegue dominar a natureza e imprimir nela sua presença e sua maneira de ver o mundo.
Quando o professor concebe o aluno como um ser ativo, que formula idéias, desenvolve conceitos e resolve problemas da vida prática através da sua atividade mental, contribuindo assim seu próprio conhecimento, sua relação pedagógica muda. Não é mais uma relação unilateral, onde um professor transmite verbalmente conteúdos já prontos a um aluno passivo que os memoriza.
O aluno constrói o próprio conhecimento, este tipo de procedimento didático que parte do que o aluno já sabe, permitindo que ele exponha seus conhecimentos prévios e suas experiências passadas, para daí formar novos conhecimentos cientificamente estruturados e sistematizados, exige uma relação professor/aluno biunívoca dialógica.
O verdadeiro educador compreende que a autoridade por ele exercida não é sua, mostra por sua conduta que não é o detentor da autoridade, mas o testemunho.
O ensino é a orientação da aprendizagem visando a construção do conhecimento, a autoridade do professor e autoridade amiga de quem estimula, incentiva, orienta, reforça os acertos, mostra as falhas e ajuda a corrigi-las.
A disciplina é necessária também em sala de aula, como ordenação das condições que possibilitam a aprendizagem. A disciplina escolar é consequência da organização total da escola, isto é do modo como a escola está organizada e também o reflexo da relação que se estabelece entre o professor e o aluno.
A indisciplina na escola é uma reação do aluno decorrente de seu desinteresse, da sua inadaptação, insatisfação, frustração ou revolta, atrás de cada caso de indisciplina há um problema a ser analisado e solucionado. O professor pode evitar frustrações, desajustamentos e a consequente indisciplina, se considerar as experiências anteriores dos alunos e sua história pessoal de vida e se tratá-los com compreensão e respeito.
Somente na medida em que faltam o recessos incentivadores é que o professor pode e deve lançar mão dos recursos disciplinares para garantir a necessária ordem na classe e dar andamento aos trabalhos.
A única coisa que podemos assegurar no que se refere à disciplina em sala de aula é que o professor precisa e deve orientar a conduta dos alunos, de forma compreensiva, mas com atitudes seguras. Como ele fará isso vai depender da postura de cada professor e das características de cada situação em particular, pois em educação não há fórmulas prontas e acabadas.
Para incentivar os alunos a estudar e aprender, o professor deve utilizar recursos ou procedimentos incentivadores. Esses recursos devem ser usados não apenas no início da aula, mas em todo decorrer dela. Há professores que só se preocupam com o incentivo no início da atividade, sem lembrar que esta tem que ser reforçada no decorrer de todo o processo, a fim de que a motivação não diminua a ponto de se extinguir.
Ensinar é orientar a aprendizagem e a direção de classe está basicamente relacionada à situação de ensino, pode-se dizer que ela é a orientação da aprendizagem com o objetivo de auxiliar o aluno a estruturar e sistematizar o conhecimento.
A educação é um processo diretivo por natureza, pois sempre visa alcançar certos objetivos. Por isso cabe aos professores usar seu bom senso para saber quando será mais ou menos diretivo.
Mesmo quando deixa o aluno descobrir por si próprio, o professor consciente tem certos objetivos a serem atingidos. Ao aprender, o aluno está construindo seu conhecimento. Nesse processo alguns momentos são de descoberta, outro de generalização e transferência do que foi aprendido e outro ainda de estruturação e sistematização.
O papel do professor desponta como sendo o de facilitador da aprendizagem de seus alunos. Seu papel não é somente ensinar, mas ajudar o aluno a aprender, não é transmitir informações, mas criar condições para que o aluno adquira informações, não é fazer brilhantes preleções para divulgar a cultura, mas organizar estratégias para que o aluno conheça a cultura existente e crie cultura.