Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Pedagogia
RESUMO
Pedagogia: Ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo; conjunto de métodos que asseguram a adaptação reciproca do conteúdo informativo aos indivíduos que deseja formar; arte de estudar criança; ciência da educação de criança. (estas definições foram extraídas de dicionários da língua portuguesa, incluindo o Dicionário Brasileiro Contemporâneo, Francisco Fernandes, Globo de Porto Alegre, RS)
A pesar de quase toda pessoa influente e ou formadora de opinião defender quase que com unanimidade de que o caminho para um mundo melhor é a educação, o quesito educação se torna a cada dia um grande gargalo para a sociedade como um todo; pais que deveriam iniciar e cultivar a educação de seus filhos delega tal responsabilidade ao professor, ao governo; se eximindo dos princípios bíblicos, como, por exemplo, em Aos Provérbios, “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios, 22.6);
“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios, 6.4).
Por outro lado, os supostos defensores da educação o fazem apenas no discurso, nos pomposos artigos publicados em revistas cientificas, em trabalhos de trabalhos de conclusão de cursos, Dissertações e Teses; na pratica nada se vê de concreto, deixando no abstrato todas as defesas e apologias destinadas à educação (estou me referindo à condição brasileira).
A educação para surtir os efeitos desejados há de ser metódica, coordenada, contínua e operante (apostila).
“... merecerá, de fato, o Estado a designação de educação?” (apostila, 1.1.1).
Na definição que se tem da Teoria de Estado, acentua-se o interesse global abrangendo desde o ponto de vista jurídico, sociológico, econômico, o social, o politico; e, nesse caso abrange à obrigatoriedade da educação como dever do Estado, todavia, tal incumbência não se deve atribuir único e exclusivamente ao Estado ou à Escola, ao professor etc., pois se trata de uma responsabilidade mutua (consorciada), como dever principal atribuído aos pais; por mais que os pais não tenha a estrutura e ou o conhecimento de educação, não se pode eximir-se da responsabilidade do processo de iniciação educacional e de aculturação; até porque da convivência em casa as crianças certamente absorvem boa parte dos costumes, modos de vida, relações interpessoais e instintos comportamentais.
O autor desta apostila de pedagogia, foi muito feliz com sua abordagem com riquezas de detalhes e abrangência das pautas e das necessidades da formação pedagógica.
Rio Verde, Goiás, 14 de novembro de 2018;
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com