Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PEDAGOGIA
CONCEITO DE PEDAGOGIA
Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão, a sistematização, ordenação, a crítica do processo educativo e reúne diferentes disciplinas, que podem ser agrupadas em três grupos: filosóficas, científicas e técnico-pedagógicas. Na Grécia clássica o pedagogo tinha a incumbência de acompanhar os alunos até à escola, era visto como um escravo. Presentemente o pedagogo é aquele profissional cuja formação é a Pedagogia/Ensino. Com o passar do tempo a Pedagogia foi ganhando notoriedade na medida em que se afirmou como correlato da educação, sendo um facto social e estando ligada à origem da humanidade.
Mas a Pedagogia não podia ser, apenas, uma ciência pura ou especulativa. Tinha, igualmente, de ser uma ciência aplicada, e como tal uma arte. Quando a Pedagogia põe a execução das teorias e as doutrinas concebidas pelos pedagogos é uma arte ou, se quiserem uma tecnologia.
Nestas condições, a Pedagogia estabelece aquilo que há a fazer; estuda os meios de realizar, e põe em prática aquilo que concebeu.
A Pedagogia não é uma ciência exata, e este fato contribui, poderosamente, para tornar difuso o seu âmbito e transcendente o seus estudo. Esclarecendo que a ciência da Educação difere das outras ciências, afirma Wilbois, conforme já dissemos, que “ela não é uma ciência de fatos, mas, sim, de possibilidades – as possibilidades da alma da criança em submeter-se as influências educativas”.
Dois ramos desta ciência interessam particularmente à Pedagogia:
1) Antropogênese: estudo do desenvolvimento e da evolução da espécie humana;
2) Antropométrica: medição do corpo humano. a Antropométrica presta inestimáveis elementos de estudo à Biotipologia e, portanto, à Pedagogia. Pelas medidas do corpo humano (que podem estar abaixo ou acima do normal) é possível prever certas reações inerentes aos respectivos temperamentos e caracteres. A Antropométrica fornece um contributo precioso para a orientação científica das diversas atividades da educação física, da alimentação, etc.
A Sociologia aproveita muito especialmente ao pedagogo e ao professor. Para estudar a evolução da criança, é preciso considerar atentamente o problema social, porque a personalidade é um produto social. Cooley chega, mesmo, a afirmar que a natureza social, e que nem sempre é possível marcar, com rigor, o limite das duas naturezas, e dizer aquilo que o homem herda e aquilo que ele adquire.
A Pedagogia também precisa de conhecer a Geografia humana, ou seja as mútuas influências existentes entre o homem, de um lado, e o solo, o clima e a vegetação do outro lado.
O EDUCANDO EM FACE DA PEDAGOGIA
O educador só pode começar a exercer, com relativa consciência, a sua atividade, depois de conhecer e de estudar a natureza da criança, na sua progressiva e evolução, até atingir o estado de adulta.
O HOMEM INTEGRADO NO GRUPO
A Sociedade não é, rigorosamente, uma soma de indivíduos. A bem dizer, o indivíduo fora de um grupo – é uma abstração. Se olharmos com atenção, e com os olhos de ver, estes magnos assuntos verificarão que o homem aparece sempre ligado a um ou mais grupos. São eles que lhe formam a mentalidade, e, em muitos casos, são eles que também lhe deformam.
GRUPOS
Sem nos prendermos a esta ou a outra qualquer classificação, procuraremos estudar, com sentido prático, alguns destes grupos, para melhor compreensão da amplitude do problema pedagógico. Nestas condições, apreciaremos, sumariamente, os seguintes grupos:
a) Grupo familiar;
b) Grupo recreativo;
c) Grupo cultural;
d) Grupo profissional.
e) Grupo religioso;
f) Grupo escolar;
OS AGENTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Podem considerar-se agentes de educação aqueles aos quais, de qualquer modo, compete ministrar, aos seus semelhantes, instrução e educação, embora não seja essa a sua atividade específica.
Estão nesse caso os avós, pais, tios, irmãos mais velhos, chefes, patrões, magistrados, etc.
Evidentemente, os membros da família têm o dever e a obrigação de ministrar, aos membros imaturos da mesma família, as noções.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018