Resumo de PEDAGOGIA
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Resumo – Didática:
O vocábulo didática deriva da expressão grega techné didaktiké, que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Ela é um dos principais ramos da Pedagogia.
Ela investiga os fundamentos e as condições para a realização do ensino que contém a instrução.
A Pedagogia codifica o conhecimento amplo sobre a educação e a Didática o decodifica para a realização do ensino. Concluímos que o objeto da Pedagogia é a Educação e a Didática, disciplina da própria Pedagogia, é a teoria do ensino
Comênio, conhecido como “pai da didática”, elaborou uma proposta de reforma da escola e do ensino, no seu livro “didática magna”. Ele também lançou as bases para uma pedagogia que dá prioridade para a “arte de ensinar” que ele denominou-se de didática.
Além de Comênio não podemos esquecer do papel fundamental das questões levantadas por Lutero, suas propostas pedagógicas foram importantes.
Comênico e Lutero trouxeram as finalidades e metodologias de ensino que ainda atendiam as propostas do mundo antigo
Mesmo com os trabalhos dos Jesuitas para manter o mundo predominante, surgiram novas teorias sobre a educação e ensino, assim, atenderam aos diferentes momentos do avanço capitalista. Além de Luteroo e Comênico, encontramos também HERBART, DEWEY, ROSSEAU,PESTALOZZI e FROEBEL, etc. Todos eles representam um pensamento, uma necessidade e um momento histórico.
A escola coloca em segundo plano o que até então tinha sido sua função, que era desenvolver no homem suas potencialidades e passa a se preocupar com um processo de ensinar, o que dá ênfase ao desenvolvimento da individualidade do homem. Esta mudança alterou a pratica diária da escola do ponto de vista da relação professor-aluno, e gerou a produção de teorias pedagógicas direcionadas para a “arte de ensinar”.
O trabalho principal de Comênico se dá quando propõe elaborar “um método universal de ensinar tudo a todos” (didática magna). A produção e o conhecimento sobre didática (arte de ensinar), passa a ser necessária para a formação do professor.
Evolução histórica da didática:
Da Antiguidade até o início do século XIX, predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar. Nesse tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido.
Nos últimos tempos a tecnologia teve um grande avanço. Com isso, houve uma racionalização com os processos de ensino, e a didática voltou cada vez mais, seu objeto de estudo para aspectos técnicos de ensino. Então, a didática sendo um conteúdo que organiza o ensino se constitui nos cursos de formação do professor, como a disciplina que trata dos meios de processo, das técnicas de ensino.
Diante da leitura do texto, entendemos que as relações que a didática tem e produz, perpassam pelas vivências históricas, assim como seus pressupostos. Cita grandes vultos do pensamento filosófico para ilustrar essa afirmação. Constrói uma linha do tempo, para que possamos entender como se dá a ideologia educativa. Apresenta-nos oseguinte fato: que a pratica social, aliada a compreensão dos pressupostos, nos possibilitaria vislumbrar sua contribuição para a conservação ou transformação da realidade. Para finalizar: a Didática pode contribuir para transformar a prática pedagógica da escola à medida que desenvolve uma compreensão articulada entre seu conteúdo de ensino e a prática social, enquanto pressuposto e enquanto finalidade de educação.
Didática: Uma retrospectiva Histórica
Na didática, existiram duas fases: a primeira abordava a disciplina de inclusão nos cursos da formação dos professores, e a segunda, reconstruiu a trajetória da didática na década de 30. Os aspectos socioeconômicos, políticos e educacionais, eram destacados nesta disciplina, de modo que serviam para identificar propostas pedagógicas presentes nesta educação. No Brasil, entre 1549 a 1759, os principais educadores eram os jesuítas, que atuavam em todo o período colonial. Em uma sociedade, onde a agricultura era a economia do país, a educação não era muito valorizada, pois os ensinamentos estavam mais voltados para a catequização e a instrução dos índios que aqui viviam, com a diferença de quem possuía posses, poderia ter um ensinamento melhor do que aqueles que não tinham posses algumas. O estudo era fundamentado pelo “Ratio Studiorum” da qual a formação do homem, era universal, humanista e cristã, o ensino humanista preocupava-se em ensinar sobre a cultura geral, enciclopédico e a realidade da colônia onde vivem. Estes eram osfundamentos da pedagogia tradicional que esta na linha da educação religiosa.
A ação educativa dos Jesuítas foi marcada pelos dogmas dos pensamentos críticos. Para eles o exercício da memória, o desenvolvimento do raciocínio, desenvolvia preparo de padres-mestres, privilegiando a formação da psicologia de conhecimento de si próprio e do aluno. O propósito feito pela didática focalizava matérias e regras metodológicas, aprendendo sobre o ensino privado, onde o pedagogo determinava o método a serem estudados.
A didática, que esta no centro da pedagogia tradicional, atribui para si, o caráter dogmático. O professor passa por métodos universais e lógicos, e concebe ao aluno um processo de aprendizagem de receptivo e passivo. Compreende-se que a didática assegura os professores para orientações necessárias.
No período de 1945 a 1960, predominou as novas idéias da didática, que correspondeu à aceleração e diversificação do processo de substituição das importações. Foi baseado na democracia liberal o modelo político, onde havia participação de massas, que eram representadas por alianças de empresariados.
A interação professor-aluno:
O valor pedagógico da relação professor-aluno
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. É convivendo com pessoas, seja com adultos ou com seus colegas grupos de brinquedo ou de estudo -, que a criança e o jovem assimilam conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
A relação professor- aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes.