Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O presente texto nos fala como analisar o papel da didática como sendo um elemento de grande importância e construtiva do processo ensino-aprendizagem ,e um dos principais ramo da Pedagogia. A mesma está inserida na arte ou técnica de ensinar, tem como objetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido do termo ¨didásko, formação linguística com a presença SK dos verbos incoativos indicando características de realizações lenta através do tempo, própria do processo de instruir. O texto refere como exemplo a uma criança ao longo do seu desenvolvimento físico e mental vai adquirindo processo educativos para transformar em um adulto inteligente e bem desenvolvido. Na antiguidade até o século XIX prevaleceu na prática escolar um aprendizado tipo passivo e receptivo. Aprender era exclusivo memoriza, aprender e a compreensão ficava muito reduzido, o aluno reproduzia, o literalmente palavras ou frases desliadas. A compreensão do que se falava ou se escrevia ficava religada a um segundo plano. Com o passar dos tempos foram surgindo teorias que tentavam explicar como o ser humano seria capaz de apreender e assimilar o mundo que o circulava. Com base nessas teorias surgiram conhecimentos que formularam os princípios didáticos; Sócrates , o saber não é algo que alguém (o mestre) transmitem a pessoa que aprende (discípulo) o conhecimento ou o saber é descoberta pela própria pessoa é um ato que está com o próprio individuo (interior) é a função do mestre e só ajudar o discípulo a descobrir por si próprio. Esse método foi denominado de ironia, em dois momentos: A refutação e a maiêutica. Por tanto concluímos que, a didática seria definida como a ferramenta em que se acontece o processo ensino-aprendizagem, onde o professor consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho, buscando oferecer meios que induzam ao aluno a perceber suas necessidades e criar seus mecanismos, a fim de adquirir novos conhecimentos sem excluir os anteriores, assim pode-se aafirmar que a didática deve ser como uma peça importante no aprendizagem desde os tempos remotos até os dias atuais.