Resumo de PEDAGOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem.
Agentes de educação: são aqueles aos quais, de qualquer modo, compete ministrar, aos seus semelhantes, instrução e educação, são eles: avós, pais, tios, irmãos mais velhos, chefes, patrões, magistrados, etc.
Estado: é um agente geral de educação.
Diferença entre ensino e educação:
Ensino é a maneira pela qual o conhecimento é transmitido.
Educação refere-se aos valores humanos e sociais.
Educação engloba os processos de ensinar e de aprender.
Os melhores governantes são os que investem em educação.
Adam Smith escreveu sua principal obra, “A Riqueza das Nações”, em que o autor busca cientificamente explicar por que alguns países são mais ricos que outros.
Em seus estudos, o economista comparou a situação de desequilíbrio na capacidade produtiva entre países pobres, cuja capacidade de produção agrícola é comparativamente baixa, e países ricos, de capacidade alta. Nessa análise, percebeu-se que os países desenvolvidos possuíam muito mais capital investido em “capital humano” (isto é, atributos relacionados aos trabalhadores), mais especificamente em educação, o que chamou sua atenção. (fonte: http://g1.globo.com/economia/blog/samy-dana/post/investir-em-educacao-aumenta-riqueza-de-um-pais-nobel-de-economia-responde.html)
Todos os professores, devem ser educadores; mas nem todos os educadores são professores. O verdadeiro professor alia, sempre, à sua profissão, a qualidade de educador.
Ciências básicas da Pedagogia:
a) Psicologia;
b) Ciências biológicas;
c) Antropologia.
d) Sociologia;
e) Antropogeografia;
f) Estatística.
g) Ciências filosóficas.
Otto Lippmann declara: “O professor que possua somente conhecimentos de psicologia geral, pode dizer-se que nada se sabe a respeito da matéria com a qual tem de lidar”.
Entre o biológico e social, não há solução de continuidade, e que a sociedade é um organismo ampliado. Com a Biologia, relaciona-se intimamente a Biotipologia, que também interessa à Pedagogia.
Biotipologia: estudo dos tipos antropológicos com suas variações morfológicas, fisiológicas e psicológicas, cujo objeto é a definição de tipos biopsicológicos com o fim de estabelecer uma classificação dos seres humanos.
o papel da base fisiológica do psíquico deu importância ao papel da educação física adentro da Pedagogia”.
Educação Física Escolar é fundamental para a formação do indivíduo como um todo, trabalhando todas as suas competências.
A Medicina desempenha uma missão básica, dentro da Pedagogia. “Convém não exagerar o papel do médico na tarefa da educação. Cada qual deve ter as suas atribuições bem definidas”.
Higiene, este ramo da Medicina também interessa muito à Pedagogia. À Higiene estuda os meios de evitar a doenças e de conservar a saúde dos educandos, é comum ver em escolas profissionais de saúde orientando os alunos sobre esses cuidados básicos da saúde.
Tudo que diz respeito ao homem, importa que seja conhecido pelo pedagogo, por isso a Antropologia é tão importante para a Pedagogia.
O problema pedagógico é profundamente social, mas não é exclusivamente social.
A Pedagogia também precisa conhecer a Geografia humana, ou seja as mútuas influências existentes entre o homem, de um lado, e o solo, o clima e a vegetação do outro lado.
Corpo docente: é um grupo de professores que ensinam outras pessoas, e todas instituições de ensino possuem um corpo docente.
Corpo docente:
• Diretor ;
• Professores, médicos e assistentes;
• Auxiliares, agregados, prefeitos, etc.
Corpo discente: é a denominação dada ao conjunto de alunos que participam do processo de aprendizagem.
Corpo discente:
• Alunos das diversas classes.
A missão de ensinar e de educar compete exclusivamente ao corpo docente.
https://teologiaadistancia.com.br/