Resumo de PENTATEUCO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL
As leis no Pentateuco dizem respeito a todas as relações da vida humana seja com Deus ou seja com o próximo.
Podemos classificar os temas de cada um dos cinco livros da seguinte forma:
Gênesis – A fundação da nação hebraica.
Êxodo – O Concerto com a nação hebraica.
Levítico – As leis da nação hebraica.
Números – A viagem para a Terra Prometida
Deuteronômio – As leis da nação hebraica.
Foi escrito durante o período da peregrinação do povo de Deus no deserto do Sinai (ca 1500 anos aC) e é o legado da formação da raça humana e de um povo de forma extraordinária. São as raízes do povo hebreu, sua identidade sua história, seu papel entre as nações da terra e seu futuro. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. As instituições do Concerto do Sinai, as leis, os rituais litúrgicos, etc capacitaram a nação a viver sua tarefa de serva como povo santo, e através desta santidade atrair a humanidade perdida ao único Deus vivo e verdadeiro. É apenas neste fundamento teológico-histórico que podemos entender a missão do povo santo de Deus em Cristo – a igreja, Corpo de Cristo - nos dias atuais.
Conjunto dos seres criados - a Criação.
Gênesis é o nome do primeiro livro do Pentateuco, o conjunto dos livros que iniciam as Escrituras Sagradas. Ao tempo do rei Saul, sagrado em 1080, a.C., como o primeiro rei de Israel, atualizou-se a redação do Pentateuco. Através da história é explicada a origem do povo de Deus; e através da lei, Israel seria a nação, através da qual, Deus redimiria o homem. O Gênesis descreve a origem desta nação, ao mesmo tempo em que a lei será estabelecida, posteriormente, através do texto do Decálogo, no livro do Êxodo, capítulo 20. O texto em Gênesis pode ser dividido em duas partes. a Dos capítulos 1-11 em que são descritas: as origens do mundo e da espécie humana, a queda do homem e o primeiro homicídio. Além de tudo isto ainda são apresentadas aí, as principais doutrinas teológicas. a Dos capítulos 1-11 descreve-se: a origem do mundo, da espécie humana, a queda do homem, e o primeiro homicídio. b Dos capítulos 12-50, descrevem-se a sucessão das gerações de Adão a Noé - de Sem , aos descendentes de Abraão, Isaac e Jacó - até a morte de José, portanto a história daqueles que aceitaram o Deus Único, àqueles através dos quais, Deus mostrou-se ao homem. O Gênesis indica que Deus trouxe à existência “os céus e a terra.
NUMEROS - ESTATÍSTICA, DISCIPLINA E OFERTAS
O estudo do livro de Números pode se tornar extremamente interessante a despeito das muitas contagens se tivermos em mente a estrutura histórica e geográfica do livro relativo ao desempenho espiritual do povo. É impressionante notarmos como a história acontece em função da obediência e fé, ou desobediência e falta de fé do povo. O segundo conjunto desta maneira
3 - contagem dos levitas masculinos
4 - distribuição das tarefas levítica;
este segundo grupo tinha a função especial de administração do serviço especial de culto a Deus.
Esta organização reforça a preservação da pureza do Tabernáculo! Do mesmo modo deve ser preservada a pureza do Templo que não é feito por mãos humanas - o nosso corpo!
Os demais capítulos até o cap.10 dizem respeito a preservação da santidade do lugar do Tabernáculo e da pureza do povo de Deus o que pode ser visto na bênção Aarônica (6:24-27. Temos também as provisões para a manutenção de toda a estrutura orientada por Deus, culminando nas instruções de celebração da Páscoa e do levantar acampamento para marcha. As seguir nos caps 10 a 14 temos o relato de que, quase 2 anos após a saída do Egito o povo estava com saudades do Egito e da comida deliciosa de lá. Moisé, abatido com a carga da liderança solitária, conversa com Deus e o Senhor lhe provê com 70 líderes cheios do Espírito para assistí-lo na função de anciãos.
Do livro de Números podemos aprender que:
1. a despeito de nossa rebelião, Deus irá cumprir Seus propósitos e promessas;
2. apesar de Deus permanecer fiel às Suas promessas, Ele punirá uma geração infiel.
3. a punição vinda de Deus pode nos preparar para tarefas maiores.
4. a presença fiel e sábia de Deus é o centro de toda vida.
5. fé em Deus resulta em necessidades físicas.
6. temos que respeitar líderes ordenados, mas também saber que líderes infiéis também encaram os atos disciplinares de Deus.
7. culto é a atividade principal do povo de Deus e deveria ser planejado e organizado adequadamente e.
8. esperança é a palavra duradoura de Deus que motivará o Seu povo mesmo através dos períodos mais tenebrosos da história. A vida na terra (prometida) é vida com Deus (35:34). O povo de Deus tem que saber como responder a Deus com gratidão e cultos regulares. Uma nova geração estava no amanhecer da entrada na Terra Prometida. Deste modo esta nova geração tinha a necessidade de ouvir a exposição renovada da Lei e ouvir o recontar da história do surgimento do povo e da própria Lei. Paralelamente com esta renovada apresentação da história e Lei de Deus, incluiu-se um desafio para decisão diante da obra de Deus (o que será visto na terceira parte deste estudo.
A estrutura desta parte de Deuteronômio é a seguinte:
1. 1:1-5 = O contexto da Aliança; leva a memória do povo a um tempo 38 anos antes – no Sinai.
2. 1:6-4:43 = O 1º sermão: Aprendendo da história do povo de Deus.
a. 1.6-3.29 Falhas e vitórias no caminho da Terra Prometida importante revisão para reconhecimento da ação de Deus na história.
b. 4.1-40 Guardar os mandamentos de Deus; evitar a idolatria; maravilhar diante dos atos salvíficos de Deus.
c. Estabelecendo as Cidades Refúgio fundamental instrumento de preservação do povo e demonstração da misericórdia divina.
3. 4.44 – 6.25 Princípios Básicos da Aliança.
a. 4.44-49 Introdução que situa a Aliança no contexto entre o Êxodo do Egito e a conquista do território além do Jordão.
b. 5.1-21 O coração da Aliança: os 10 mandamentos – nunca anulados no contexto bíblico.
c. 5.22-33 O papel desempenhado por Moisés como Mediador da Aliança exemplo de Cristo como Mediador da Nova Aliança.
6.1-25 = O princípio mais fundamental O amor complet. 7.1-11.32 = Princípios auxiliares da Aliança. 7.1-26 = A total destruição dos canaaneus – nenhuma aliança ou casamentos eram admitidos.
1. Renovo do Compromisso com a Aliança (29.1-30.20)
Relembrando os atos salvíficos de Deus (29.1-9) é uma recitação dos atos e fatos que marcaram a história durante os primeiros anos de peregrinação.
Uma antecipação da rebelião de Israel, do Julgamento de Deus seguido da graça divina sobre os arrependidos (29.10-30.10) é uma visão profética da infidelidade futura do povo e da graça redentora de Deus que será exercida em futuro distante.
Grande desafio da escolha: seguir a Deus e viver, ou rebelar e morrer (30.11-20) o povo é colocado diante de uma decisão vital antes da entrada na Terra Santa, decisão esta que deveria ser relembrada a cada instante de desafio na vida do povo. Cântico de Moisés e Conclusão Ministerial (31.30-34.12)
Apresenta um hino extraordinário de exaltação a Deus, recontando a história dos atos de Deus criando o povo. (31.30-32.43. Nada deve impedir o relacionamento entre Deus e nós. Os 5 livros do Pentateuco têm os seus nomes oriundos do latim (da Septuaginta grega) e que indicam o conteúdo geral dos mesmos Gênesis significa Origem; Êxodo significa sair Levítico refere-se ao sistema levítico ou sacerdotal Números representa a contagem (censo) da populaçã Deuteronômio é a segunda lei (repetição. O Gênesis é um livro a rigor, separado dos demais pois relata toda a história da raça humana e dos Patriarcas.
José Maria Teixeira Lima